Buscar

Sistema Endócrino - Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino – descrevendo histologicamente
Tireoide: A tireoide é uma glândula formada por dois lobos, unidos por um istmo. É revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo que emite septos para o interior da glândula. Ela é constituída por folículos tireoideanos, que são formados por células foliculares (secretam T3 e T4), revestindo uma luz preenchida por coloide (glicoproteína tireoglobulina). Entre os folículos, estão as células parafoliculares, secretoras de calcitonina.
Hipófise: a hipófise se divide eu adenohipófise e neurohipófise, e é envolta por uma cápsula de tecido conjuntivo. A adenohipófise se divide em pars distalis, tuberalis e intermedia. A neurohipófise se divide em pars nervosa e infundíbulo. A pars distalis tem as células organizadas em cordões arredondados. Tem células acidófilas e basófilas, sendo que as acidófilas secretam prolactina e GH, enquanto as basófilas secretam FSH, LH, TSH E ACTH. A pars tuberalis se localiza ao redor do infundíbulo, com células em cordões, rica rede vascular e produção de LH e FSH. A pars intermedia se organiza em cordões e folículos, e sua função ainda não foi definida. Na neurohipófise, a pars nervosa não contém células secretoras, apresenta uma rica rede capilar, possui pituicitos, axônios amielínicos de neurônios secretores situados em dois núcleos do hipotálamo, se dividindo em paraventriculares e supraópticos. Os hormônios liberados são a oxitocina e o ADH, e a liberação ocorre com os impulsos nervosos.
Adrenais: órgão encapsulado, com septos emitidos para o seu interior. Se divide em córtex e medula, sendo que o córtex tem origem mesodérmica e a medula tem origem neuroectodérmica. No córtex, a secreção é controlada pelo ACTH, e na medula, pelas fibras pré ganglionares. Na medula, as células (cromafins) se organizam em cordões irregulares arredondados, e secretam catecolaminas (adrenalina e noradrenalina). O córtex se divide em três zonas: glomerulosa, fasciculada e reticulada. Na glomerulosa, as células cilíndricas se organizam em arcos, e são circundadas por capilares, e secretam aldosterona principalmente. Na região fasciculada, as células se organizam em cordões perpendiculares à superfícia do órgão, e secretam cortisol. Na zona reticulada, as células se organizam em cordões irregulares que se anastomosam, e secretam andrógenos.

Continue navegando