Buscar

Construindo o planeta terra 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Ingrid Ramos de Oliveira Rocha			Matricula : 6102599
Professora : Rachel Sampaio 
Matéria: Mecânica dos Solos 1	
Resumo Construindo o Planeta Terra
No início há 5 bilhões de anos atras só existia o sol que era rodeado de poeira meio milhão de anos depois a temperatura passava mais de 12 mil graus Celsius não existia ar somente dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d´água. Para formar a lua o planeta Theia veio em direção a terra e colidiu com a mesma que devido a esse choque surgem vários detritos que se unem formando-a.
Os primeiros continentes foram formados devido a terra se atingida por uma chuva de meteoritos que no início formou o Sistema Solar com a queda desses meteoritos que continham água foi formado os oceanos. Logo após as ilhas foram formados devido aos choques das placas tectônicas que ocorreu do seguinte modo os vulcões que liberavam larvas e se resfriavam e com a junção dessas larvas resfriadas foi formado as ilhas. 
Durante mais uma chuva de meteoros que caiam na água e neles continham minerais, carbono e aminoácidos surgiu a primeira forma de vida unicelular, as bactérias. E assim ficou por vários de anos sem nenhuma evolução. Depois de milhões de anos as bactérias estromatólitos transformavam luz do sol em alimento a conhecida fotossíntese (dióxido de carbono e água em glicose) e isso libera o gás carbônico e assim enche o oceano de oxigênio que também modifica a atmosfera.
Em seguida milhares de anos depois como o núcleo da terra está em constante movimento mais quente que a superfície do solo com isso movimenta as placas tectônicas que se unem formando o continente o Rodinea .
Em 750 milhões de anos atras a força do calor divide as ilhas o imenso continente se divide em dois. O dióxido de carbono se junta com a água formando a chuva ácida e as rochas absorvem tudo isso. Após milhares de anos a temperatura despenca a menos 50 graus Celsius e o deserto congelante é conhecido por alguns como Terra Bola de Neve. A superfície está congelada mais o núcleo está mais quente que a superfície no solo os vulcões continuam em atividades. Após 15 milhões de anos o gelo começa a derreter e crosta volta a subir e cada vez mais vulcões libera o dióxido de carbono e o nível de oxigênio aumentaram através disso os raios ultravioletas reagem com a água formando o peroxido de hidrogênio que se decompõe e libera mais oxigênio.
 	Há 540 milhões de anos atras as bactérias primitivas evoluíram há plantas por todo lado no oceano e várias lesmas pluricelulares. A explosão Cambriana o oxigênio faz com que a evolução seja maior e desenvolvessem esqueleto ósseo. Anomalocaes um dos maiores seres a nadar nesse período e depois a Picabia o peixe com a primeira coluna vertebral que ao longo dos anos vai se desenvolvendo e dá origem a coluna vertebral que nos mantem ereta. 
Alguns milhões de anos depois no continente Gondwana a radiação solar se torna mortal e acaba com a superfície não permitindo nenhuma forma de vida, mas quando a radiação solar se encontra com o oxigênio ele forma o gás chamado de ozônio então a vida na terra prospera. Tetrapolis a criatura que moravam em baixo d´água evoluiu e começou a ficar mais fora da água do que nele. E seguindo nesses milhares de anos semente de musgo e samambaias voa e espalha vida pelo planeta tornando habitável para a vida humana devido ao oxigênio. Então surge uma libélula gigante e vários outros insetos gigantes também e a evolução continuando e surgem os repteis que coloca ovos na terra. Em seguida os repteis se tornaram enormes mais foram extintos devido a uma erupção vulcânica, poucos sobreviveram e assim a evolução foi surgindo cada vez mais e aparecem os dinossauros que também foram extintos, mas devido a um fragmento de rocha espacial ter caído na terra.
Com a extinção dos dinossauros surgiu os mamíferos, que evoluíram para os primeiros humanos e assim eles foram se espelhando pelos territórios. Devido a era glacial há 40 mil anos trás os humanos foram para a América tentar sobreviver. E dessa forma que o planeta terra se formou evoluindo a cada milhares de anos que se passavam.

Continue navegando