Buscar

Fichamento O nascimento da democracia ateniense A assembleia no século V a.C. História Antiga 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​
Fichamento - História Antiga 1
STARR, Chester G. O nascimento da democracia ateniense - A assembleia no século V a.C. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Ed. Odysseus; 2005.
1. Biografia do autor e obras:
2. Resumo:
3. Identificar os objetivos principais: listá-los em forma de citação.
a)- A primeira questão é determinar quando a assembleia surgiu, e isto deve nos levar de volta aos séculos VII e VI...Pg. 12.
4. Identificação do tema: o tema não é o problema ou o objetivo do texto, mas o assunto que está sendo tratado. Por isso é só listar os temas principais abordados pelo (s) autor/es.
5. Tese (s) do autor (es): nem sempre a tese está explicita, nem mesmo no início do texto; ela pode estar nas entrelinhas ou no final do texto.
a)-...é que novos ventos estavam soprando em diversos lugares do mundo grego por volta do final do século VII, enfraquecendo o domínio das aristocracias locais...Pg. 19.
b)- O desenvolvimento político ateniense ocorreu dentro do contexto da história grega como um todo...Pg. 34.
c)- Se quisermos entender como a vida pública ateniense foi conduzida durante os anos de paz do século V e também em relação às tensões de gurerra, temos de olhar mais de perto a composição da própria assembleia, tal como foi moldada pelas reformas de Clístenes e Efialtes no comando do estado, e em seguida a diversidade de suas funções e de seus moso de operação...Pg. 53.
6. Ideias:
a)- No século IV, a assembleia ainda determinava as políticas externa e doméstica, como seus membros haviam por bem...Pg. 12.
b)- Como um corpo permanente, seus poderes eram provavelmente preeminentes; em geral, nos estados gregos antes de 600 a monarquia ancestral fora substituída, exceto em Esparta e em Argos, pelos conselhos aristocráticos extraídos dentre os mais ricos proprietários de terras...Pg. 13.
c)-...nos épicos homéricos, as assembleias não eram estruturadas e existiam, em ampla medida, para a transmissão de informações...Pg. 14.
d)- Durante as décadas finais do século VII, ocorreram distúrbios em Atenas, em consequência do partidarismo político e também da exploração dos camponeses pobres por parte dos ricos proprietários de terras, que podiam até vendê-los como escravos por dívidias...perigosas para a sobrevivência do estado...os cidadãos abastados consentiram na eleição de Sólon - 594 a.C. - Pg. 16.
e)- Reforma de Sólon - O passo decisivo foi a admissão dos thétes na assembleia, que agora certamente adquirira um papel na vida pública...Pg. 17.
f)- Depois da saída de Sólon - O caminho estava aberto para que um aristocrata ambicioso obtivesse o poder como tirano, e Pisístrato demonstrou ser o homem que conseguiria subverter a ordem estabelecida, embora só depois de três tentativas...Pg. 20.
g)- Depois da queda de Pisístrato - O governo de Pisístrato e seus filhos, porém, enfraquecera gravemente seu domínio [aristocratas atenienses] da área rural e aumentara a consciência popular da unidade de Atenas...Pg. 23.
h)- Depois das reformas de Clístenes, o registro nas listas de um determinado dêmos era a etapa necessária, e um cidadão era formalmente chamado, por exemplo, Temístocles de Freari, embora os patronímicos continuassem a ser amplamente usados...Pg. 28.
i)- Origem do conceito de "ostracismo" - ...os cidadãos se reuniam num determinado dia na Ágora e carregavam cacos de cerâmica (óstraka) com o nome de um político que desaprovassem ou temessem...Pg. 30.
j)- Séc. V - Não há dúvida, porém, de que a Assembleia agora considerava seus atos dignos de serem publicados de forma permanente em estelas...Pg. 33
k)- A principal consequência das Guerras Persas foi um importante fortalecimento da autoconfiança dos cidadãos atenienses...Pg. 39
l)- Imediatamente após a retirada persa, ocorreram duas importantes mudanças na história ateniense. A primeira delas o início inconsciente do império ateniense; a segunda, um reflorescimento do conservadorismo, sob a liderança de Aristides e Címon...pg. 40.
m)- Um importante fator do predomínio conservador nas décadas de 470 e 460 foi a confiança depositada pelos ateniencses em Címon, filho daquele Milcíades que comandara os atenienses em Maratona...Pg. 40.
n)- Mesmo assim, a liga voluntária foi transformando-se lentamente, quase de modo inconsciente, num império sob a direção única de Atenas...Pg. 42.
o)- ...nova índole da época: hostilidade ou pelo menos desconfiança em relação a Esparta: imperialismo claro, e a remoação dos empecilhos conservadores da estrutura do governo ateniense...Pg. 43.
p)- Recentmente vários estudiosos alegaram que o Areópago perdeu três poderes decisivos: o direito de instituir acusações de traição e mau procedimento (eisangelia), a inquirição dos novos magistrados (dokimasía) e a auditoria do desempenho destes (eúthyna)...Pg. 44.
q)-...os atenienses acreditavam de coração na democracia, mas nem na esfera legislativa nem na judicial confiavam nos indivíduos...Pg. 46.
r)- Péricles -...era incontestavelmente a figura principal da política ateniense, e nesse ano ele defendeu o decreto de que os cidadãos do sexo masculino deviam ter filhos de mães e de pais atenienses...Pg. 47.
s)- Tucídides desafiando Péricles - "o desejo de fama, prestígio e honras...Em sua mais alta forma, sua ambição visava à glória, na mais baixa, ao uso do poder"...Pg. 48.
t)- Tucidides - sobre Péricles - "A longa preeminência de Péricles deveu-se a seu caráter incorruptível, a uma política coerentemente inteligente e a notáveis dotes de orador"...Pg. 50.
u)- ...e foi nas décadas seguintes que as leis que consolidaram o domínio ateniense de seu império foram postas em vigor, à custa da violação da premissa fundamental da política estatal grega, o direito que cada comunidade tinha de ter suas próprias leis...Pg. 50.
v)- Quem podia votar? ...de que o filho tinha 18 anos e de que era realmente um cidadão, ou seja, o fruto de um casamento legal ou que tivesse sido adotado oficialmente para portar o nome da família...Pg. 53.
x)- A democracia, afinal, é um sistema de governo em que aqeueles que, em geral, são considerados capazes de avaliar por si mesmos a situação política tem a última palavra; o quanto se opta por votar é um critério acidental, não essencial...Pg. 55.
z)- Quem votava? Até a Guerra do Peloponeso, como nos inorma Tucidides, a maioria dos cidadão vivia nas áreas ruais, e diversos fatores reduziram a probabilidade de sua participação no governo ateniense...Pg. 58.
a1)- Composição da assembleia - era em geral composto pelo que se pode chamar de classe média; assim também os cidadãos, cujos trajes eram roubados por Praxágora e seus sequazes para poderem participar de uma sessão, parecem ter sido gente abastada...Pg. 60.
7. Problematizações principais
a)- É estranho, porém, que nenhum desses panegíricos dedique muita atenção a questões tais como a do modo de funcionamento da assembleia ou de como esta densevolveu sua estrutura, embora tenha sido com razão chamada de o "dínamo" do sistema político ateniense...Pg. 11.
8. Listar as fontes e os principais autores (historiografia) mencionados no texto
Tácito
Tucidides
Plutarco
Jacqueline de Romilly
9. síntese crítica do texto:

Continue navegando