Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
No Brasil, as questões ambientais começaram a ser tratadas com maior seriedade somente a partir da década de 70. Em virtude de algumas ações e critérios estabelecidos, os problemas ambientais diminuíram razoavelmente, se comparado a dez ou vinte anos atrás. No entanto, muitos problemas, como o desmatamento e exploração desenfreada dos recursos naturais ainda persistem. Dentre as soluções encontradas, podem ser citadas a criação de secretarias, órgãos fiscalizadores e de pesquisa, assim como ministérios. De acordo com o exposto, cite e explique a função de pelo menos três instituições colegiadas no âmbito de Brasil, e que são consultivas e deliberativas com relação às questões ambientais.
RESPOSTA ESPERADA:
Dentre os órgãos e autarquias responsáveis pelo gerenciamento ambiental no Brasil, podem ser destacadas: 1) Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que é um órgão colegiado que se organiza por diferentes atores participando da tomada de decisão sobre os problemas ambientais; 2) Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973, e que seria substituída futuramente pelo MMA, autoridade máxima vinculada à Presidência da República; 3) Ministério do Meio Ambiente (MMA), autoridade máxima deliberativa e vinculada à Presidência da República; 4) Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão deliberativo e consultivo, responsável por Leis, Instruções Normativas entre outros instrumentos legais; 5) Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pela fiscalização do cumprimento das normas ambientais; 6) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voltado mais ao gerenciamento das Unidades de Conservação. Faz pesquisas e faz a gestão dessas áreas e também dos seus recursos.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
Um documento muito importante e que versa sobre os direitos do homem perante a sociedade e as leis ficou conhecido como Petition of Rights, ou Petição dos Direitos. Este documento foi responsável por uma importante mudança na Inglaterra, visando ao reconhecimento dos direitos do homem. Diante do exposto, que alteração foi essa? Qual o principal acontecimento que ocorreu em função dessas alterações no sistema de governo da época?
RESPOSTA ESPERADA:
A principal alteração que ocorreu foi a alteração do regime monárquico absolutista para o constitucionalista, e que contribuiu fortemente para o reconhecimento dos direitos do homem. Assim, o monarca ou rei, era destituído do poder absoluto, vinculando suas ações a uma lei maior ou constituição. Os filósofos John Locke e Thomas Hobbes contribuíram para a formulação das principais ideias dessas alterações no regime de monarquia. O principal acontecimento que foi decorrente dessa alteração foi uma guerra civil deflagrada contra a coroa, instigado pelo descontentamento do Parlamento inglês com relação às ações do Rei Carlos I.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Um dos problemas enfrentados pelos primeiros grandes aglomerados humanos foi a ocorrência de epidemias, entre as quais se pode citar a peste bubônica. Esta doença, considerada como um castigo pelos atos pecaminosos da sociedade, afetava as pessoas tanto no âmbito físico quanto mental. Diante do exposto, cite o principal motivo que facilitou a disseminação dessa doença na Europa e pontue ações de saúde pública que resultaram na melhoria das condições higiênicas da região.
RESPOSTA ESPERADA:
A disseminação da peste bubônica foi facilitada pela falta de saneamento básico nos aglomerados europeus, já que os resíduos sólidos, sejam restos alimentares ou excrementos humanos, eram simplesmente jogados porta afora das residências. Essa prática criou um ambiente propício à proliferação de pulgas e ratos, transmissores da doença. As ações de saúde pública foram justamente o estabelecimento de sanções para quem despejasse os resíduos domésticos nas ruas, alterando as condições higiênico-sanitárias da época.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
O crescimento populacional está intimamente ligado ao aumento da utilização de recursos naturais do planeta. A exploração desses recursos está baseada em um consumo desregrado, o que traz implicações significativas na destruição de tais recursos. Partindo deste pressuposto, explique o que significa degradação ambiental e cite três exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
O uso desenfreado e desmedido dos recursos naturais resulta na degradação ambiental, ou seja, uso desenfreado de recursos, não observando o período de carência para a renovação deste bem. Um dos responsáveis pelo surgimento da degradação é a exploração da natureza sob o foco consumista que se dá de maneira desregrada, visando a atender à demanda populacional. Como eventos de degradação ambiental podemos citar a poluição do ar, perda de biodiversidade, desertificação do solo, entre outros.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Com o final da Segunda Guerra e um saldo assustador de mortos, feridos e mutilados, viu-se a necessidade de criar algum documento que reprimisse as barbáries cometidas durante esse período. Foi então redigida a Declaração dos Direitos Humanos (DUDH) como forma de suprir essa necessidade e de responsabilizar os estados por suas atrocidades. Nesse contexto, cite quatro acontecimentos ocorridos no período da Segunda Guerra que contribuíram para a criação da DUDH.
RESPOSTA ESPERADA:
No período da Segunda Guerra foi imposta a suspensão de todos os acordos e documentos que contemplassem as questões sobre Direitos Humanos. Por esse motivo, diversos acontecimentos ocorreram nas regiões de abrangência da Segunda Guerra, como: ideias antissemíticas e de racismo, principalmente pelo grupo nazista; holocausto que exterminou diversos grupos de pessoas, como judeus, comunistas, homossexuais, ciganos, entre outros. Ocorreram também mortes por fome, doenças, genocídio e experiências médicas; e bombas atômicas. Todos esses fatores foram preponderantes para que se elaborasse a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
        Em qualquer ato considerado lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural, o cidadão tem direito perante a Constituição de 1988 de se defender. Esta defesa é feita por órgãos responsáveis por garantir os direitos humanos e a moralidade. Diante do exposto, qual o nome dado a esta ação contra o Estado e que outros órgãos podem estar envolvidos na proteção destes direitos individuais do cidadão?
 
RESPOSTA ESPERADA:
A ação é conhecida como Ação Popular e pode ser proposta por qualquer cidadão que se sinta lesado com alguma situação perante o Estado. São vários os órgãos que podem nos auxiliar na defesa de nossos direitos, são eles: Ministério Público, Delegacias da mulher, PROCONs, Centro de Apoio a vítimas de violência, Conselhos tutelares, ONGs, Defensoria Pública.

Continue navegando