Buscar

CRIMINOLOGIA 2º SEMESTRE AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRIMINOLOGIA 2º SEMESTRE AULA 2
	
		1) A _________surgiu na Europa, influenciada pelos fisiocratas e iluministas; possui três fases: antropológica, sociológica e jurídica; priorizou os interesses sociais aos individuais. Em 1876, foi publicado o livro ¿O homem delinquente¿, que instaurou um período científico de estudos criminológicos, assim, é conhecida ainda como ¿surgimento da fase científica da criminologia¿. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
RESPOSTA: Escola Positiva
		2) Lombroso foi o fundador da escola positivista criminológica, para ele a disfunção patológica se exteriorizava na aparência e no comportamento do sujeito, que podiam ser estudadas para que se pudesse identificar o criminoso pela sua:
RESPOSTA: Aparência.
3) Os homicidas, os arrombadores, têm cabelos crespos, são deformados no crânio, têm possantes maxilares, zigomas enormes e frequentes tatuagens... (Lombroso, César. O homem delinquente. Ricardo Lenz Editor). O positivismo é considerado a primeira escola de criminologia e teve como Lombroso seu principal articulador. Analisando tal escola, marque a opção correta:
RESPOSTA: O positivismo foi uma ciência que tinha como fim estudar as motivações biológicas do criminoso e suas características
4) "Ferri ampliava em uma completa e equilibradda síntese o quadro dos fatores do delito, dispondo-os em 3 classes: fatores antropológicos, físicos e sociais" (Baratta, Alessandro. Criminologia crítica e crítica ao direito penal. Ed. Freitas Bastos). Ferri, mesmo sendo um autor positivista, inovou e ampliou os conceitos trabalhados por Lombroso. Considerando que o projeto do novo CP pretende definir como crime a atual contravenção do jogo do bicho, amoldando-se numa política de tolerância zero, que outra teoria, além da assertiva acima, foi desenvolvida por Ferri e que se coaduna com o fato narrado?
RESPOSTA: Os substitutivos penais, que consistiam na punição de condutas menos graves para previnir crimes mais graves
5) Ainda presente nos dias de hoje, a análise da personalidade do réu é usada para o cálculo e definição de pena, assim como:
RESPOSTA: Seus antecedentes, culpabilidade e sua conduta social.
6) Marcos, por ter praticado um furto é preso e condenado, tendo sua pena base aumentada em razão de uma valoração negativa sobre sua personalidade e conduta social, na forma do art. 59 do CP, por ser uma pessoa agressiva e de péssimo trato com os vizinhos. Segundo os estudos sobre o positivismo e suas permanências, marque a opção correta sobre este critério de aplicação de pena e sua atual análise segundo a criminologia
RESPOSTA: É um resquício de um direito penal do autor, pois não está se julgando o fato, mas "quem é" o delinquente
7) Moniz Sodré negava a igualdade entre os homens e entendia que a pena deveria ser proporcional não ao delito, mas:
RESPOSTA: À inadaptação do sujeito à vida social.
8) O positivismo é considerado a primeira escola de Criminologia. Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do
RESPOSTA: Criminoso

Continue navegando