Buscar

17 - Resumo IV Berne - Regulação do batimento cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Regulação do batimento cardíaco
Resumo IV – Fisiologia cardiovascular
Berne
A função cardíaca é regulada por um certo número de mecanismos intrínsecos e extrínsecos.
A frequência cardíaca é regulada principalmente pelo sistema nervoso autonômico. A atividade nervosa simpática aumenta a frequência cardíaca, enquanto a atividade parassimpática (vagal) diminui a frequência cardíaca. Quando ambos os sistemas estão ativos, os efeitos vagais geralmente predominam.
Os seguintes reflexos regulam a frequência cardíaca: baro-receptores, químio-receptores, de inflação pulmonar, do receptor atrial (Bainbridge) e do receptor ventricular.
Os principais mecanismos intrínsecos que regulam a contração miocárdica são o mecanismo de Frank-Starling e a regulação induzida pela frequência.
O mecanismo de Frank-Starling é o processo pelo qual uma alteração no comprimento de repouso da fibra miocárdica influencia na contração subsequente pela alteração da afinidade dos miofilamentos para o cálcio e pela alteração no número de pontes cruzadas de interação entre os filamentos espessos e finos.
A regulação induzida pela frequência é o processo pelo qual uma alteração sustentada na frequência da contração afeta a força da contração alterando o influxo de Ca2+ para a célula. Reciprocamente, uma alteração transitória na frequência de contração altera a força contrátil, pois existe um atraso apreciável entre o tempo da captação do Ca2+ pelo retículo sarcoplasmático e o tempo em que ele se torna disponível novamente para liberação. 
O sistema nervoso autonômico regula o desempenho miocárdico principalmente por variação na condutância do Ca2+ da membrana celular via sistema de adenilil ciclase.
Certos hormônios, como a epinefrina, os esteroides adreno-corticais, os hormônios tireoidianos, a insulina, o glucagon, e os hormônios da hipófise anterior regulam o desempenho miocárdico.
Alterações nas concentrações do sangue arterial de O2, CO2 e H+ alteram diretamente a função cardíaca e indiretamente via químio-receptor.

Continue navegando

Outros materiais