Buscar

Introdução à Administração: Funções do Administrador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0260_EX_A1_201408360543_V1 
	08/08/2018 12:59:06 (Finalizada)
	Aluno(a): TANIA REGINA MENEGUITTE SILVEIRA DA COSTA
	2018.2
	Disciplina: GST0260 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO  
	201408360543
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para que as funções do administrador funcionem na prática e proporcionem resultados eficientes, eficazes e efetivos é necessário existir a retroação. Retroação também é conhecida por:
		
	 
	Feedback
	
	Controle
	
	Participação
	
	Ação gerencial
	
	Verificação
	
Explicação:
Para que as funções do administrador funcionem na prática e proporcionem resultados eficientes, eficazes e efetivos, deve-se utilizar a retroação, também conhecida por feedback. A retroação ou feedback possibilita ao gestor efetuar ajustes segundo as contingências internas e externas. A retroação serve de parâmetro para o gestor tomar as decisões com menos risco e incerteza, dependendo do nível hierárquico em que ele se encontra e das atividades que realiza nas organizações e fora dela.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Qual é o nível hierárquico que o CEO (Chief Executive Officer) e os diretores atuam em uma organização?
		
	
	Técnico
	
	Operacional
	 
	Estratégico
	
	Estrutural
	
	Tático
	
Explicação:
O nível estratégico, o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa. Este grupo relativamente pequeno de executivos é responsável pelas principais decisões da organização. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. No nível estratégico o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O conceito de valores organizacionais está diretamente relacionado:
		
	
	Aos ganhos de capital que a organização consegue obter ao longo de um período.
	 
	Às crenças, questões éticas e morais que orientam o comportamento da organização e das pessoas que nela trabalham.
	
	Ao valor que a organização representa para seus consumidores em termos práticos.
	
	Ao volume de vendas que a organização consegue alcançar durante um período.
	
	É o caráter da organização, é a maneira como ela se apresenta para os seus stakeholders, declarando o que pretende ser e fazer. Em razão dos diferentes públicos aos quais atende, os valores são descritos de forma genérica e não específica.
	
Explicação:
Valores representam o conjunto de princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as principais decisões. Essas crenças e atitudes básicas ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de códigos de conduta, que deverão servir de guia para o comportamento dos empregados.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os administradores devem possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais. A habilidade técnica está relacionada a um tipo de conhecimento. Qual das alternativas abaixo refere-se a ele?
		
	 
	Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas.
	
	Facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
	
	Capacidade e trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos.
	
	Envolve conhecimento generalizado, habilidade analítica e facilidade no raciocínio complexo.
	
	Está relacionada a capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
	
Explicação:
A habilidade técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma organização é composta de três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. As atribuições do nível tático são:
I - Responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa.
II - Estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
III - Executar as tarefas e atividades cotidianas.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	 
	somente a afirmação I é verdadeira
	
	somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	todas as afirmações são verdadeiras
	
	somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	somente a afirmação II é verdadeira
	
Explicação:
O nível tático representa um intermédio da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, atuando como ligação entre o nível estratégico e o operacional, traduzindo as políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretas que os nível operacional possam implementar. Esses administradores de nível gerencial atuam em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros.
O nível estratégico, por sua vez, é o  mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa, que têm que pensar muito mais a empresa ao invés de executar, sendo a sua atuação estratégica, abrangendo a emprea como um todo. O nível operacional, o mais baixo da hierarquia da organização, e é constituído pelos administradores de primeira linha, responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização, que, por sua vez, são os responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas.
	
	
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os administradores participam do processo administrativo executando as funções de planejamento, organização, direção e controle, identificadas para alcançar os objetivos definidos pela organização.  Entre essas funções, destaca-se o planejamento, entre as alternativas escolha a que se refere a ela:
		
	
	É a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões.
	 
	É a função que consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exige do gerente a capacidade de coordenação, liderança, processo decisório e motivação.
	
	É a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. É a função responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, portanto está relacionada com os processos de gestão das pessoas na organização.
	 
	É a função que se refere a especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-las, e no desenvolvimento de planos que integram e coordenam atividadesda organização.
	
	É a função que consiste em averiguar as atividades (projetos atividades) efetivas, se estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas.
	
Explicação:
As alternativas se referem as funções administrativas organização, direção e controle, a resposta diz respeito a função planejamento.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para lidar com os grandes desafios e mudanças do mundo atual, as organizações se estruturam por meio de quantos níveis organizacionais.
		
	
	Um nível.
	 
	Três níveis.
	
	Cinco níveis.
	
	Dois níveis.
	
	Quatro níveis.
	
Explicação:
Com relação à posição que ocupa na estrutura organizacional é possível distinguir três níveis hierárquicos: os níveis estratégico, tático e operacional.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Altos executivos responsáveis pela gestão global e eficácia da organização são chamados
		
	
	administradores de longo prazo.
	
	administradores de nível médio.
	 
	administradores estratégicos.
	
	administradores táticos.
	
	administradores de curto prazo.
	
Explicação:
O nível "estratégico", o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa. Este grupo de altos executivos relativamente pequeno, é responsável pela gestão global da empresa, tomam as principais decisões da organização, atentos aos desafios e tendências do ambiente externo. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. Esses administradores estratégicos têm que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Suas atuações são estratégicas e abrangem a organização como um todo.

Continue navegando

Outros materiais