Buscar

05 Ossos do Membro Inferior

Prévia do material em texto

*
*
OSSOS DO MEMBRO INFERIOR
*
*
OSSOS DO CÍNGULO INFERIOR
	
 O cíngulo inferior é formado pelos ossos do quadril. Eles se unem anteriormente na sínfise púbica e posteriormente com o sacro formando a pelve. Lateralmente o quadril articula-se com o fêmur pelo acetábulo, transmitindo o peso da coluna vertebral (sacro) para o membro inferior (fêmur) pela região do acetábulo. Cada osso do quadril é formado por três ossos: ílio, ísquio e púbis. Até a puberdade os ossos do quadril estão separados por cartilagens, após esta fase os ossos se fundem na região do acetábulo porém mantendo os nomes originais (ílio, ísquio e púbis). O ílio é o mais superior dos três, o púbis é ântero-inferior e o ísquio póstero-inferior.
*
*
*
*
*
*
*
*
ÍLIO
 O ílio possui uma crista superiormente (crista ilíaca) onde se prendem os músculos do abdome. Anteriormente à crista ilíaca está a espinha ilíaca ântero-superior (E.I.A.S.) ela é proeminente e palpável; sendo utilizada para se aferir o comprimento do membro inferior.
*
*
*
*
ÍSQUIO
	 
O ísquio é o mais baixo dos três ossos, entra em contato com o assento quando a pessoa está sentada. Esta região do osso chama-se tuberosidade isquiática. 
Os músculos posteriores da coxa prendem-se nesta tuberosidade.
*
*
*
*
PÚBIS
	
O púbis é o osso mais anterior e articula-se com o púbis do outro lado pela articulação chamada sínfise púbica. 
 
ACETÁBULO: 	
O acetábulo é descrito separadamente, pois é formado pela união dos três ossos,(íleo, ísquio e púbis). O fêmur articula-se com o quadril através do acetábulo. 
*
*
*
*
FÊMUR 
 
 O fêmur é o osso mais longo do corpo humano, articula-se superiormente com o acetábulo e inferiormente com a tíbia e com a patela. Como todo osso do tipo longo, o fêmur apresenta uma extremidade proximal e outra distal.
*
*
 A extremidade proximal do fêmur é formada pela cabeça do fêmur que possui uma forma esferóide e articula-se com o acetábulo (articulação do quadril). 
O colo do fêmur é lateral à cabeça do fêmur e apresenta frequentemente fraturas, devido ao seu pequeno diâmetro e por ser uma área que trabalha suportando muito peso. 
Com a menopausa há reabsorção e fragilidade óssea nesta região.
Dois grandes pontos de fixação para vários músculos que atuam na articulação do quadril estão laterais ao colo do fêmur, são o trocanter maior e o trocanter menor.
*
*
 A extremidade distal do fêmur que se apoia sobre a tíbia é composta pelos côndilos medial e lateral. 
O peso do corpo é transmitido dos côndilos femorais para os côndilos tibiais. Os côndilos são convexos e adaptados a movimentos de flexão e extensão do joelho.
	
*
*
*
*
PATELA
 A patela é um osso sesamóide localizado anteriormente ao joelho, possui uma base (superiormente) e um ápice (inferiormente).
Na base da patela se insere o tendão do músculo quadríceps, este traciona a patela para cima durante o movimento de extensão do joelho.
O ápice da patela se prende com a tuberosidade da tíbia através do ligamento patelar. É desta forma que o músculo quadríceps realiza a extensão do joelho, tracionando a patela para cima, o que movimenta a tuberosidade da tíbia para frente. 
 
*
*
*
*
TÍBIA 
 A tíbia é o osso medial da perna e articula-se superiormente com o fêmur. A tíbia é mais resistente que a fíbula pois sustenta o peso do corpo que é transmitido do fêmur para a tíbia. 
Na extremidade proximal da tíbia está a tuberosidade da tíbia, uma elevação anterior que é o local de inserção do ligamento patelar. 
Na extremidade distal está o maléolo medial que fortalece a articulação do tornozelo.
*
*
*
*
FÍBULA 
 
A fíbula é mais estreita que a tíbia, possui superiormente a cabeça da fíbula e inferiormente o maléolo lateral. Ela está localizada na perna lateralmente à tíbia. 
	 
OSSOS DO PÉ
 
O esqueleto do pé é formado por três tipos de ossos: ossos do tarso (tornozelo), ossos do metatarso (pé) e falanges (ossos dos dedos).
*
*
*
OSSOS DO PÉ
VISTA LATERAL
*
OSSOS DO PÉ
VISTA SUPERIOR

Continue navegando