Buscar

Seminário Engenharia Elétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Semi-Árido / 
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia / Noturno
Disciplina: Seminário de Introdução ao Curso
Seminário de Engenharia Elétrica
O seminário realizado no dia ___foi apresentado _____. O professor iniciou mostrando a importância da eletricidade para o meio de vida atual, e que o engenheiro elétrico é o maior colaborador para que isso seja possível. Ele ainda pode facilitar a vida de uma indústria, projetando sistemas de controle e automação das linhas de produção. Pode também participar da fabricação de equipamentos eletrônicos, ou então do aumento de uma rede de telefonia.
O estudante de engenharia elétrica deve gostar de Matemática, Física e Tecnologia. Deve também ser curioso, observador e ter interesse em solucionar problemas, bem como ter boa imaginação e raciocínio lógico. Outro fator que pode ser um diferencial é conhecer a língua inglesa, isso facilita bastante o trabalho do engenheiro com a maioria das novas tecnologias. 
O engenheiro elétrico pode atuar em diversa áreas, entre as quais podemos destacar: Construção Civil, onde atua na projeção dos circuitos elétricos necessários para a construções ou reformas e define os materiais a serem utilizados. Elabora plantas de indústrias de geração de energia; Automação onde vai projetar equipamentos que tornem automático algum processo da linha de produção de uma indústria; na Eletrônica, o profissional vai desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por exemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, etc.; Eletrotécnica (potência e energia), para planejar e operar sistemas elétricos. Projetar e construir usinas, estações, redes de geração de energia e equipamentos dos sistemas de geração, transmissão e distribuição. Ampliar e reparar as redes de alta-tensão; e Telecomunicações, visando desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. Projetar e construir sistemas e equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.
	Em seguida foi discutido sobre o mercado de trabalho atualmente para o engenheiro elétrico, que apesar de ter sofrido uma redução após a retração da economia, há uma previsão de melhoria significativa graças aos investimentos em novos modelos de energias renováveis elaborado pelo Ministério de Minas e Energia. Há uma necessidade desses profissionais nas áreas de energia eólica, tanto para o planejamento e desenvolvimento, como para manutenção dos parques eólicos. A área de vendas técnicas também oferece oportunidades. Há também várias oportunidades nas empresas de tecnologia da informação.
	O engenheiro elétrico pode ganhar entre 6 a 8 mil reais mensais, porém raramente é contratado imediatamente como engenheiro, mas como analista, ou trainee, para posteriormente assumir a função de engenheiro. Em órgãos públicos ele já deve iniciar como engenheiro e sendo pago de acordo.
	Para finalizar foi explicado como é o dia a dia de um engenheiro elétrico. Este deve monitorar um funcionamento das instalações, bem como realizar a manutenção para que as mesmas estejam no funcionamento adequado.

Outros materiais