Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	FRANCISCO GILSON RODRIGUES OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0 Nota de Partic.: 2 Data: 06/11/2014 08:58:02 
	
	1a Questão (Ref.: 201407250287)
	sem. N/A: A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
	Pontos: 0,5 / 1,5 
	O que é Etnocentrismo? 
		
	
Resposta: discriminaçao de grupo em relaçao a outro considerado inferior por diferenças de hábitos.
	
Gabarito: Trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. 
	
	
	2a Questão (Ref.: 201407027105)
	4a sem.: Pensamento político
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954: 
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima: 
		
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201407195133)
	1a sem.: Os conceitos socioantropológicos de indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto. 
		
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.
	
	O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201407284132)
	sem. N/A: Objeto e método
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Quais as áreas que formam o conjunto de disciplinas das Ciências Sociais?
		
	
	Ciência Política, Ciência das Mídias e Antropologia.
	
	Antropologia, Sociologia e Astronomia.
	
	Astronomia, Física e Biologia.
	
	Ciência Política, Sociologia e Antropologia.
	
	Biologia, Química e Física.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201407190957)
	5a sem.: Positivismo
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de: 
		
	
	Teológico, metafísico e tradicional.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	Metafísico, racional e positivo.
	
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201407062649)
	6a sem.: Fatos sociais e representações coletivas: a sociologia de Durkheim
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a "comunhão de valores morais" a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto. 
		
	
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201407592435)
	sem. N/A: A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	A descoberta dos europeus das novas civilizações, nos séculos XV e XVI, provocou certo estranhamento e, em algumas vezes, profunda rejeição. Considerando esse momento histórico assinale a opção que contemple descrição fato que provocou essa descoberta:
		
	
	Descobrimento do "Novo Mundo".
	
	Invasão dos bárbaros.
	
	Construção do canal de Suez.
	
	Tomada de Constantinopla.
	
	Abertura de portos nórdicos.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201407119280)
	9a sem.: SOCIEDADE EM REDE: GLOBALIZAÇÃO
	Pontos: 1,5 / 1,5 
	ENADE 2006
Ao desabar muito do que tem sido o estado-nação, como realidadee imaginação, logo fica posto o desafio para as ciências sociais. O paradigma clássico, cujo emblema tem sido a sociedade nacional simbolizada no estado-nação, está posto em causa. Continuará a ter vigência, mas subordinada à globalização, à sociedade global, como realidade e imaginação. O mundo não é mais apenas, ou principalmente, uma coleção de estados nacionais, mais ou menos centrais e periféricos, arcaicos e modernos, agrários e industrializados, coloniais e associados, dependentes e interdependentes, ocidentais e orientais, reais e imaginários. As nações transformaram-se em espaços, territórios ou elos da sociedade global. Esta é a nova totalidade em movimento, problemática e contraditória. Na medida em que se desenvolve, a globalização confere novos significados à sociedade nacional, como um todo e em suas partes. Assim como cria inibições e produz anacronismos, também deflagra novas condições para uns e outros, indivíduos, grupos, classes, movimentos, nações, nacionalidades, culturas, civilizações. Cria outras possibilidades de ser, agir, pensar, imaginar. (IANNI, Octavio. A era do globalismo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 87)
Sob o signo da globalização, muitas transformações estão se processando, com impactos severos na dinâmica da vida contemporânea.
A intensificação do terrorismo é uma das reações aos entrechoques da vida globalizada? Por quê?
		
	
Resposta: sim. porque com a globalização nota-se a tendência de uma dominação cultural de uma sociedade sobre outra, e muitos povos não aceitam esses tipos de dominações. Então surge revoltas, guerras e ataques terroristas.
	
Gabarito: 
Padrão de Resposta:
Sim, o terrorismo representa uma organização em rede de forças de reação à globalização, na medida em que o desmanchar de tradições, culturas, símbolos e demais representações nacionais são abaladas pelo crescente processo de aproximação dos povos. Neste sentido, o terrorismo não reage à globalização somente por motivos políticos, mas também por motivos culturais, religiosos, econômicos e sociais. Sua reação explosiva contra vítimas anônimas, cujas 104 Elton Somensi de Oliveira e Elias Grossmann (Orgs.) faces se revelam somente após cada ataque pontual, é a característica mais clara desta luta contra um inimigo também anônimo.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201407284140)
	sem. N/A: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	De acordo com a perspectiva teórica de Max weber, o Jongo, típica dança de origem africana, muito presente em quilombos da região do Vale do Paraíba e do Sul do Estado fluminense e as técnicas de utilização do bambu pelas crianças da comunidade desde os seus primórdios, podem ser classificadas como: 
		
	
	ação racional relativa a fins 
	
	ação racional relativa a valores 
	
	ação tradicional 
	
	ação solidária
	
	ação afetiva 
	
	
	10a Questão (Ref.: 201407285053)
	sem. N/A: Globalização
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A análise dos estudiosos que correlacionam globalização e crescimento econômico aponta como maior exclusão social, em nível mundial: 
		
	
	( ) O continente africano;
	
	( ) A Índia;
	
	( ) O Chile.
	
	( ) Os Estados Unidos;
	
	( ) O Brasil;

Continue navegando