Buscar

Os Nacionalismos Marcio R Bravim

Prévia do material em texto

Os Nacionalismos
O nacionalismo é compreendido como um sentimento conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses em comum, que constitui uma individualidade política.
O sentimento nacionalista tem suas raízes na Revolução Francesa.
Tipos de Nacionalismo:
Nacionalismo liberal 
Forma de protesto contra os Estados monárquicos, aristocráticos e religiosos e de afirmação da identidade nas regiões submetidas ao domínio estrangeiro. 
Nacionalismo autoritário 
Estados nacionais exigem a lealdade exclusiva dos cidadãos e incentivam o ódio e a hostilidade para com outras nações.
Baseado na presunção de uma identidade comum partilhada por todos os membros de uma mesma etnia, falantes de uma mesma língua, professantes de uma mesma fé e/ou praticantes de uma mesma cultura. 
Nacionalismo étnico 
 Os nacionalistas territoriais assumem que todos os habitantes de uma nação em particular devem lealdade ao seu país de nascimento ou adoção. 
Nacionalismo territorial
Esta forma de nacionalismo surgiu durante a descolonização do período pós-guerra. Foi uma reação principalmente na África e na Ásia contra a subjugação por potências estrangeiras.
Nacionalismo anticolonial
Combina políticas esquerdistas com o nacionalismo, visa a libertação nacional pois afirma que a nação está sendo perseguida por outros países. Alguns dos principais exemplos são: o Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro que fez a Revolução Cubana, e expulsou Fulgêncio Batista que era apoiado pelos EUA em 1959. 
Nacionalismo de Esquerda

Continue navegando