Buscar

Construindo o planeta Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planeta terra é o único do universo onde existe vida. 
Cerca de cinco bilhões de anos atrás havia apenas uma estrela recém-nascida e rodeada por poeira, o sol. A gravidade então faz colidir pedaços de rochas e poeira durante milhões de anos, ate formar o planeta Terra. A 4 bilhões de anos atrás a terra era extremamente quente, sua superfície era apenas de magma e o ar era composto por dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d’água, totalmente tóxica. 
A lua, que se chamava Téia colide com a então Terra, deformando a sua superfície e lançando trilhões de toneladas de detritos no espaço formando um anel de poeira e rochas em volta da Terra, este anel é que forma a orbita da lua sobre a Terra. 
Cerca 3,9 bilhões de anos atrás começa uma tempestade de meteoros sobre a Terra, estes eram formados por detritos que restaram da formação do sistema solar. Esses meteoros possuíam minúsculas gotas de água em sua composição, essa tempestade durou milhões de anos, fazendo com que houvesse o acumulo desta água na superfície do solo que estava então sendo resfriado. 
Após 700 milhões de anos da criação do planeta rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem no oceano, dando origem a ilhas vulcânicas. Outra intensa chuva de meteoros começa a cair sobre nosso planeta, mas dessa vez trazendo carbono e aminoácidos para o fundo dos oceanos. A água destes oceanos então se transforma em uma sopa nutritiva que da origem as bactérias unicelulares primitivas. 
Há 3,5 bilhões de anos atrás essas bactérias já estão agrupadas em estruturas chamadas estromatólitos, essas bactérias já convertem a luz do sol em alimento (glicose), processo conhecido como fotossíntese. A fotossíntese libera oxigênio que transforma restos de ferro na água em ferrugem que se acumula no fundo do oceano. Esse oxigênio também emerge dos oceanos.
A crosta da terra então começa uma intensa movimentação, ao longo de milhões de anos dessa movimentação surge um continente inteiriço, o Rodínia. Cerca de 750 milhões de anos atrás outra movimentação intensa começa a causar imensas fissuras nesse continente, dividindo-o em dois. Formando também inúmeros vulcões lançando imensa quantidade de dióxido de carbono que era absorvido pelas rochas.
Anos depois, a temperatura da Terra cai drasticamente, chegando a -50°C onde a Terra fica conhecida como Terra Bola de Neve, pois se formou sobre a superfície uma imensa camada de neve e gigantescas paredes de gelo que refletiam quase totalmente a luz incidida sobre a Terra. Após 15 milhões de anos a grande quantidade de dióxido de carbono que os vulcões liberavam começa a formar uma capa envolta da Terra, impedindo que o calor do sol penetrasse assim então a temperatura começava a aumentar derretendo o gelo. 
O derretimento do gelo liberou enorme quantidade de oxigênio a crosta que aparece, forma também mais vulcões, liberando mais dióxido de carbono tornado a atmosfera mais quente. As bactérias primitivas já existentes conseguiram sobreviver a esse período gelado trazendo consigo novas formas de vida, um tipo de lesma, algumas plantas aquáticas, minhocas etc.. Estas novas formas de seres vivos durante milhões de anos sofrem inúmeras alterações, formando organismos mais complexos e organizados, tanto terrestres quanto aquáticos. Até mesmo nós humanos, milhões de anos depois.
Após a formação da camada de ozônio já se vê uma Terra mais familiar e com mais condições de desenvolvimento dos seres vivos. Entretanto, durante milhões de anos a Terra se manteve muito mais instável, com períodos que dizimavam muitas formas de vida e períodos que a traziam de volta, nisso então se formava organismos mais complexos e também novas formas de continentes com a atividade das placas tectônicas, como a era da Pangeia, Gondwana e Laurasia até a configuração atual. Com essas mudanças da disposição dos continentes formaram-se então os nossos oceanos.

Outros materiais