Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE EM GRUPO
GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
Petrolina
Julho 2018
FRANCISCO ALEXANDRO
WALLACY FARIAS
PEDRO HENRIQUE
ITEOGENY BARBOSA
	 Trabalho apresentado ao Centro de Ensino Grau Técnico pela turma da Educação Profissional do Curso de Eletrotécnica – Eixo Processos Industriais do componente curricular "Geração e Distribuição de Energia”.
Petrolina
Julho/2018
Curso: ELETROTÉCNICA TURMA: ELT 
Disciplina: GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
Quais os órgãos reguladores do setor elétrico nacional?
R-Conselho Nacional de Política Energética – CNPE
>Ministério de Minas e Energia – MME
>Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE
>Empresa de Pesquisa Energética – EPE
>Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
>Operador Nacional do Sistema Elétrico –NOS
>Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE
Qual o principal papel da Eletrobrás?
R- Eletrobrás Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição e controla grande parte dos sistemas de energia elétrica do Brasil por intermédio de seis subsidiárias: Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) e Eletronuclear. A empresa possui ainda 50% da Itaipu Binancional e também controla o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), o maior de seu gênero no Hemisfério Sul. A Eletrobrás dá suporte a programas estratégicos do governo federal, como o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica (Luz para Todos) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
O que é sistema elétrico de potência (SEP)?
R- É o conjunto constituído por centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação, linhas e receptores, ligados elétricamente entre si. São grandes sistemas de energia que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.atendendo a determinados padrões de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurança e custos, com o mínimo impacto ambiental e o máximo de segurança pessoal.
Explique Geração de Energia Elétrica?
R-As turbinas girando unidas aos geradores elétricos produzem a eletricidade. As turbinas podem ser movidas usando o vapor, a água, o vento ou outros líquidos como um portador de energia intermediário. As fontes de energia mais comuns são as térmicas, combustíveis fosseis, reatores nucleares, para a geração de vapor, e da energia potencial gravitacional das barragens das usinas hidroelétricas. Na geração de energia elétrica uma tensão alternada é produzida, a qual é expressa por uma onda senoidal, com freqüência fixa e amplitude que varia conforme a modalidade do atendimento em baixa, média ou alta tensão. Essa onda senoidal propaga-se pelo sistema elétrico mantendo a freqüência constante e modificando a amplitude à medida que trafegue por transformadores. Os consumidores conectam-se ao sistema elétrico e recebem o produto e o serviço de energia elétrica.
O que você entende por Rede de Transmissão?
R- É o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
Qual o aspecto fundamental para as redes de transmissão?
R- A segurança
Explique:
R- A segurança é um aspecto fundamental para as redes de transmissão. Qualquer falta neste nível pode levar a descontinuidade de suprimento para um grande número de consumidores. A energia elétrica é permanentemente monitorada e gerenciada por um centro de controle. O nível de tensão depende do país, mas normalmente o nível de tensão estabelecido está entre 220 kV e 765 kV.
O você entende por Rede de Sub-Transmissão?
R-Rede para casos onde a distribuição não se conecta a transmissão, havendo estágio intermediário de repartição da energia entre várias regiões.
Redes de Distribuição atendea que níveis de consumidor?
R-As redes de distribuição alimentam consumidores industriais de médio e pequeno porte, consumidores comerciais e de serviços e consumidores residenciais.
Quais as Características mais evidentes do Sistema Geração de Energia Elétrica no Brasil?
R- O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil pode ser classificado como hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários.
Principais bacias hidrográficas nas diferentes regiões?
R-O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da águanas diferentes regiões do país de maior atratividade econômica. São os casos das bacias dos rios Tocantins, Paranaíba, São Francisco, Paranaíba, Grande, Paraná, Tietê, Paranapanema, Iguaçu, Uruguai e Jacuí onde se concentram as maiores centrais hidrelétricas.
O sistema interligado de eletrificação permite que as diferentes regiões permutem energia entre si, quando uma delas apresenta queda no nível dos reservatórios. Explique
R-Como o regime de chuvas é diferente nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, os grandes troncos (linhas de transmissão da mais alta tensão: 500 kV ou 750 kV) possibilitam que os pontos com produção insuficiente de energia sejam abastecidos por centros de geração em situação favorável.
Quais as vantagens de um sistema interligado? Porquê?
R->Operação mais econômica do sistema: unidades geradoras de alto custo de produção podem ser substituídas por outras de menores custos. 
> Menores necessidades individuais de reserva girante: “economia de escala”.
> Ajuda mútua em casos de emergência Ajuda mútua em casos de emergência. 
> Aproveitamento da diversidade de carga: redução dos níveis de ponta do sistema como um todo sistema como um todo. 
> Aproveitamento energético da diversidade hidrológica entre bacias distintas em casos de períodos hidrológicos adversos casos de períodos hidrológicos adversos.
> Aumento geral no nível de confiabilidade: melhores níveis de tensão e freqüência melhores condições de regulação flexibilidade nos programas de freqüência, melhores condições de regulação, flexibilidade nos programas de manutenção programada, etc.
Quais as Desvantagens dos sistemas interligados? Explique?
R->Permite que distúrbios em uma região sejam transferidos para outra; 
>Exige reforços adicionais em unidades geradoras, interligações em corrente contínua, etc; 
>O aumento no nível de curto-circuito é outro aspecto a ser considerado; 
>Superação antecipada da capacidade dos disjuntores existentes
Oque você entende por CONCESSIONÁRIA?
R-empresa que recebeu uma concessão de exploração de serviço publico .
Quais as 10 Dez Maiores agentes de distribuição do país?
R- Eletropaulo, Cemig, CPFL, Copel, Light, Celesc, Coelba, Elektro, Celpe e Piratininga
Quais as Características dos Sistemas Elétricos de Potência?
R-ƒ>Normalmente são trifásicos; 
>Apresentam um grande número de componentes; ƒ
>Possuem transformadores que particionam o sistemaem seções de diferentes níveis de tensão.
Os sistemas elétricos podem ser representados graficamente através de:
Diagramas Unifilares
Diagramas Multifilares
Diagrama Equivalente por Fase
Explique:
Diagramas Unifilares
R-O diagrama unifilar é o mais usado pelos eletricistas instaladores nas obras. Ele é desenhando sobre a planta baixa (planta arquitetônica) e apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores rigidamente em suas posições físicas apesar de ser em uma representação bidimensional.
Diagramas Multifilares
R-O diagrama multifilar é representação mais minuciosa de uma instalação elétrica, assim como no diagrama funcional ele também mostra todos os condutores e componentes. Mas, além disso ele tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta.
Desenhando em plano tridimensional ele representa detalhes de componentes e conexões. Devido sua complexidade este diagrama é pouco usado, sua interpretação para grandes circuitos é demasiada complexa.
Diagrama Equivalente por Fase
R- Representa as grandezas normalizadas
Simplicidade a analise numérica
Elimina o efeito particionador dos transformadores
Usado para mostrar os dados de impedância de geradores, linhas, transformadores, cabos, capacitores etc. 
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO
PÓLO : PETROLINA - PE
EIXO PROFISSIONAL : PROCESSOS INDUSTRIAIS
CURSO TÉCNICO : ELETROTÉCNICA
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO
PÓLO : PETROLINA - PE
EIXO PROFISSIONAL : PROCESSOS INDUSTRIAIS
CURSO TÉCNICO : ELETROTÉCNICA

Mais conteúdos dessa disciplina