Buscar

Bioética e Princípios Éticos

Prévia do material em texto

Professor:
	THATIANA VALORY DOS SANTOS MELLO
	Turma: 9046/AN
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 21:20:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201202471992)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
		
	 
	A ciência não pode ser mais importante que o homem.
	
	As formas de progresso justificam agressões ao homem.
	
	O progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
	
	A ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
	
	Em nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202654510)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de:
		
	
	Como fazer pesquisas sem uma metodologia delineada. Desta forma o cientista por agira com maior liberdade em prol da saúde pública.
	
	Como proceder em julgamentos de guerra. O Código busca facilitar novas pesquisas permitindo uma série de liberdades aos voluntários médicos.
	
	Ética na saúde pública com diretrizes básicas que os gestores devem seguir quando diante de conflito nas equipes multi e interdisciplinares.
	
	Como ampliar as penalidades legais dos voluntários nas pesquisas quando estes procuram resultados rápidos com uso de drogas medicinais.
	 
	Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202472139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	 
	Modo de ser
	
	Essência
	
	Modo de fazer
	
	Atitude
	
	Moral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202613325)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
		
	
	Direitos exclusivos
	
	Direitos filiados
	
	Direitos integrais
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos estratégicos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202965918)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto:
		
	
	Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.
	
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.
	 
	Os processos de manipulação genética e reprodução assistida são muito arriscados pois muitas nações apresentam boa parte de sua população com baixa educação.
	 
	Pessoas podem começar a procurar aprimorar uma raça.
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202964090)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme o conceito de "distanásia" é pssível afirmar que:
		
	
	Alguns procedimentos para tratamento podem trazer prejuízos à vida.
	
	A família deve ter a palavra final sobre o tratamento quando o paciente não tem mais consciência de si.
	 
	A preservação da vida a qualquer custo não é o único valor a ser considerado.
	
	Em alguns casos é indicada a suspensão dos procedimentos médicos para a manutenção da vida.
	
	É preciso considerar que os familiares do doente terminal também tem direito à vida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202423147)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quanto a questões relacionadas a transplante de órgãos prevalece um conjunto de princípios éticos gerais. São eles: princípio da intangibilidade corporal, princípio da solidariedade, princípio da totalidade. Conceitue-os.
		
	
Resposta: Principio da intangibilidade corporal- A pessoa não deve ser lesada em parte alguma,mesmo que a doação for para benefício alheio.A pessoa tem o direito do próprio corpo não podendo se desfazer de algum orgão e isso lhe trouxer prejuízos. Princípio da solidariedade- A pessoa tem o direito de optar pela doação para ajudar ao próximo desde que isso não interfira em sua saúde,sua integridade. Principio da totalidade- Todos os órgãos fazem parte de um unico organismo,não podendo se desfazer de nenhum deles e assim causar injúrias à pessoa.
	
Gabarito: O princípio da intangibilidade corporal associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana. Desta forma, qualquer intervenção na integridade corporal é simultaneamente uma intervenção na integridade pessoal. O princípio da solidariedade considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal. O princípio da totalidade, entende o corpo como uma unidade, sendo cada parte do mesmo avaliada de acordo com o todo. Assim, cada parte (membro, órgão ou função), pode ser sacrificado em função da unidade do corpo, desde que isso seja útil para o bem-estar de todo o organismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202423153)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diante de uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro as autoridades reforçaram a campanha de conscientização e as ações da vigilância sanitária de visitas domiciliares. Entretanto, houve um equívoco na divulgação do número de mortos pela doença e a Secretaria de Saúde divulgou que mais de duas mil pessoas morreram em função da dengue, enquanto na verdade duzentas pessoas morreram. A informação errônea causou pânico na população. Ofereça argumentos que esclareçam a atuação do profissional de saúde em situações como essa.
		
	
Resposta: O profissional de saúde deve manter a calma e procurar não alertar a população de maneira a espalhar o panico. Pessoas contaminadas devem ser encaminhadas à locais de tratamento. Deve-se também haver campanhas sobre formas de se evitar tais doenças,mostrar formas de contagio e em caso de sintomas específicos, como proceder. Deve sempre haver relatórios atualizados para que tais informações tenham o minimo de erro possível.
	
Gabarito: O profissional de saúde precisa compreender a ansiedade e o pânico que normalmente acompanham a população envolvida em situações de epidemia e que a melhor forma de tranquilizar estas pessoas é através de esclarecimentos e divulgação de informações claras, objetivas e em uma linguagem acessível ao público leigo. Esta comunicação, quando ambígua ou mal formulada, pode promover estimativas sub ou superdimensionadas e influenciar decisões políticas ou técnicas equivocadas, visto que estas são sempre formuladas em análises de riscos. O Princípio da Precaução, proposto por Hans Jonas, estabelece que a existência de risco de um dano sério ou irreversível requer a implementação de medidas que possam prevenir a ocorrência do mesmo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202436566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Letícia vive em uma cidade que está com epidemia de dengue. Ela foi ao médico e este imediatamente notificou o caso às autoridades sanitárias. Ele fez isso porque a comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos pela doença às autoridades sanitárias não caracteriza uma quebra de privacidade, pois seu objetivo exclusivo é:
		
	
	manter a amizade com o secretário de saúde
	
	o descontrole epidemiológico
	 
	o controle epidemiológicoexpor a paciente
	
	a fofoca
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202566204)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Mateus é aluno da disciplina ética na saúde e questionou ao professor quais os aspectos importantes para um trabalho de saúde bem sucedido e humanizado. O professor respondeu:
		
	 
	Qualidade técnica do profissional e qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	Abordagem técnica e científica das doenças com ênfase em relatórios.
	
	Quantidade de procedimentos realizados e qualidade de relatórios preenchidos.
	
	Abordagem científica e corporal das doenças e Visão holística do ser humano.
	 
	Visão dualista e cartesiana a respeito do ser humano e Abordagem Científica.

Continue navegando