Buscar

apol cnflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA Questão 1/2 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
 Um dos de bate s mais antigos e ainda presente , na atual idade , é analisar se o conflito é positivo negativo para as organizações, se ocasionará perda de tempo, dinheiro e pode r, ou ganho de criatividade e maior produtividade Considerando o contexto apresentado e numere duas características do conflito funciona (positivo) e disfuncional ( negativo) . Espera-se que o aluno apresente duas características para cada e feito do conflito ( funcional e disfuncional) , conforme Garbelini ( 2016, capítulo 02) :
R: CONFLITO FUNCIONAL E CONFLITO DISFUNCI ONAL POSITIVOS 
 Incentivo à Inovação e à criatividade Identificação de soluções diferente s para o s problemas antigos Melhor desempenho individual e do grupo. Aumento da sinergia entre as pessoas comunicação direta e clara, diminuindo os ruídos.
NEGATIVOS; Estresse individual e do grupo Cl ima organizacional negativo. Redução do desempenho individual e do grupo. Desgaste das relações intrapessoais. Comunicação falha entre indivíduos e grupos
OBJ ET IVA 
Questão 1/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
A definição de Mudança é a seguinte: 
“Mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente ”. Estudamos que a mudança é composta de três fases. 
Abaixo, uma das alternativas contém corretamente essas fases, encontre - a e a assinale. 
A- Descongelamento do padrão atual de comportamento, Adoção de novos comportamentos , Recongelamento. 
Questão 2/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
O professor Fernando Mesadri, da disciplina de Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação trouxe e m sua aula 
o conceito de Negociação de autoria de Steele e tAlli ( 1995). Vamos lo “É o processo pelo qual as partes se move m de suas posições iniciais divergente s até um ponto qual o acordo pode ser obtido” 
Agora, analise a ênfase colocada abaixo e verifique se a mesma justifica o conceito desses dois autores. 
Por que 
 A ênfase neste conceito se concentra na informação, no uso do pode r como forma d e influência comportamento em uma situação de tensão. 
C- O conceito é de autoria desses autores e a ênfase dada não o justifica.
Questão 3/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
 Segundo Castelo Branco &Schneider r (2012 p. 53), há d oi s tipos de criatividade : a pura e a aplicada. Na gestão de conflitos, poderemos utilizar dos dois tipos de criatividade . Abaixo, es tão colocadas as características que pertence m aos dois tipos de criatividade, analise depois as classifique e assinale na sequência a alternativa Correta:
B Aplicada, Pura, P ura, Pura
Questão 4/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Pense no seguinte cenário de uma organização: 
“M&V é uma incorporadora de valores, que está na ativa desde 1995. Pertence a u m grupo de investidores. Nessa organização constata-se uma preocupação muito grande com a observânc dos usos e costume s; não se estimulam as sugestões que conflitem com os mesmos . Este fato gerar comportamentos prudente s e defensivos nos vários níveis de chefias e entre os subordinados, em geral . Há um grande consumo interno de energia no sentido de pessoas ou grupos de pessoas se protegerem e justificar as medidas. As decisões são tomadas com b ase principalmente no passado, não levando e m consideração pressuposições e oportunidades surgidas. As pessoas de grande iniciativa sentem- se tolhidas na M&V . ” Analise es te cenário segundo a visão de Charles Perrow e assinale a alternativa correta quanto à tratativa dos conflitos , considerando que o ambiente que se estabelece na M&V POLÍTICO.
D- Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de mane ira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firme s em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adi ando -se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
Questão 5/12 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
Abordamos sobre Charles Perrow na disciplina de Administração de conflitos. Ele é um autor ame ri cano, nasci do em Tacoma, Washington. Obteve sua graduação , mestrado e PhD pela universidade da Califórnia, em Sociologia. Estudou a forma como as grande s organizações definiram a sociedade no século XIX e como cri aram os cenários para o s problemas atuais e também sobre os movimentos radicais dos anos 60, teorias marxistas de industrialização e das crises contemporâneas. Charles Perrow, (1972) em seus estudos sociológicos sobre o ambiente organizacional, caracterizou-se ambiente e m 5 tipos , ao qual chamamos de tipos de ambientes organizacional Abaixo, está definido um tipo de ambiente organizacional . Avalie de qual tipo de ambiente se tra e depois assinale a alternativa correta. “As preocupações dos empregados neste tipo de ambiente são mais direcionadas as tarefas e as técnicas para fazê -las. As relações interpessoais são pouco valorizadas e a execução do trabalho é feita isoladamente . Não existe interesse pelo coletivo e pelas políticas ou pela visão do todo. Assim, cada funcionário mostra-se mais envolvido com se usa fazeres técnicos e com os seus pares mais próximos do que com a empresa como um todo. ”
D - Ambiente Neutro

Outros materiais