Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA
AULA 06
	A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
	
	o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
	Após construir os objetivos de uma pesquisa, é preciso justificar o estudo. A esta parte denominamos de justificativa. Os dicionários definem o termo como a explicação, razão, motivo e fundamento. Este é o momento em que o pesquisador precisa fazer algumas perguntas a si mesmo. Sobre este ponto, marque a opção correta:
	
	A justificativa de um projeto de pesquisa configura o conjunto de razões, acadêmicas, sociais e pessoais que conferem legitimidade ao trabalho científico.
	Antes de dar início à pesquisa propriamente dita, o pesquisador precisa cumprir algumas etapas.  Uma delas é o estabelecimento de objetivos.  Qual opção não condiz com as características dos objetivos de uma pesquisa? Podem ser subjetivos e evasivos
	
	A construção do conhecimento científico caracteriza-se quando:A ciência procura construir um modelo inteligível, simples, preciso, verificável e eficaz da realidade.
	
	A ciência se apresenta como um processo de investigação que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. (Koche: 2009: 121). Para alcançar de modo eficaz esse conhecimento é preciso:planejar a fim de prever as possíveis alternativas existentes para se executar algo.
	
Welber O. Barral (2010, p. 59) sustenta que "a função do objetivo é justamente repetir onde o autor [da pesquisa] pretende chegar". Sendo que ele pode ser discriminado em objetivo geral e objetivos específicos. Avalie as afirmativas abaixo.
 
I - O objetivo geral aponta para o resultado pretendido, sem fugir ao tema proposto
PORQUE
II - Os objetivos específicos apontam para suas etapas intermediárias, podendo até constituir partes do trabalho final.
	ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
SEMANA 07
	O artigo científico tem como finalidade divulgar, em publicações especializadas, os resultados de uma pesquisa científica. Por mais modesto que ele seja, deve conter elementos essenciais e seguir determinados procedimentos. Assinale a única opção que NÃO está de acordo com as exigências de um artigo científico: Apresenta uma estrutura interna livre / aborda assuntos a partir de um enfoque consagrado. 
	
	Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical, entre outros, deve-se chamar a atenção para este fato. Assinale a opção que apresenta a forma correta segundo ABNT: a citação deverá ser feita com a siga sic entre parênteses ou colchetes. 
	
Imagine a seguinte situação: um pesquisador utilizará vários documentos de um mesmo autor (Pedro Oliveira), publicados num mesmo ano em sua pesquisa. Como poderá referenciar as citações feitas no corpo do trabalho se optar pelo sistema de chamada autor data? As obras são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento.
Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
Apenas III e II
	Observe as afirmativas abaixo e a seguir marque a opção que apresenta a análise  correta das duas afirmativas:
 
I - "[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer físicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
 
II - "[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial" (CÂNDIDO, 1993, p. 12, grifo do autor).
	
Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los indicando esta alteração em relação ao original com uso do recurso do grifo.
	Quando se utiliza o sistema de chamada numérico para referenciar as obras citadas no texto, há o recurso das siglas em latim em nota de rodapé. Nesse sentido, observe as notas abaixo e a seguir marque a opção correta que expressa o tipo de sigla adequada ao que figura nesta hipótese, conforme a regra da ABNT.
 
_________________________
1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p.121.
2 NEY, João Luiz. Prontuário de Redação Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 24.
3 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p. 151.
Opus citatum ou op cit. 
SEMANA 08
	MEDEIROS, João Bosco.Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 323 p.: o titulo deve ser destacado com itálico, aspas ou sublinhado.
	
	Confira atentamente a lista de fontes consultadas  e organizadas por  Vanessa Barcellos, quando  escreveu  sua monografia de conclusão de curso. Considere as normas da ABNT e assinale a única que reúne contribuição de distintos autores:LASTRES, Helena M. M. (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999.
	
	O item do projeto de pesquisa que indica as obras consultadas e citadas em sua elaboração chama-se: referências
	
A NBR 6023 de 2002 determina a formatação das referências em um trabalho científico. Referências relacionam obras consultadas e mencionadas em uma pesquisa e devem aparecer ao final desse trabalho. Com base nessa NBR, podemos afirmar que referências: indicam o conjunto de informações para identificação de documentos. 
	Com relação às referências a meio eletrônico, Marque a opção incorreta: basta indicar o endereço eletrônico corretamente digitado.
	
	Autores em metodologia entendem que num trabalho acadêmico devemos mencionar apenas as obras efetivamente citadas, o que reforça o uso do termo referências. Portanto, ao final de um trabalho elaboramos uma lista de referências com todas as obras utilizadas na pesquisa. Marque a opção que apresenta a regra correta para esta parte do trabalho: as obras são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo. 
	
SEMANA 09
	NA VIDA ACADÊMICA, UM ESTUDANTE ENFRENTA DIVERSOS ESTÁGIOS OS QUAIS EXIGEM DIFERENTES TIPOS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO(TCC). CADA UM DELES POSSUI UM NÍVEL DE COMPLEXIDADE. APONTE CRONOLOGICAMENTE E RESPEITANDO OS ESTÁGIOS DA VIDA ACADÊMICA, QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO REPRESENTA ESSE PROCESSO: ARTIGO CIENTIFICO, MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DEDOUTORADO
	
	DENTRE AS OPÇÕES ABAIXO, QUAL DELAS É A QUE MELHOR DEFINE UM ANTEPROJETO/PROJETO DE PESQUISA:APRESENTA O QUE SERÁ PESQUISADO E COMO A PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA
	
	No ensino superior, a construção do conhecimento se faz mediante três esferas, a saber: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
	
	TCC - trabalho de conclusão de curso - pode ser um artigo científico, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado.  Apesar de todos seguirem as mesmas normatizações da ABNT, apresentam características específicas a seus propósitos. Marque a única opção em desacordo com tais características.A TESE DE DOUTORADO INDICA UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
	
	Os artigos científicos passam por avaliação de especialistas, antes de serem publicados em revistas científicas e apresentam elementos pré-textuais, textuais e pós- textuais. Se você for redigir um artigo, a parte denominada TEXTUAL deve incluir:a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
	
	Qual a produção científica que precisa produzir um novo conhecimento inedito? | TESE
	
SEMANA 10
	FORMATAÇÃO É UM PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA REALIZAÇÃO DE UM TCC. NESSE SENTIDO HÁ UM CRITÉRIO ESPECÍFICO QUANTO ÀS MARGENS QUE DETERMINA A SEGUINTE MEDIDA:3CM SUPERIOR, 2CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 2CM DIREITA
	
	UM TCC POSSUI, EM NÍVEL ESTRUTURAL, ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS DETERMINADOS PELA SEGUINTE ASSOCIAÇÃO: ABNT
	
	NUM TCC, AS PÁGINAS CONTADAS, TODAVIA NÃO NUMERADAS SÃO AS SEGUINTES: DA FOLHA DE ROSTO A FOLHA DE ILUSTRAÇÕES
	
	Não faz parte dos elementos pós-textuais:EPÍGRAFE
	
	Ana realizou uma pesquisa bibliográfica e está organizando o relatório escrito de seu TCC. Ela está feliz porque falta apenas redigir o texto da CONCLUSÃO. O que Ana deve escrever na conclusão? Destacar suas reflexões sobre o trabalho e de acordo com os objetivos declarados inicialmente,

Outros materiais