Buscar

respostas geoprocessamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sensoriamento Remoto é definido como um tecnologia para conseguir imagens e dados da superfície. É chamado de remoto pois registra imagens através da captação de energia da superfície sem contato físico entre o sensor e a superfície estudada. As câmeras fotográficas convencionais captam apenas o espectro visível, e os sensores são capazes de captar outras bandas, por isso sensoriamento. O SR é muito importante para melhorar a compreensão do espaço geográfico, usado para fins militares, planejamento governamental, pesquisas cientificas entre outras.
Os níveis de aquisição são as altitudes dos sensores em relação aos alvos. São divididos em 3 tipos: 1 - Nível de laboratório/campo: trabalha-se com menor área analisada, podendo obter a curva espectral do objeto. A vantagem é fixar variáveis como ângulos de incidência, porem as vezes precisa-se de uma maior área a ser analisada o que faz o laboratório não ser mais suficiente. 2 - Nível de aeronave: registra-se imagens a partir da energia de um arranjo de objetos e não apenas de um objeto. 3 - Nível orbital: são realizados através de satélites artificiais, onde os da dos são transmitidos através de ondas de rádio e meios magnéticos.
Espectro eletromagnético é fundamental para o SR pq é através dele que é possível a realização dos sensoriamentos, pois estes utilizam deste espectro para captar a energia.
Comprimento de onda é definido como a duração de um ciclo de onda, ou seja a distância entre cristas de ondas sucessiva. Frequência é a quantidade de ondas que passam por um ponto. Essas grandezas são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o comprimento de onda, menor a frequência.
O tipo de RADIACAO usada para observar a Terra é a reflexão. Ocorre quando um objeto reflete a radiação que incide sobre ele. A radiação incidente em um objeto difuso não varia, pois não depende do ângulo de incidência nem da observação.
Sistemas sensores São sistemas capazes de transformar qualquer tipo de energia em um sinal que seja possível ser convertido em informação. Os sensores utilizados são os fotográficos, de radar, à laser, espectrômetros e radiômetros. São classificados quanto ao tipo de produto: fotográficos (excelente resolução espacial) e não fotográficos (radiômetro); quanto ao princípio de funcionamento: imageadores (imagem direta), não imageadores ( registro em forma de dados); quanto ao tipo de radiação: ativo e passivo.
A resolução dos sensores e satélites se dividem em:
Resolução espacial: É a capacidade de cada sensor em detectar os objetos da superfície terrestre. Desta forma, quanto melhor a resolução espacial, menor o objeto distinguível pelo sensor.
Resolução espectral: Define a largura espectral das medidas do sensor. Quanto maior número de medidas menor será o intervalo de comprimento de onda.
Resolução radiométrica: capacidade do sistema em detectar pequenos sinais.
Imagem orbital é aquisição e dados de sensoriamento remoto através de equipamentos sensores à bordo de satélites artificiais. Pode ser dividia em: sistema LANDSAT que tem o objetivo de obter ferramentas para o manejo de imagens; sistema SPOT tem um apontamento perpendicular ao deslocamento do satélite; sensor HRV que pode observar uma área por orbitas diferentes se localizada no equador.
A resolução espacial é usado sempre que se deseja mapear os detalhes de um objeto imageado. O detalhe discernível em uma imagem depende desse tipo de resolução. A resolução espacial de sensor passivo depende do campo de visão, sendo que este determina o tamanho da área vista.
 
