Buscar

Gestao e Saneamento Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em 2014, cerca de 65% dos municípios registraram alguma iniciativa no que se refere à coleta seletiva, conforme mostra a figura a seguir, que também apresenta as diferenças regionais no tocante à disponibilização de tais iniciativas. Embora seja expressiva a quantidade de municípios com iniciativas de coleta seletiva, convém salientar que muitas vezes essas atividades resumem-se à disponibilização de pontos de entrega voluntária ou convênios com cooperativas de catadores, que não abrangem a totalidade do território ou da população do município (ABRELPE, 2014).
Figura 1: Iniciativas de Coleta Seletiva nos Municípios em 2014 – Regiões e Brasil
 
 
Considerando os dados apresentados na figura, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Região Sul apresenta o melhor índice de iniciativas referentes à coleta seletiva. 
b. No Brasil, cerca de 65% dos municípios apresentam alguma iniciativa no que se refere à coleta seletiva. 
c. A Região Nordeste apresenta o pior índice de iniciativas referentes à coleta seletiva. 
d. No Brasil, cerca de 35% dos municípios apresentam alguma iniciativa no que se refere à coleta seletiva. 
e. A Região Sudeste apresenta o pior índice de iniciativas referentes coleta seletiva. 
A destinação adequada, conforme descrita na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, é o aterro sanitário, local onde são controlados fatores que podem causar impactos ambientais, como contaminação do solo, da água e do ar. Porém, segundo dados publicados no Panorama Nacional de Resíduos Sólidos 2014, o índice de 58,4% de destinação final adequada em 2014 permanece significativo em relação a 2013.
 
Figura 1: Destinação final dos RSU Coletados no Brasil
 
 
Considerando os dados apresentados na figura, os impactos socioambientais relacionados à destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a PNRS, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A destinação adequada dos RSU é de competência do Estado. 
b. A destinação inadequada de RSU afeta apenas os recursos hídricos. 
c. Compete aos municípios fazer a gestão dos RSU, implantando sistemas de coleta e destinação adequada. 
d. A destinação correta dos resíduos não possui relação com a importância social dos catadores ou garis. 
e. Em 2014, a quantidade de RSU destinada a locais adequados totalizou 29.659.170 toneladas. 
A norma brasileira ABNT NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos através da identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação desses constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente seja conhecido. Assim, a identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização dos resíduos deve ser estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e os processos que lhes deram origem. (ABNT NBR 10004/2004).
 
Considerando a classificação dos resíduos e o sistema de codificação adotado pela norma supracitada, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Os resíduos não perigosos não inertes, Classe II A, não apresentam periculosidade e apresentam propriedades de biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. 
b. Os resíduos perigosos, Classe I, são aqueles que apresentam periculosidade e são identificados pelas letras L, P e U. 
c. Os resíduos perigosos, Classe II A, não apresentam periculosidade e são identificados pelas letras A, P, D e F. 
d. Os resíduos perigosos, Classe II A, são aqueles que apresentam periculosidade e são identificados pela letra A. 
e. Os resíduos não perigosos inertes, Classe II A, não apresentam periculosidade nem propriedades de biodegradabilidade,
combustibilidade ou solubilidade em água. 
Entulho é reciclado em uma a cada cinco obras no Brasil
28/09/2015
O entulho produzido em qualquer construção costuma ser um problema, mas poderia ser uma solução. Isso se o material fosse reciclado, o que só acontece em uma de cada cinco obras no Brasil. Quase tudo o que sobra das construções brasileiras é jogado na rua ou despejado num aterro. Material suficiente para construir quase 4 milhões de casas populares ou pavimentar 168 mil quilômetros de estradas. Daria para dar quatro voltas na Terra. Tudo isso é tratado como entulho, mas numa usina de reciclagem vira material perfeitamente adequado para novos projetos. As obras de construção civil no Brasil geram 84 milhões de metros cúbicos de resíduos todos os anos e só 17 milhões de metros cúbicos são aproveitados. As usinas de reciclagem poderiam fazer muito mais para diminuir essas montanhas de entulho. O que falta não é tecnologia nem aplicação para todo esse material. Mas o Brasil ainda precisa quebrar algumas barreiras. Uma delas é cultural.
 
(Trecho retirado de: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/09/material-e-reciclado-em-uma-cada-cinco-obras-no-brasil.html> Acesso em: 23 mar. 2016.)
 
Sobre a Resolução CONAMA 307/2002, referente aos resíduos sólidos da construção civil, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Os resíduos Classe A são aqueles para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação. 
b. Os resíduos Classe D são aqueles recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros,
madeiras e gesso. 
c. Os resíduos Classe C são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros. 
d. Os resíduos Classe C são aqueles para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação. 
e. Os resíduos Classe B são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros. 
Resíduos de serviços da saúde (RSS) 22/01/2016
 
Por muitos anos os resíduos dos serviços da saúde, tais como lixo hospitalar, remédios vencidos, lixos de consultórios médicos e odontológicos, de laboratórios de análises clínicas, dentre outros, foram tratados como os demais resíduos domésticos. Porém, devido ao seu alto potencial poluidor, tendo em vista que as pessoas que manipulam os RSS têm sua saúde exposta a riscos e, quando dispostos em lixões, esses resíduos poluem lençóis freáticos e corpos hídricos, o manejo de forma incorreta pode levar a um aumento do número de casos de infecções hospitalares. Desde 7 de setembro de 2004 entrou em vigor a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC), n° 306, na qual estão definidas as classificações dos RSS e qual o devido gerenciamento a ser dado para cada grupo. A realização do correto gerenciamento dos RSS é de extrema importância para prevenir possíveis riscos à saúde dos seres humanos e também ao meio ambiente.
 
(Trecho retirado de: <http://www.fiema.com.br/noticia/saiba-mais:-residuos-de-servicos-da-saude/84> Acesso em: 24 mar. 2016)
 
Sobre os grupos de RSS estabelecidos na RDC 306/2004, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O Grupo B engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos. 
b. O Grupo D envolve materiais perfurocortantes ou escarificantes. 
c. O Grupo A engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos. 
d. O Grupo C contém substâncias químicas prejudiciais à saúde pública ou ao meio ambiente. 
e. O Grupo E refere-se a quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais