Buscar

GPP 03

Prévia do material em texto

A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato "conselho" não seja novo, nem no Brasil, nem em países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Conselhos Temáticos não possuem vinculação imediata a um sistema ou legislação nacional, existem na esfera municipal por iniciativa local ou mesmo por estímulo estadual. Em geral, estão associados a grandes movimentos de ideias ou temas gerais que, naquele município, por força de alguma peculiaridade de perfil político ou social, acolhem ou enfatizam o referido tema em sua agenda.
	
	Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa.
	
	Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em sistemas nacionais. São em geral previstos em legislação nacional, tendo ou não caráter obrigatório, e são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as práticas de planejamento e de fiscalização das ações.
	 
	Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos.
	 
	O Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda é um organismo de assessoramento político.
	No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática  (concebidas para proteger o patrimônio público ) precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial. Sobre o texto apresentado podemos afirmar que:
		
	
	Os direitos políticos ganharam força a partir do século XVII.
	 
	Está parcialmente correto.
	
	Está totalmente errado.
	
	Os direitos políticos ainda não existem no Brasil.
	 
	Está totalmente correto.
	
	A Constituição de 1998 foi denominada Constituição Cidadã pelo então Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães. O que o motivou a chamá-la assim?
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Porque somente os cidadãos deram contribuições para o texto final da Constituição.
	 
	Porque durante a Constituinte houve intensa participação popular na elaboração do texto.
	
	Porque a Constituição criou diversos mecanismos de intervenção no domínio econômico.
	 
	Porque a Constituição ampliou os direitos e garantias individuais.
	Quando falamos  em gestão da cidade com a participação popular é necessário que se considere o capital social, que dizem ser "as características da organização social".  Dos itens abaixo, qual melhor representa a idéia de capital social no contexto de gestão das cidades?
		
	
	Conjunto de todos os bens imóveis da cidade.
	
	Conjunto de todos os bens móveis da cidade.
	
	Capacidade administrativa do prefeito.
	 
	Conjunto de todos os bens econômicos da população da cidade.
	 
	Confiança nas instituições e pessoas; conjunto de normas e sistemas existentes.
	
	Como se processa o voto no Brasil?
		
	
	É facultativo para os maiores de 10 anos e menores de 16 anos.
	 
	Não é obrigatório para os índios se viverem na aldeia e, segundo seus usos e tradições, o povo, coletivamente, decide não votar.
	
	É obrigatório para os maiores de 70 anos.
	
	É obrigatório para todas as pessoas, independentemente da idade.
	
	É obrigatório para os analfabetos.
	
	
	Likert(*) definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são:
(*)Rensis Likert (1903 - 1981) foi um professor de sociologia e psicologia e diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de Michigan. Durante mais de 40 anos, desenvolveu uma série de estudos sobre estilos de liderança e gerência, dedicando-se à realização de experiências e à análise de informações obtidas em experimentos de outros estudiosos, na tentativa de relacionar o sucesso alcançado por determinadas organizações com o sistema de liderança e a política de gestão de pessoas por elas adotada.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rensis_Likert)
		
	 
	Participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas à aprovação.
	
	Delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.
	
	Realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução.
	
	Delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada.
	
	Centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.

Continue navegando