Buscar

LÍNGUA PORTUGUESA aula 01

Prévia do material em texto

LÍNGUA PORTUGUESA aula 01
		1) Arapongas, 05 de Julho de 2013.
Prezado Sr. Silva,
como leitor assíduo da revista Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas, conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem estar. No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas. Atenciosamente, Leitor.
Em diversas situações do cotidiano é necessário adequarmos nosso discurso ao ambiente e à situação comunicativa. Após a leitura, podemos afirmar que esta forma de comunicação é comum
Resp. entre pessoas que possuem um elevado grau de formalidade para efetiva comunicação.
2) A língua escrita merece cuidado por parte de quem escreve, principalmente em ambiente de maior formalidade. Há situações em que falamos de modo mais espontâneo, mas situações formais, tanto na fala quanto na escrita, exigem o uso formal da língua. A linguagem informal se caracteriza por expressões que contrariam as normas gramaticais, embora sejam bastante comuns no uso coloquial e, até mesmo, em textos publicitários e jornalísticos. 
Qual das alternativa a seguir se apresenta com linguagem FORMAL?
Resp. Há três meses estamos no Brasil.
3) Você aprendeu que a palavra MAU, oposto de BOM, quando se refere ao substantivo, tem a função de adjetivo. Já o vocábulo MAL, oposto de BEM, é um advérbio, e, por esse motivo invariável. Observe as sentenças e marque a alternativa na qual MAU figura como adjetivo:
Resp. Esse vilão é muito mau no filme, não é?
4) Dominar a norma culta da língua portuguesa está se tornando cada vez mais importante para o sucesso do profissional. Por isso, é fundamental saber adequar o uso da linguagem ao ambiente em que se encontra o falante. Baseado nas noções sobre adequação do uso da linguagem, apresentadas na aula 1, assinale a opção correta:
Resp. Em uma conversa entre amigos não há inadequação se usarmos uma linguagem bastante popular, sem grandes preocupações com a gramática.
5) Marque a única opção que apresente uma situação em que a LINGUAGEM NÃO VERBAL foi o elo de comunicação entre emissor e receptor.
Resp. Ao piano, Jaques executava "Clair de Lune" e encantava a platéia, que, ao final, o aplaudiu de pé.
6) Considerando que MAL é o antônimo de bem e que MAU é o antônimo de bom, assinale a opção que apresenta a grafia correta:
Resp. Não faz mal que ele fale de nosso trabalho.
7) Sabemos que a linguagem coloquial, também chamada de linguagem informal ou linguagem popular, nada mais é do que a linguagem falada no dia a dia pela maior parte dos falantes brasileiros. Assinale a única assertiva que faz uso desta linguagem.
Resp. "O Dotor Paulo foi até a esquina esperá a irmã que chegava do cinema."
8) Sobre os usos sociais da língua, analise as afirmativas abaixo e assinale a que está correta:
Resp. Embora não se deva julgar ou condenar alguém pelo uso linguístico que faz, é necessário saber utilizar a norma padrão nos contextos em que ela é exigida.

Continue navegando