A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Pré-visualização | Página 4 de 6

tratamento especial.
28-O arranjo físico significa a colocação racional dos diversos elementos combinados para proporcionar a comercialização dos produtos. Quando se fala em arranjo físico, se entende como o planejamento do espaço físico a ser ocupado e utilizado. No armazém, há principais aspectos do layout a serem verificados. Sobre eles, analise as opções a seguir:
I- Embarque. CORRETA
II- Escritórios. CORRETA
III- Economia de mercado. ERRADA
IV- Outras instalações. CORRETA
29-O arranjo físico significa a colocação racional dos diversos elementos combinados para proporcionar a comercialização dos produtos. Quando se fala em arranjo físico, se entende como o planejamento do espaço físico a ser ocupado e utilizado. No armazém, há alguns aspectos do layout a serem verificados. Sobre eles, analise as opções a seguir:
I- Itens de estoque. CORRETA
II- Corredores. CORRETA
III- Prateleiras e estruturas. CORRETA
IV- Capital de giro. ERRADA
30-A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que possam auxiliar na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, qualidade e segurança do produto ou processo ao qual seja aplicada. Dentro desta visão, muitas empresas estão optando por padronizar sua produção para aumentar sua eficiência e reduzir seus custos. Sobre os fatores que a padronização apresenta como benefício, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O processo de padronização proporciona uma diminuição no custo de compra, uma vez que os materiais podem ser adquiridos em grandes lotes, facilitando uma redução nos custos unitários dos materiais.
( V ) O uso da padronização é possível obter materiais de qualidade para a substituição de outros com qualidades diferentes, tendo como parâmetro atender a todas as necessidades da empresa, padronizando o manuseio e a armazenagem dos materiais.
( F ) Possibilita o aumento de aquisição de materiais e as variedades já existentes, de um material qualquer, de um ou vários tipos julgados satisfatórios, de modo que esse número de variedades satisfaça as necessidades do consumidor.
( V ) Através da padronização, o número de itens a serem adquiridos pode ser diminuído, possibilitando agilizar o processo de aquisição de materiais. 
31-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Os equipamentos para movimentação de cargas podem ser fixos ou móveis, permitindo que o material seja erguido e manuseado de forma horizontal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Carro prancha.
( ) Talhas.
( X ) Pórticos.
( ) Empilhadeira.
32-Atualmente, o que pode e deve existir no local de armazenagem é um local definido exclusivo para materiais ou equipamentos sem consumo. No entanto, com tempo determinado para permanecer neste local de forma que a empresa acumule e opte em vender, trocar ou faça uma doação destes materiais sem consumo, evitando que este permaneça por anos no mesmo local. Sobre as razões econômicas da armazenagem, analise as sentenças a seguir:
I-Descontos nas quantidades adquiridas e nas taxas de transporte. CORRETA
II- Demanda reprimida. ERRADA
III- Economias de produção referente a lotes econômicos. CORRETA
IV- Economias na redução dos níveis de risco e de estoques. CORRETA
33-Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga, podendo ter motorização própria ou não. No processo de armazenagem, são vários os equipamentos utilizados. Os equipamentos para movimentação de cargas são utilizados para a elevação de cargas, sendo que as mais conhecidas e utilizadas são as manuais (com e sem alavanca). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Empilhadeira.
( ) Pórticos.
( ) Carro prancha.
( X ) Talhas.
34-A forma de unitização mais divulgada é a paletização. Hoje, o palete é utilizado para o transporte, armazenagem e movimentação dos produtos em geral. Alguns são fabricados em madeira, outros em plástico, e alguns até em metal. Na verdade, os paletes servem como um importante equipamento de movimentação e armazenagem de produtos dentro das empresas. Sobre as vantagens da utilização dos paletes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Melhor utilização dos espaços verticais.
( V ) Redução de acidentes pessoais na substituição da movimentação manual pela movimentação mecânica.
( V ) Tempo de movimentação fica reduzido.
( F ) Diminuição da uniformização dos locais de armazenagem dos paletes.
35-Quando uma empresa fecha um frete de transporte logístico, no momento da cotação do frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. O cálculo do custo está atrelado a alguns itens que impactam diretamente nos custos logísticos. Sobre as principais tipos de riscos que as cargas podem sofrer durante a sua movimentação, transporte e armazenagem, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Riscos radiação; corrosão; inflamabilidade; volume; peso; e forma.
( ) Riscos químicos, combustibilidade, climáticos, imponderáveis, oxidação e humanos.
( X ) Riscos mecânicos, físicos, químicos, climáticos, contaminantes, humanos e imponderáveis.
( ) Riscos fragilidade; combustibilidade; volatização; oxidação; explosividade; e intoxicação.
36-A forma de unitização mais divulgada é a paletização. Hoje, o palete é utilizado para o transporte, armazenagem e movimentação dos produtos em geral. Alguns são fabricados em madeira, outros em plástico, e alguns até em metal. Na verdade, os paletes servem como um importante equipamento de movimentação e armazenagem de produtos dentro das empresas. Sobre as vantagens da utilização dos paletes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Corta pela metade o tempo de carga e descarga de caminhões.
( V ) Paletização simplifica o controle de inventário.
( F ) Aumento de furto quando itens individuais são unitizados por cintas.
( V ) Tempo de movimentação fica reduzido.
37-Todo o manuseio e transporte até o consumidor final tem por objetivo que o produto chegue não só no prazo estipulado, mas intacto e em condições de uso ou venda. Relacionado à preparação da carga, é preciso conhecer o tipo de carga, e como ela será despachada. Sobre os tipos de cargas, analise as opções a seguir:
I- Frágil. CORRETA
II- Tóxica. CORRETA
III- Corrosiva. CORRETA
IV- Humana. ERRADA
38-A embalagem tem a função de garantir a integridade da mercadoria, além de auxiliar no processo de divulgação. Com relação à classificação das embalagem com relação a sua função, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Embalagem frágil, reforçada, dupla e tripla.
( X ) Embalagem primária, secundária, terciária, quaternária e quinto nível.
( ) Embalagem de mão, de vitrine e de transporte.
( ) Embalagem A, B, C e D.
39-Quando uma empresa fecha um frete de transporte logístico, no momento da cotação do frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. O cálculo do custo está atrelado a alguns itens que impactam diretamente nos custos logísticos. Sobre as principais características das cargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Riscos contaminantes: é a deterioração, manchas, odores e infestações por vetores.
( V ) Riscos mecânicos: são as vibrações, trepidações, frenagens, oscilações, impactos e atritos.
( V ) Riscos imponderáveis: são os acidentes fortuitos.
( F ) Dimensões do produto: estão ligadas à necessidade de transporte, considerando como base as necessidades de custo da empresa.
40-Quando uma empresa fecha um frete de transporte logístico, no momento da cotação do frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. O cálculo do custo está atrelado a alguns itens que impactam diretamente nos custos logísticos. Sobre as principais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.