Buscar

AV AVALIAÇÃO DE SOFTWARE 11-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0207_AV_201107047668 » AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: SERGIO MALLANDRO
	Professor:
	SHEILA DE GOES MONTEIRO
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1        Data: 17/11/2014 10:29:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201107297923)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O processo de desenvolvimento de software é dividido em 2 momentos que possuem características diferentes e consequentemente métodos de avaliação diferentes. Cite as principais diferenças entre os métodos de validação e verificação.
		
	
Resposta: Validação é feita durante o desenvolvimento do sistema para verificar que o que esta sendo desenvolvimento esta dentro das especificações corrigindo os desvios antes de avançar para a próxima fase. A Verificção é feita ao final do desenvolvimento para garantir que o que est´sendo entregue atende aos requisitos iniciais especificados.
	
Gabarito: Verificação: É a coleta de informações de negócios e o planejamento da arquitetura do software. Nesta fase a principal preocupação é o entendimento e a coerência entre o negócio a ser atendido e o software a ser construído. Nesta fase não existem componentes tecnológicos, mas documentos que especificam o comportamento a ser seguido pelo software a ser desenvolvido. Validação: Esta fase caracteriza-se pela existência de um componente computacional (seja em parte ou um todo da solução) que deverão ser testados através de um método computacional ou não.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201107158844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos  mais completos e profundos trabalho sobre um processo  de teste de software. Myers é  o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ?
		
	
	A Regra 10 de Myers mostra que a fase de testes deve ser realizada apenas no final do desenvolvimento para concentrar o investimento e a atenção da equipe.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que não existe software sem erro, assim não se deve investir recursos e tempo para testar sistemas.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que os defeitos tem custo de correção constante independente do momento em que são descobertos.
	 
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tardio os defeitos são descobertos, menor é seu custo de correção devido ao maior dominio da equipe de desenvolvimento do sistema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201107160059)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a última etapa do processo de validação?
		
	
	Validação da integração
	
	Validação da implementação
	
	Validação do sistema
	
	Validação da unidade
	 
	Validação do aceite
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201107159108)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa correta: Cada etapa do processo de desenvolvimento cumpre uma etapa e produz documentos e/ou modelos pertinentes a finalidade da fase. A etapa de verificação é fundamental no processo, pois desde as fases iniciais pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. Em relação as fases no processo de desenvolvimento de software temos:
		
	 
	Verificação de negócios - Verificação de requisitos - Verificação de análise e modelagem - Verificação de implementação
	
	Verificação de progresso - Verificação de instalação - Verificação de encerramento financeiro - Verificação de treinamento
	
	Verificação de análise e modelagem - Verificação de desenvolvimento - verificação de suporte
	
	Verificação de negócios - Verificação de instalação - Verificação de análise e modelagem - Verificação de encerramento financeiro
	
	Verificação de negócios - Verificação de desenvolvimento - Verificação de implementação - verificação de suporte
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201107159116)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa correta:
I - Testes progressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Desta forma, os testes de progressão testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento.
II - Testes regressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades.
III - Caso de teste é o documento que registra todo o planejamento dos testes e o que será testado. Deve identificar o maior número cenários e variações possíveis, assim como os resultados esperados.
		
	 
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	 
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	Todas as sentenças estão erradas
	
	Apenas a sentença III está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201107160077)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa XPTO desenvolveu um software de controle de estoque e decidiu comercializar cópias para diversos clientes espalhados pelo território nacional. Porém verificou-se que estes clientes possuem diferentes tipos de hardware e software. Neste caso, qual o tipo de teste de software mais indicado para que o software possa ser executado nos diferentes clientes?
		
	
	Teste de Desempenho
	 
	Teste de Configuração
	
	Teste de Integridade
	
	Teste de Regressão
	
	Teste de Instalação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201107302580)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um módulo contendo um cálculo utilizado em vários programas foi alterado. É correto afirmar que:
		
	 
	Todos os programas que tenham relação com esta mudança devem ser verificados, independentes se foram ou não alterados. (teste de regressão)
	
	Somente os módulos que envolvam cálculos e tenham fronteiras com o módulo alterado, devem ser testados (teste de afirmação)
	
	Os testes devem ser feitos somente no programa mais importante do sistema. (testes evolutivos)
	
	Somente o módulo de cálculo alterado deve ser testado, pois o processo de reutilização garante que os módulos que o utilizam serão afetados.
	
	Todos os módulos de cálculo afetados devem ser testados (teste de cálculos)
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201107174714)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Teste de Esforço ? Quais seus principais objetivos ?
		
	
Resposta: Teste de esforço é o teste em que submetemos o sistema ao limite. Seu objetivos e testar se os requisitos de funcionalidade, desempenho, confiabilidade etc estão dentro do que foi especificado.
	
Gabarito: Resposta: O teste de esforço também conhecido como teste de estresse colocam os programas em situações anormais. A principal meta do teste de esforço é entender o comportamento do sistema durante condições-limite de execução ou fora da tolerância esperada. Tipicamente envolve a execução do sistema com baixos recursos de hardware e software, ou a concorrência por estes recursos. Os principais objetivos a serem alcançados neste tipo de teste são: - Determinar a que condições-limite de recursos o software é capaz de ser executado - Determinar quais volumes de transação, normais e acima dos normais, podem ser processados num período de tempo esperado - Verificar se o sistema é capaz degarantir tempos adequados de resposta sendo executado em condições-limite - Verificar se há restrições quanto ao ambiente em que o software vai operar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201107177663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O teste ___________________ é conduzido nas instalações de um ou mais usuários finais e neste tipo de teste o desenvolvedor não deverá estar presente. O cliente registra todos os problemas encontrados durante o teste e vai relatando para o desenvolvedor em intervalos regulares. Com o resultado do teste, os desenvolvedores fazem as modificações necessárias e preparam a liberação do software para todos os clientes.
		
	
	caixa-branca
	
	regresão
	 
	Beta
	
	alfa
	
	fumaça
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201107176863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Normalmente para que o processo de teste transcorra de forma íntegra é comum a utilização de um grupo independente de teste, já que as pessoas que criaram o software não devem ser as que irão realizar os testes. Normalmente este grupo trabalha de forma conjunta. Uma estratégia de teste de software é desenvolvida pelo gerente de projeto, pelos engenheiros de software e pelos especialistas em testes. Existem várias responsabilidades e papéis dentro da equipe de teste. Indique dentre as opções abaixo, aquela que nãocorresponde a uma destas pessoas.
		
	
	Testador
	
	Arquiteto de teste
	 
	Usuário
	
	Analista de teste
	
	Líder do projeto de teste

Outros materiais