Buscar

AP3 ANÁLISE MACROECONÔMICA ( Conj. de aps3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AP3 
1) Qual a diferença entre uma instituição financeira bancária e uma não-bancária? Responda incluindo um exemplo para cada caso. (2 pontos)
2) No estudo do setor público, há alguns instrumentos de medida das contas governamentais. Tem-se o NFSP primário e o NFSP operacional. Descreva o que representa a Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) e a diferença entre o conceito primário e o operacional. (2 pontos)
3) Um determinado país apresentou os seguintes dados pertinentes à estrutura de seu Balanço de Pagamentos.
a) Exportações de mercadorias no valor de $ 80, à vista;
b) Importações de mercadorias no valor de $100, sendo 40% a vista e o restante financiado para pagamento após dois anos;
c) Recebeu de outro país, juros no valor de $60;
d) Pagou $30, a título de fretes internacionais;
e) Doou $ 20, a um país amigo para ajuda ao combate de tráfico de drogas
internacionais;
í) Amortizou parte de sua dívida externa com a quantia de $30. Determine o saldo do Balanço Comercial, Balanço Serviços, o de transações correntes e o saldo total de Balanço de Pagamentos. (2 pontos)
4) Ultimamente, o Brasil tem observado a queda do valor do dólar em relação ao real. Sendo assim, estamos falando de uma taxa de câmbio se valorizando ou desvalorizando? Dividindo os setores da economia entre importadores e exportadores, a queda no valor do dólar agrada a todos os setores? Justifique. (2 pontos)
5) Conceitue (em poucas linhas): 
Balanço de Pagamentos
Política Monetária 
Política Fiscal 
Política Cambial 
(2 pontos)
As instituições financeiras podem ser classificadas como de tipo bancária ou não-bancária. Qual a diferença entre elas? Responda incluindo um exemplo para cada caso. 
As instituições Financeiras são aqueles que atuam como intermediário financeiro. As bancárias são as  autorizadas à captação de recursos por meio de depósitos. As não-bancárias são aquelas que emprestam com base nos recursos próprios ou por criação de títulos de dívida. 
O conceito de Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) admite a qualificação de NFSP primário e  NFSP operacional. Descreva o que representa cada uma dessas. 
A Necessidade Financeira do Setor Publico (NFSP) consiste na diferença entre o total arrecado pelo setor público e o total de gastos efetuado por esse mesmo setor. A NFSP operacional é a NFSP que considera as despesas com juros reais. A NFSP no conceito primário não inclui qualquer despesa com juros. 
 
