Buscar

Corrosão de Metais em Meios Aquosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma: Química (tarde)
Introdução 
O processo de corrosão de metais é intrinseco da natureza e ocorre por conta da interação da superfície do metal com o meio no qual ele está inserido. Diversos são os produtos da corrosão de metais e a interação destes com meios corrosivos aquosos, tais como meios marinhos, ambientes industriais ou mesmo ambientes residenciais.
Uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. Isso pode ser percebido por meio do número de oxidação (Nox) de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos (um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, é sua tendência de atrair os elétrons.
Assim, nós olhamos o Nox de cada elemento envolvido na reação e se percebermos que o seu Nox do reagente era menor que o do produto, isto é, aumentou, significa que ele perdeu elétrons na reação. Por outro lado, se o seu Nox no produto é menor, significando que ele diminuiu, quer dizer que essa espécie química ganhou elétrons.
Procedimento
Colocou-se em um recipiente com água sanitária um prego. Em seguida observou-se e anotou-se o aspecto do prego e do líquido inicialmente.
Deixou-se sete dias em repouso. Durante esse tempo observou-se e anotou-se novamente todos os dias o aspecto do líquido e do prego.
Resultados
O experimento mostra a menor resistência à corrosão dos pregos comuns em água sanitária. Após o sétimo dia de experimentos fica clara a menor resistência a corrosão do prego comum. Pode-se notar que a corrosão aconteceu de modo muito rápido na água sanitária, podendo ser notado logo na primeira coleta de imagens bolhas, em toda superfície do prego, que indicam a formação de gases com a reação de oxidação. Após alguns dias, pontos escuros e resíduos da mesma cor são observados no prego e no fundo do recipiente. 
Conclusão 
Concluímos que isso ocorre porque os principais componentes responsáveis pela formação da ferrugem são o oxigênio e a água causando a corrosão.
Bibliografia
 http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/corrosao-ferro.htm
http://www.ehow.com.br/liquidos-domesticos-fazem-pregos-aco-enferrujarem-fatos_138824/
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-oxirreducao.htm

Mais conteúdos dessa disciplina