A. Mapeamento urbano é opção a ser adotada quanto a que produto deveremos empregar na execução e qualquer mapeamento, foto aérea ou imagem (orbital) de alta resolução, deve ser precedida de análise quanto aos seguintes aspectos: Adequação técnica; Disponibilidade no tempo necessário e Preço.
Primeiramente, devemos fazer a análise dos aspectos técnicos das alterativas que dispomos, em função da finalidade do mapa a ser obtido.
B. Monitoramento climático é o registro das condições atmosféricas, e que atualmente, com a internet, pode ser realizado por qualquer pessoa, através de uma Estação Meteorológica. Feito pelo satélite GOES, este sistema provê previsão do tempo, acompanhamento de tempestades, e pesquisas meteorológicas.
C.Os satélites usados em queimadas visualizam comprimentos de onda que não são visíveis a olho nu, mas mostram a temperatura a que uma determinada área está exposta. Por isso, esses satélites não precisam de uma resolução de imagens tão próxima da Terra para perceber que um lugar está muito quente. Após a captação, o Inpe junta e processa as cerca de 200 imagens diárias produzidas pelos equipamentos. Dentro desse processo, são descartados faixas com temperatura menor que 60ºC.
Os satélites de alta resolução são usados para substituir as fotografias aéreas de media escala. No brasil o receptor desses dados encontra-se em Cuiabá-MT e são operados pelo INPE. As baixas resoluções algumas vezes não consegue captar objetos menores que o próprio satélite.
O sensor passivo depende do seu campo de visão instantâneo (IFOV). O IFOV é o cone angular de visibilidade do sensor e mostra uma área em certa altitude num momento particular. O tamanho da área vista é determinado multiplicando-se o IFOV pela distância do solo até o sensor. Esta área no solo é chamada de elemento de resolução e determina a resolução espacial máxima do sensor. Para um objeto homogêneo a ser detectado, seu tamanho geralmente tem que ser igual ou maior que o elemento de resolução. Sensores passivos não possuem fonte própria de radiação. Mede radiação solar refletida ou radiação emitida pelos alvos.
Os sensores ativos possuem sua própria fonte de radiação eletromagnética, trabalhando em faixas restritas do espectro. 
Vantagens e desvantagens de sistemas ativos:
	Vantagens
	Desvantagens
	Independente do tempo: radiação artificial pode penetrar nuvens, chuva, luz e neve.
	As emissões são marginais, a radiação pode ser influenciada ou interferida por outras fontes de radiação.
	Independente da luz solar : pode monitorar dia e noite.
	
	Sistemas de radar ativo pode penetrar na vegetação e solo: pode obter informações sobre a camada superficial de mm para m de profundidade.
	Sinais de radar não contêm características claras espectrais.
	Podem dar informações sobre o conteúdo de umidade da camada de solo.
	Análise complicada e de alto custo.
	Várias possibilidades de aplicação: oceanografia, hidrologia, geologia, glaciologia, serviços de agricultura e florestas.
	
Obs: Os sistemas passivos de SR registram a radiação eletromagnética que é refletida ou emitida pelo terreno, enquanto que os sistemas ativos cobrem o terreno com energia eletromagnética gerada pelo próprio equipamento, e depois registram a quantidade de fluxo radiante espalhado de volta em direção ao sistema sensor.
 As janelas atmosféricas são faixas do espectro visível em que não ocorrem processos de absorção de radiações significativos. Nestas regiões a atmosfera é quase transparente à energia eletromagnética.
 Mais importante para o sensoriamento remoto é a radiação já que ela é a primeira exigência do sensoriamento remoto, sem ela como fonte de energia o objeto não seria iluminado, a não ser que o próprio objeto emita essa energia, que é chamada de radiação eletromagnética.
A energia emitida por um alvo é denominada radiação eletromagnética, e ela se comporta com fundamentos iguais aos da teoria da onda e consiste de um campo elétrico que varia em magnitude em uma direção perpendicular à direção na qual a radiação está viajando, e um campo magnético orientado em ângulo reto com o campo elétrico. Ambos os campos viajam à velocidade da luz.
 C
A. Os sensores passivos cobrem o terreno  com energia eletromagnética gerada pelo próprio equipamento e, depois, registram a quantidade de fluxo radiante espalhado de volta em  direção ao sistema sensor.
B Os sistemas ativos de sensoriamentoremoto registram a energia eletromagnética que é  refletida ou emitida pela superfície da terra e  não geram energia eletromagnética própria.
C Existem métodos de coleta de medidas de  reflectância espectral in situ que podem ser  usadas para corrigir atmosfericamente os dados de sensoriamento remoto.
D A radiância total registrada por um sensor remoto é igual a radiância retornada do alvo em estudo na área de interesse.
E Dentre os sistemas de sensoriamento remoto passivos mais utilizados pode-se citar: RADAR, LIDAR e SONAR.

Continue navegando