Buscar

Gabarito ad1 Teoria da literatura 1

Prévia do material em texto

Disciplina: Teoria da Literatura 1
AD 1 – 2018.1
Respostas no final
1. Leia, a seguir, as frases que sintetizam opiniões sobre o que é literatura para o senso comum:
Literatura são textos escritos com uma linguagem embelezada.
   2.  Literatura é tudo o que está escrito.
   3. Literatura é um texto completo escrito com uma língua qualquer (português, espanhol, inglês, francês etc.)
   4. Literatura consiste em fazer arte com as palavras.
   5. Literatura é a criação de novas possibilidades de uso da palavra.
    6. Literatura é o conjunto de textos escritos para o autor comunicar com suas palavras alguma coisa ao leitor.
Baseado no que você já tinha em sua cabeça e no que aprendeu nas duas primeiras aulas, comente pelo menos duas das frases acima. Coloque o número da frase comentada.
2. Considerando tudo o que você aprendeu na aula 3, diga quais foram os dois mais importantes aspectos sobre a relação entre literatura e linguagem, na sua opinião. Justifique sua resposta.
3. Formule, em suas próprias palavras, um sentido para cada um dos termos abaixo:
FICÇÃO________________________________________________________________________________________________________________________________________
REALISMO______________________________________________________________________________________________________________________________________
REFERÊNCIA__________________________
4. No ano de sua publicação em livro, as Memórias Póstumas de Brás Cubas receberam uma variedade de críticas. Houve, como seria de se esperar em relação a um autor que também escrevia regularmente em jornais e revistas, observações protocolares como a publicada na Gazetinha, em 12 de dezembro de 1881: “Recebemos e agradecemos um exemplar do notável romance de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, sobre o qual daremos qualquer dia destes um folhetim”. (GUIMARÃES, 2004, 346) Mas mesmo as observações protocolares às vezes incluíam uma certa interrogação relativa àquele texto, que aparentava ter, além do que se supunha ser mais familiar para a época, alguma coisa mais. Talvez seja por isso que, mesmo antes da publicação em livro, Raul Pompéia, na Revista Ilustrada, em abril de 1880, declara sobre o romance: “É ligeiro, alegre, espirituoso, é mesmo mais alguma cousa” (apud Guimarães, 2004, p. 345).
Capistrano de Abreu, em 1881, parece retomar a fala de Pompéia, considerando que há “alguma cousa” mais naquela obra, e questionando até mesmo o enquadramento das Memórias como romance: “As Memórias póstumas de Brás Cubas serão um romance? Em todo o caso são mais alguma cousa” (apud Guimarães, 2004, p. 347).
Tendo em vista as informações acima, escolha uma das afirmativas abaixo e faça um comentário sobre como esta afirmativa pode ser relacionada às informações acima:
a. A obra literária é privilegiada porque tem condição de manter-se tal qual era materialmente no passado, inscrevendo-se todavia no presente, o que não é possível para uma série de outras manifestações históricas
b. No entanto, devemos estar atentos para o fato de que o sentido da obra não será o mesmo para os vários e sucessivos públicos leitores, de modo que, mesmo considerando que a obra materialmente pode ser a mesma, ela poderá significar coisas diferentes.
c. Nossa leitura hoje se dá em um momento, em que outras questões já foram formuladas, reflexões já foram feitas, opiniões já foram emitidas.
Respostas:
Questão 1:
Número da frase:2
Comentário:Nem tudo que é texto escrito é literatura, e muito menos nem tudo que é trabalhoso é literatura. Se dissermos que tudo o que está escrito é literário, estamos levando o conceito de literariedade a amplitude tal, que aproximaremos literatura e escrita, fundindo dois parâmetros que se diferenciam pelo uso de ferramentas da língua para a produção textual, no qual desconsideraríamos a proeminência dos conceitos distintos de modelo e de exemplo. As palavras árduas da literatura são uma arte, trabalhadas e rebuscadas, mas a literatura não se limita apenas em textos subjetivos e complexos. A literatura está na música, na dança, uma escultura, uma composição de alguém que tem algo a dizer e outro que tem algo a expressar.  A literatura tem muitos significados, e se considerarmos todos os escritos, então fórmulas matemáticas seriam consideradas literatura. É necessário ter cuidado ao definir o que é Literatura.
Número da frase:4
Comentário:A literatura, como toda arte, prescinde de significação, não pode ser contida porque alcança o inatingível, o imensurável. A literatura utiliza a linguagem verbal e por isso se diferencia das outras artes, porque faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la. A literatura é fruição, é mergulhar no prazer que a leitura pode oferecer. O prazer estético que a literatura proporciona torna-nos mais atentos àquilo que é impalpável, provoca-nos um estranhamento diante da realidade social e torna-nos sensíveis às dores do mundo. Praticar a leitura é esquecer, é permitir-se entrar em sintonia com as palavras, com o estado de fruição que só a arte nos permite experimentar através dos poemas, contos, livros, histórias.