O Brasil e outros países têm utilizado de políticas macroeconômicas para reagir a recente crise financeira internacional que resultou em recessão  mundial. Pelo que dispõe o modelo keynesiano, utilize-o para apontar que variáveis macroeconômicas foram aplicadas para sair da crise. Responda em não mais do que oito linhas. 
                 A redução de impostos para automóveis e outros estimularam a demanda. O Programa de Aceleração de Crescimento é uma medida de gastos governamentais. Esses instrumentos estão contemplados no modelo keynesiano que é um modelo em que a demanda sustenta o crescimento econômico. 
Suponha um déficit no Balanço de Transações Correntes. Qual variável econômica o governo pode utilizar para reduzir esse déficit? Ao utilizar desta variável haveria uma desvantagem em termos de algum outro objetivo política macroeconômica? Se afirmativo, qual? A desvalorização cambial. Esta estimularia a exportação de bens e serviços, ao passo que inibiria as importações.  A desvantagem seria o risco de inflação ou mesmo a queda na produção pelo efeito da redução das importações de insumos. 
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
(V ) A demanda por moeda é afetada pela taxa nominal de juros.
(  V) A Teoria Quantitativa da Moeda pressupõe como constante a velocidade de circulação da moeda no curto prazo.
(  V) Câmbio flutuante é aquele em que a taxa de câmbio é determinada no mercado de moeda estrangeira de forma livre.
( F ) Inflação ocorre quando o preço de um produto muito importante para a economia tem uma elevação. 
Questão 1.
Dilma Roussef é a nova presidente do Brasil. A partir de janeiro, assumirá o comando da nação com questões e desafios de política econômica a enfrentar. A taxa de inflação está com sinais de crescimento, as importações tem aumentado. Há muito que a demanda agregada, principalmente advinda do consumo das famílias, tem estado em níveis elevadíssimos. Os gastos do governo têm sido também bastante expressivos, as exportações e os investimentos, nem tanto. Todos esses fatores já seriam por si só suficientes para que a inflação estivesse bem mais elevada do que foi nos últimos meses. Alguns economistas entendem que a política americana de fazer com que o dólar fique barato no mundo (inclusive no Brasil) acabou por ajudar a conter o crescimento da inflação brasileira. Considerando os elementos estudados em nossa disciplina, comente, em no máximo oito linhas, como a questão do dólar americano pode ter “segurado” o crescimento da inflação brasileira. (dois pontos)
Resposta: O fato de o dólar estar mais barato implica entender que houve uma valorização do real. Tudo o que se importa, pago em dólares, ficou mais barato no Brasil. Como a inflação é o aumento generalizado dos preços, os quais, são também influenciados por preços de importados, a inflação que poderia ser maior, foi contida pela desvalorização do dólar.
Questão 2) Se ao longo do ano de 2010 a taxa de câmbio apreciou o dinheiro brasileiro em relação a moeda americana, o que você espera para o resultado de cada um dos itens do Balanço de pagamentos: a) balanço comercial; b) balanço de serviços; c) Transferências Unilaterais ( Donativos) ? Por quê? (2,5 pontos)
Resposta:a) O saldo da balança comercial deve diminuir, porque há um estimulo as importações (ficam mais baratas) e as exportações devem diminuir, pois seu preço em dólar fica mais elevado.
b) O saldo da balança de serviços que é um item de exportações e importações de serviços, deve diminuir pelos mesmos motivos da balança comercial. 
c) Nada se pode afirmar sobre Donativos, pois é um item referente a políticas entre governos, desprovidas, portanto, de fundamentos econômicos em si.
Questão 3) Qual a diferença entre os conceitos de base monetária e meios de pagamento? (1ponto)
Resposta: A principal diferença consiste em que os meios de pagamentos são afetados pelo multiplicador bancário. Os meios de pagamento são um múltiplo da Base.
Questão 
4) Responda se cada uma das afirmações é correta ou falsa. Explique brevemente ou aponte o erro em caso de ser falsa.
a) Se durante o período em que se pegou um empréstimo a taxa nominal de juros cobrada foi menor do que a inflação, quem pegou emprestado se beneficiou, quem emprestou se prejudicou. V
 b) O banco Pan Americano concede empréstimos ao seus clientes (pessoas físicas e jurídicas), mas não concede o serviço de conta corrente (depósito à vista), portanto não é um banco comercial. V
c) O multiplicador bancário pode ter valor menor do que um, mas o multiplicador de gastos Keynesiano pode. F, o multiplicador bancário também precisa ser maior do que um.
d) A Necessidade Financeira do Setor Publico (NFSP) consiste na diferença entre o total arrecado pelo setor público e o total de gastos efetuado por esse mesmo setor. A NFSP operacional é a NFSP que considera as despesas com juros reais.V
e) No modelo Keynesiano, um aumento na demanda agregada eleva a renda agregada. (2,5 pontos) V
Questão 5) No contexto da conjuntura descrita na Questão 1, suponha que a nova presidente solicite ao presidente do Banco Central, uma política monetária restritiva para “segurar” a ameaça de inflação. Assim, a ação do Bacen (Banco Central) será a de reduzir os meios de pagamento. Cite dois instrumentos pelos quais essa autarquia poderia adotar para atingir tal fim.Obs: não se esqueça de revelar se é aumentando ou diminuindo tais instrumentos. (dois pontos) 
Resposta:
Seriam possíveis a venda de títulos financeiros junto ao setor não bancário(público), o aumento na alíquota de encaixes compulsórios mantidos pelos bancos comerciais no Bacen e aumento na taxa de redesconto de liquidez.
Questão 1
O PIB de um país é de $ 10 milhões . Nesse mesmo período, tal país recebeu de renda do exterior $ 300 mil. Por outro lado, enviou $ 500 mil de lucros das multinacionais estrangeiras que estão produzindo dentro de sua região geográfica. Qual o valor do PNB ?
RESPOSTA: PNB= 10 milhões + 300 mil – 500mil= 9,8 mihões
Questão 2
Suponha que a demanda por moeda (Md) agregada seja especificada por:
Md = 0,8y – 5i, onde y é a renda; i , a taxa de juros.
A meta da politica monetária é a de deixar o mercado monetário em equilíbrio. Se o PIB é de $ 2000 e a taxa de juros está em 20%, qual deve ser a oferta de moeda?
Resp. Ms = Md
Se Md = 1600 – 1 = 1.599
Ms = 1.599
Questão 3
O que representa uma política fiscal contracionista? Dê um exemplo.
Uso de gastos do governo ou impostos para alterar a atividade econômica (variáveis da macroeconomia como renda agregada, emprego, produto). 
Questão 4
O país exportou mercadorias no valor de $ 100, pagamento à vista. Importou carros no valor de $ 80, sendo 50% desse valor financiado, e o restante pago à vista. Pagou $50 de juros da dívida externa. Suponha que somente esses itens foram observados nesse ano. Qual o valor do Balanço Comercial, Balanço de Serviços, Balanço de Correntes e Balanço de Capitais (autônomos)? 
Balanço Comercial = 100 -80 = 20 
Balanço de Serviços= -50
Balanço de Trans. Correntes= 20 – 50= -30
Balanço de Capitais autônomos = -40
Questão 5
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
 obs: proceda como informado no campo das Orientações para a prova!
( V ) Uma desvalorização cambial sobre a moeda nacional tende a aumentar a taxa inflacionária.
(F) Reserva de valor é uma das três principais funções de uma moeda. Essa função representa o numerário dos preços da economia.
(V) A perspectiva de que os jogos da Copa do Mundo no Brasil fará com que a renda das cidades que sediarão as partidas aumente em volume superior ao montante de gastos de todos os turistas durante os jogos, encontra apoio teórico no modelo keynesiano de Determinação do Produto, renda e emprego.
(F) O multiplicador monetário é um número que pode variar de zero a infinito.

Outros materiais