Buscar

Fichamento Como se escreve a história cap. 4 Teoria e Metodologia da História 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​
Fichamento - Teoria e Metodologia da História 1
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 4. Ed. Brasília: Ed. UnB, 2008.
Capitulo 4 - Por simples curiosidade para com o específico
1. Biografia do autor e obras:
2. Resumo:
3. Identificar os objetivos principais: listá-los em forma de citação.
4. Identificação do tema: o tema não é o problema ou o objetivo do texto, mas o assunto que está sendo tratado. Por isso é só listar os temas principais abordados pelo (s) autor/es.
5. Tese (s) do autor (es): nem sempre a tese está explicita, nem mesmo no início do texto; ela pode estar nas entrelinhas ou no final do texto.
a)- relação de valores - significa simplesmente que os acontecimentos que julgamos dignos de história distinguir-se-iam dos outros pelo valor que lhe atribuímos...- Pg. 52
b)- Primeiramente, a distinção de fato-valor e de fato-documento depende do ponto de vista e da trama escolhida, longe de dizer que ela determina a escolha do assunto e a diferença do que seria, ou não, histórico, em seguida, existe aí uma certa confusão entre a trama, propriamente dita, e seus personagens e figurantes (digamos: entre a história e a biografia)...Pg. 54.
c)-A história interessa-se por acontecimentos individualizados, dos quais nenhum apresenta dupla função, mas não é sua própria individualidade que a interessa, ela procura compreendê-los, isto é encontrar neles uma espécie de generalidade ou, mais precisamente, de especificidade...Pg. 56.
Ideias:
a)- O indivíduo, seja como papel principal da história ou figurante entre milhões de outros, só conta historicamente pela sua especificidade...Pg. 57.
b)- O argumento weberiano dos alfaiates do rei e a relação de valores escondiam-nós a verdadeira posição da questão, que é a distinção do singular e do específico...Pg. 57.
c)- Dois princípios da historiografia - primeiro, vem dos gregos e diz que a história é conhecimento desinteressado e não lembranças nacionais ou dinásticas; o segundo, de nossos dias, afirma que todo fato é digno da história...Pg. 60.
c)- Por outro lado, uma vez afirmada a existência singular, tudo o que se pode dizer de um indivíduo possui espécie de generalidade...Pg. 57.
7. Problematizações principais
8. Listar as fontes e os principais autores (historiografia) mencionados no texto
Hayk
Marcel Mauss
9. síntese crítica do texto:

Outros materiais