Questão 2: Em primeiro segundo Jakobson, o conceito de que na literatura prevalece a função poética da linguagem, sendo que as outras funções aparecem, porém de forma subalterna, enquanto no uso cotidiano da linguagem estão presentes todas as funções. Neste momento, Jakobson atribuiu à função poética, diversas singularidades proeminentes: “campo onde descobriu e estudou os mais importantes princípios da linguística estrutural: a autonomia da linguagem, o caráter estrutural acentuado da linguagem, o papel da percepção ou da orientação, a interdependência de som e sentido das estruturas prosódicas e gramatical, os dois eixos da linguagem, a multiplicidade das funções linguísticas, sendo assim uma das funções mais grandiosas da comunicação, conferindo à literatura, todas essas propriedades supracitadas, pela predominância que a função poética possui nos textos literários.Em segundo a percepção de que, enquanto a linguagem de uso cotidiano se esgota no próprio e imediato pronunciamento, limitando-se à situação que exigiu o pronunciamento de determinada frase, a literatura consegue transpor de forma assimétrica o espaço e o tempo, com autor e leitor em lugares e momentos diferentes, perpetuando-se no tempo e no leitor, com a mensagem permanecendo na obra, permitindo a sua ação de forma contínua, nos diversos leitores que a reinterpretarão e comentarão. Isso confere ao texto literário um imenso poder, maior que o da linguagem de uso cotidiano. Além disso, ao escrever uma obra, o escritor sempre precisa respeitar as normas da linguagem daquela língua natural(país), para que o leitor entenda e absorva a mensagem, mesmo que esse autor crie novas possibilidades de palavras no seu mundo literário.
Questão 3:
FICÇÃO:O vocábulo ficção vem do latim fictione, que por sua vez derivou-se de "fingere", e significa ato ou efeito de fingir, imaginar, simular. A palavra Fictício não significa falso, mas apenas historicamente inexistente, algo imaginário na obra literária para servir de exemplo para aquele contexto. A ficção é algo que está na nossa mente. A literatura não é ficção pura, nem realidade pura, nem meio termo. E toda literatura ficcional se apropria de elementos reais para existir, que seja com base em uma história real ou não. A ficção permite ao autor ou leitor criar um mundo onde ele queira viver, ou deseja para as futuras gerações, permite usar de ideias e personagens irreais para criar uma grande obra literária.
REALISMO: O Realismo foi um movimento artístico e cultural iniciado no século XIX na Europa. Caracterizado por opor-se às ideias românticas, os artistas desse período buscavam retratar a sociedade de maneira mais real, sem idealizações e forte subjetividade, sendo como um espelho darealidade.Um recurso muito utilizado pelos escritores realistas é o aprofundamento psicológico das personagens com o intuito de aproximá-las cada vez mais do real, ou seja, sem idealizações fictícias, vinha em oposição a ficção literária.
REFERÊNCIA:O termo referência se aplica à associação que nomes e expressões linguísticas contraem com entidades do mundo extralinguístico. O conceito de referente adquire importância na medida em que permite uma reflexão sobre os diversos modos que temos à disposição na língua para constituir um referente, seja esse no mundo real ou fictício. É se utilizar da referência de um personagem, de uma situação, de uma nação, ou de uma vida para descrever livros literários.
Questão 4:
Frase selecionada: Letra b.No entanto, devemos estar atentos para o fato de que o sentido da obra não será o mesmo para os vários e sucessivos públicos leitores, de modo que, mesmo considerando que a obra materialmente pode ser a mesma, ela poderá significar coisas diferentes.
Comentário:No ano em que foi lançado o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, em 1881 não se sabia, e nem se poderia saber à época. Algumas frases no texto, relativas aos críticos imediatos e contemporâneos da obra, sugerem que eles inferiam que a obra seria dotada de algo novo, mesmo sem saber definir que algo novo seria. Apesar desse aspecto da sensibilidade literária comum, devemos destacar que a mesma obra, no decorrer do tempo, além de sentido inicial, vai agregando julgamentos e considerações sobre si, à medida que os olhos de diversos tipos de leitores vão passando sobre o texto, e também, não menos importante, à medida que o tempo vai passando, a perspectiva permite uma análise diferente daquela do ano de seu lançamento, podendo hoje em dia, ser classificada como um marco inicial do movimento literário denominado Realismo, em terras brasileiras que revolucionou o romance brasileiro. A obra é a mesma, mas os instrumentos interpretativos variam entre os públicos leitores, premidos por questões culturais, psicológicas, sociais e históricas. Assim, as mesmas palavras de Machado de Assis assumem diversos significados, variando de acordo com aqueles que fazem despertar das palavras deitadas no texto através da capacidade interpretativa que são possuidores, caminhos díspares e variados sentidos, muitas vezes divergentes. O sentido que a obra teve para os vários e sucessivos públicos não foi o mesmo sempre. A interpretação dada hoje às Memórias póstumas de Brás Cubas hoje paga tributo a toda uma série de leituras interpretativas que foram antes, a obra é hoje um resto material do passado que permanece no presente do séc. XXI.

Continue navegando