Buscar

AVs Colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401095030)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	De acordo com o historiador Francisco Carlos Teixeira, a vitória de D. João, que inaugurou a Dinastia de Avis (1385-1580), representou uma política de expansão na Península Ibérica, uma aliança mais estreita com o mundo dos negócios. A partir dessa informação, faça uma breve análise sobre os principais fatores que contribuíram para o pioneirismo português nas expansões comerciais.
		
	
Resposta: Através da península Ibérica os negocios e importações trouxeram para Portugal um grande relevancia e pioneirismo nas expansões um dos fatores que contribuiu para isso foi o pacto colonial onde os demais países tinham que pagar para usar os portos.
	
Gabarito: O luno deve relacionar a importância da unificação política portuguêsa ao desenvolvimento das expansões marítimas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta equivocada. A unificação pioneira de Portugal se deu em função da presença de uma burguesia comercial que se aliou ao monarca e tinha interesses no comércio de longa distância. Essa união permitiu que Portugal fosse pioneiro nas navegações europeias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401050736)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Discorra sobre o processo de implantação da economia açucareira, considerando os investimentos necessários para seu desenvolvimento.
		
	
Resposta: A plantação açucareira e a cana de açucar já era cultivada em Portugal e para da continuidade aos lucros os portugueses passaram a plantar aqui no Brasil,usando a mão escrava indigena para seu cultivo. Caio Prado Junior em suas obras relatou a economia colonial no cultivo açucareiro e na cana.
	
Gabarito: Tratar sobre a participação de investidores estrangeiros, como flamencos e italianos, no processo de obtenção de crédito para a empresa colonial. Na Bahia, as ordens religiosas também participaram ativamente como financiadoras dos engenhos, ampliando sua participação na economia local.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): REsposta distante do esperado pelo gabarito. Aqui o aluno deveria mostrar que os engenhos só puderam ser montados graças ao investimento dos estrangeiros, sobretudo holandeses.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401049566)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os termos "nascimento" e "descobrimento" do Brasil tem sido constantemente questionados pela nova historiografia brasileira. Isso se deve, sobretudo a:
		
	 
	Existência de uma população indígena no Brasil, o que não qualificaria as terras colonizadas pelos portugueses como ¿descobertas¿
	
	Inclusão dos marginalizados nos estudos históricos, como agentes ativos no período colonial
	 
	Todas as anteriores
	
	Revisão da historia tradicional, que entendia os indígenas como bárbaros
	
	Discordância da visão europocentrica que dominou a literatura colonial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401049623)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para manter o exclusivo colonial, a Coroa Portuguesa lançou mão de diversos recursos para estimular o comércio. Podemos citar como exemplo EXCETO:
		
	 
	A concessão de privilégios a determinados grupos comerciais metropolitanos
	
	A exploração direta do comércio pelo Estado
	
	A prática do arrendamento
	 
	A venda direta de terras aos interessados
	
	A criação de Companhias de Comércio
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401041439)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral. Assinale a alternativa abaixo que expressa corretamente uma característica desse período:
		
	 
	As capitanias contribuiram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador
	
	A produção do açúcar era controlada diretamente pela coroa o que assegurou o rápido povoamento do território.
	
	As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais de todas as estruturas jurídicas e administrativas feudais.
	
	O governo-geral extinguiu as Donatárias no século XVI interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar
	
	As capitanias, sendo empreendimentos exclusivamente privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401095632)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os holandeses invadiram o Brasil com o objetivo de:
		
	
	iniciar o comércio de especiarias com os portugueses
	
	defender o seu monopólio de tráfico de escravos africanos
	
	recuperar o mercado de metais preciosos, perdido pela fragmentação de Portugal.
	 
	romber o bloqueio comercial com o Brasil imposto pela Espanha em função da União Ibérica.
	
	expandir o calvinismo nas colônias portuguesas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401249707)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Pacto Colonial, ou Exclusivo Colonial define as relações econômicas, políticas, sociais e culturais entre a Metrópole e sua colônia. Por ele, todas as riquezas existentes na colônia eram de propriedade da Metrópole. Entretanto, sabe-se que nem sempre esse Pacto foi respeitado. Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica o Pacto Colonial entre Brasil e Portugal.
		
