Buscar

Trabalho II de Economia Política- Microeconomia e Macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho II de Economia Política
O produto agregado considera todos os valores que um país recebe do exterior, além de todas as riquezas que foram apropriadas de outras economias, isto quer dizer os valores que saem do país. Já a renda nacional, representação do fluxo dos recursos nacionais em bens e serviços gerados ao longo de um determinado período de tempo, inclui salários, rendimentos de profissionais liberais e inclusive lucros privados. Produto agregado e renda nacional são equivalentes, pois se uma for afetada a outra se atingira da mesma maneira.
A) O PIB é a estatística econômica pela qual se mede a renda total de um país. Sim, o PIB abrange todos os bens e serviços produzidos no país, lembrando que este cálculo é feito em certo período de tempo e com base nos bens finais, pois o valor dos bens intermediários já está incluído no valor dos bens finais.
B) Esta equação é identidade do PIB:
Y= C + I + G + EL 
 Seus componentes são o consumo (C), investimento (I), compras do governo (G) e exportações líquidas (EL). No caso y representa o próprio PIB, que se divide em seus quatro componentes apontados anteriormente.
O PNL é a renda total dos residentes da nação, menos as perdas decorrentes da depreciação, e se difere do PIB por que inclui e exclui certas categorias de renda.
O PNB é a renda total dos residentes permanentes de um país, ele é diferente em economias fechadas e abertas. Isto se deve ao fato de que em economias abertas ele se aproxima mais do PIB, enquanto nas economias fechadas ele se difere muito.
Quando os economistas estudam mudanças na economia ao longo do tempo, eles buscam uma medida da quantidade total de bens e serviços que não seja afetada pelas variações nos preços desses Bens e serviços. Para fazer isto eles usam uma medida chamada PIB real, que é a medida que mostra como a produção geral de bens e serviços da economia muda com o passar do tempo. Já o PIB nominal, é medida de calcula, da produção de bens e serviços avaliada aos preços correntes, ou seja, em certo período de tempo. Resumindo, o PIB real é a produção de bens e serviços avaliados a preços constantes e o PIB nominal é a produção de bens e serviços avaliados a preços correntes. Para avaliar mudanças em níveis de produtividade e bem estar social devemos nos basear no PIB real, pois ele mede com mais exatidão a produção de bens e serviços da nação, dando maiores e mais específicas informações para analisarmos a produtividade e o bem estar de todos.
O PIB é uma boa medida de bem estar econômico para a maioria dos propósitos, porém ele não abrange a saúde da população, o nível de alfabetização, etc. Mas para uma avaliação mais especifica devemos analisar o PIB per capita da nação, que analisa a renda e as despesas do individuo médio. O PIB per capita nos traria assim, a medida natural do bem estar econômico do individuo médio, que supomos ser a maior parte dos cidadãos.
(2) A produtividade se refere a quantidade de bens e serviços produzida em cada hora de trabalho de um trabalhador, ela possui quatro determinantes que podemos chamar de capital físico,capital humano, recursos naturais e conhecimento tecnológico. O capital físico seria o estoque e estruturas usados para produzir bens e serviços. O capital humano que seria o termo utilizado pelos economistas para designar os conhecimentos e as habilidades que os trabalhadores adquirem por meio da educação, treinamento e experiência. Os recursos naturais seriam os insumos proporcionados pela natureza, que se apresentam em duas formas: renováveis e não-renováveis. E por último o conhecimento tecnológico, que seria conhecer as melhores maneiras de produzir bens e serviços. (4) Uma maior poupança leva a um padrão de vida mais elevado, e isto se deve ao fato de que uma sociedade deve poupar mais em consumo de bens e serviços hoje, para que amanhã desfrute de maior consumo. Ou seja, é preciso consumir menos e poupar mais. Um formulador de políticas públicas poderia ser impedido de aumentar a taxa de poupança por que incentivar a poupança e o investimento são maneiras pelas quais o governo pode estimular o crescimento e há longo prazo aumentar o padrão de vida da economia. (6) Remover uma restrição ao comércio, por exemplo, uma tarifa, poderia levar a um crescimento econômico mais rápido. Pela lógica do efeito de alcance, que é propriedade pela qual países que partem de um patamar mais pobre crescem mais rapidamente do que os países que partem de um patamar mais rico. Isto por que se removermos uma tarifa do comércio, ele pode oferecer produtos por um preço mais baixo, o governo recebe menos em um primeiro momento, mas ao longo do tempo com o preço mais baixo, as pessoas compram mais, e assim, uma maior quantidade de capital gira, as pessoas compram mais e ganham uma melhor qualidade de vida podendo adquirir produtos de seu desejo por preços baixos. (7) A taxa de crescimento populacional influencia o PIB per capita, pois um crescimento muito rápido no número de trabalhadores faz com que o estoque de capital seja distribuído entre mais pessoas, assim cada trabalhador fica equipado com menos capital. O que, logicamente diminui o PIB per capita.

Continue navegando