Buscar

Microeconomia e macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia: é o segmento da Teoria Econômica que estuda a formação dos preços no mercado, ou seja, o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, analisando o comportamento dos compradores ou vendedores. Neste contexto, mercado é o lugar onde os compradores (demandantes) de bens ou serviços, se encontram com os vendedores (ofertantes) destes produtos ou serviços com o objetivo de concretizar a transação. Na microeconomia estuda-se, por exemplo, a demanda por óleo do mercado de óleo e gás, qual é a demanda nesse mercado, e qual a oferta.
Macroeconomia: é o segmento da Teoria Econômica que estuda o funcionamento da economia como um todo, sendo responsável pelo estudo do relacionamento dos grandes agregados, por exemplo, o mercado externo, o nível de emprego, o consumo, a poupança e o investimento da economia.
 Demanda de Mercado
A chamada Lei Geral da Demanda evidencia uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, ceteris paribus. Um aumento do preço do produto resultará na redução de sua demanda. Por sua vez, o inverso ocorrerá na queda do preço do produto.
Variáveis que aumentam a demanda por um bem:
a) renda dos consumidores;
b) bens substitutos;
c) bens complementares;
d) preferências dos consumidores.
Alguns conceitos de bens:
a) Bem normal;
um bem é considerado normal quando sua demanda aumenta com o aumento da renda do consumidor e vice-versa.
se dividem em: bens essenciais e bens de luxo.
b) Bem inferior;
são bens cuja procura diminui sempre que o rendimento da população aumenta, ceteris paribus. Exemplos: carne de segunda, televisores, aparelhos de celular, etc.
c) Bens de consumo saciado ou de consumo familiar.
são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. Dividem-se em duráveis (automóvel, máquina de lavar roupa, etc) e não duráveis (sorvetes, chocolates, etc). São bens que independem da variação da renda.

Continue navegando