	
	Com exceção do pau-brasil, todos os demais produtos coloniais de extração possuíam safras pré-determinadas. Sabendo-se o período de cada safra, a administração colonial poderia atuar com mais precisão no controle dessa produção e da sua exportação para a Metrópole.
	
	Portugal só exerceu um rígido controle sobre os produtos da colônia brasileira durante o ciclo do pau-brasil.
	 
	O excedente econômico produzido na colônia não era conduzido, necessariamente, para a Metrópole. Tanto poderia ser consumido localmente quanto muitas vezes era negociado entre as próprias colônias portuguesas, como Moçambique.
	
	Em virtude da economia colonial respeitar ciclos de produção (pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração), o controle dessa produção e da exportação para a Metrópole ficava mais fácil de ser executado.
	
	A administração portuguesa falhou totalmente no controle da produção e exportação dos produtos coloniais tanto que, quando foi descoberto ouro em Minas Gerais, Portugal não teve quase nenhum lucro com essa descoberta, tal a monta dos desvios dessa produção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401039105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A tabela abaixo demonstra a estimativa de escravos africanos desembarcados no Porto do Rio de Janeiro entre os anos 1801 e 1808.
 
	Ano
	Nº de escravos
	1801
	10011
	1802
	11343
	1803
	9722
	1804
	9075
	1805
	9921
	1806
	77111
	1807
	9689
	1808
	9602
Os dados apresentados, quando relacionados aos fatores externos, permite o historiador chegar a que conclusão?
		
	
	Podemos inferir que houve um declínio econômico do Brasil causado por elementos internos, algum tipo de catástrofe climática ou praga nas lavouras, o que fez diminuir o fluxo de escravos.
	
	Refletem a expansão e a retração dos movimentos antitráfico empreendidos pela Inglaterra e por movimentos abolicionistas internos.
	 
	Apontam um declínio da atividade econômica do Brasil em decorrência das guerras napoleônicas. O que fica bem caracterizado com os números de 1807 e 1808 que demonstram a retomada do crescimento com a decisão da Corte de mudar para o Brasil.
	
	Não revelam nenhum dado importante, pois, não houve qualquer fato o processo que interferisse no fluxo econômico entre Brasil e Portugal neste período, logo, as alterações referem-se a flutuações do mercado.
	
	Demonstram a decadência do tráfico de escravos para o Brasil. Os números de 1806 apontam para uma menor aptidão escravocrata da economia brasileira em decorrência da imigração de europeus.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401248536)
	Pontos:1,0  / 1,0
	A influência iluminista chegou a Portugal na segunda metade do século XVIII através de Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido como Marquês de Pombal, nomeado ministro pelo rei Dom José I. Sobre as medidas adotadas por Pombal, assinale a INCORRETA.
		
	
	ampliou os lucros provenientes da exploração colonial;
	 
	expulsou do Brasil os beneditinos;
	
	expulsou do Brasil os jesuítas;
	
	modernizou a administração pública de seu país;
	
	instalou em Portugal a Real Fazenda que centralizava a cobrança de impostos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401249660)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vinda da Família Real portuguesa, para muitos estudiosos, está ligada à independência do Brasil. Dentre os muitos fatores que levaram a esse fato histórico, dois deles merecem destaque. Assinale quais são esses dois fatores:
		
	
	A autorização para instalação de manufaturas e a liberação de importação de matérias primas visando o desenvolvimento do Brasil.
	
	A vinda da Missão Artística Francesa e a liberação de produtos manufaturados vindos da Inglaterra que dão à elite brasileira uma visão nova de um mundo até então desconhecido.
	
	A invasão da Guiana Francesa e da Província Cisplatina, que resultou no despertar de uma identidade brasileira que acabaria por levar à independência.
	
	A assinatura dos tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade entre Portugal e Inglaterra.
	 
	A Abertura dos Portos, que acabava com o Exclusivo Colonial, e a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves terminando oficialmente com o status de "colônia" do Brasil.

Outros materiais