Buscar

AD1 Teoria da Literatura I

Prévia do material em texto

Polo: Nova Friburgo
Curso: Letras
AD2 – Teoria da Literatura
Nome: Carine de Oliveira Araujo Matrícula: 17113120048
 
Respostas
1) 
1. Ritmo existente no texto não é especialmente relevante, limitando – se praticamente a conservar o ritmo espontâneo que a linguagem verbal possui mesmo em seus empregos fora da literatura. (Prosa)
2. Texto literário não dispõe de história (Gênero Lírico)
3. Texto literário dispõe de história, que é apresentada ao leitor através da mediação de um narrador. (Gênero Narrativo)
4. Texto Literário dispõe de história que é apresentada sem mediação de um narrador, ou seja, diretamente nos diálogos desenvolvidos pelos personagens. (Gênero Dramático)
 
2) 
Os Elementos que evidenciam a presença do sujeito lírico no poema em primeiro lugar, 
pode-se dizer que o sujeito lírico, por conseguinte, é a voz do poeta. As emoções e os sentimentos de um poema são transmitidos através deste sujeito lírico. (“pela força de meu sangue.” “E com Fúria e flama” “não derrubo o que me abarca,”) Outro detalhe. 
Também é de assinalar que o sujeito lírico é o emissor do texto: isto é, aquele a quem compete levar o conteúdo ao receptor através dos diferentes enunciados. Geralmente, aparece na primeira pessoa através de pronomes ou certas formas verbais. ( “eu devoro o me amor” – Encontra-se na primeira 1ª pessoa no singular) e vale destacar o uso dos pronomes pessoais e possessivos. (O meu corpo se entrelaça).
Bibliografia
Livro volume 2 Dia-Teoria da Literatura I – Fundação Cecierj Consórcio Cederj – Aula 14 ( Página 50)
Aula 15 ( Páginas 70 á 77)
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/eu-lirico-sujeito-lirico-ou-eu-poetico/34394

Continue navegando