Buscar

PGE NP2 na ABNT (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO PSICOLOGIA
986W - PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
NOME: 
 RA: 
UNIP- PARAÍSO
SÃO PAULO – 2018
Exercícios referentes aos módulos cinco ao oito da disciplina online - NP2
1-Pode-se dizer que ocorreu generalização quando:
A) Comportamentos similares são emitidos em diferentes contextos.
B) Em situações similares são emitidos comportamentos diferentes.
C) Comportamentos são emitidos de forma similar sempre em determinado contexto.
D) Comportamentos diferentes são emitidos em diferentes contextos.
E) Comportamentos diferentes apresentam uma mesma função.
Justificativa: A resposta correta é a alternativa “A”. Pois generalização trata-se de um processo no qual as respostas são emitidas na presença de novos estímulos que compartilham propriedades com o SD. Lógica similar à generalização respondente: mais provável de ocorrer quanto mais parecido o novo estímulo for do SD.
2-Na maioria das cidades modernas, o semáforo constitui a principal sinalização do trânsito. Quando está verde sinaliza preferência para passagem, quando está vermelho sinaliza parada obrigatória.
Essa contingência descreve que o comportamento do condutor estará sob controle de algo que ocorre antes dele, ou seja, além das consequências o contexto antecedente pode controlar o comportamento operante.
Essa influência dos estímulos antecedentes sobre o comportamento ou o efeito que o contexto tem sobre o comportamento, é denominada:
A) Antecipação comportamental
B) Previsão de estímulos
C) Controle de estímulos
D) Ação-reação
E) Causa e efeito 
Justificativa: A resposta correta é a letra “C”. No controle de estímulos as Consequências controlam o comportamento, porém o contexto em que o comportamento ocorre (o que acontece antes) também controla o comportamento. Controle sempre quer dizer: alteração da probabilidade de ocorrência de um comportamento. A influência dos estímulos antecedentes sobre o comportamento ocorre através da relação que estes mantêm com as consequências do responder. Desta forma, se um condutor parar seu veículo quando o sinal está vermelho, ele faz isso por conta das consequências que este comportamento tem: parar no sinal vermelho evita batida e multa.
3-Sobre os esquemas de reforçamento, é INCORRETO afirmar que:
A) O reforçamento intermitente é ideal para o início do ensino de respostas enquanto o reforçamento contínuo é ideal para a manutenção das respostas
B) Nos esquemas de intervalo, apenas uma resposta seria suficiente para produzir a consequência, desde que emitida no momento em que o intervalo já tivesse transcorrido
C) Tanto nos esquemas de intervalo quanto nos de razão, se não houver resposta, não há reforçamento 
D) O esquema de intervalo variável 2 min (VI2min), em média a cada 2 minutos uma consequência está disponível, mas só é possível obtê-la se houver resposta
E) O esquema de razão fixa 8 (FR8) significa que apenas após a emissão de 8 respostas a consequência estará disponível e no esquema de razão variável 8 (VR8) após em média 8 respostas
Justificativa: A resposta correta é a letra “A”. Para entender a relação entre respostas e consequências e quais as implicações entre ter sempre ou não ter reforço, a análise do comportamento estuda os esquemas de reforçamento. Divide os esquemas em contínuos (CRF) e intermitentes. A primeira coisa que se nota é que com certeza no nosso ambiente cultural e social, a maioria das contingências de reforço intermitente, ou seja, temos poucas situações cotidianas com esquema de reforçamento contínuo, como por exemplo, ligar ou ativar aparelhos eletrônicos e/ou mecânicos. Sempre que se tenta ligar o aparelho liga. Caso ele não funcione nós rapidamente "percebemos" o problema e não continuamos mais a tentar. Por outro lado nem sempre desistimos ou nos convencemos com tanta facilidade de que não vamos encontrar um canal interessante procurando nas dezenas de canais da TV a cabo. A resposta é a mesma, pressionar um botão (para ligar a TV e para mudar de canal), mas certamente pressionamos mais vezes procurando canais sem encontrar, do que pressionamos o botão de ligar quando a TV não liga. 
4-Na discussão dos resultados de um relatório científico, os resultados devem ser analisados em relação aos objetivos do trabalho. Também se deve apresentar os eventuais problemas e dificuldades da pesquisa e as possíveis soluções para pesquisas futuras
PORQUE
Uma pesquisa só tem validade caso os resultados sejam compatíveis com os objetivos propostos, caso contrário a pesquisa é considerada inválida. 
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que:
A) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
C) as duas afirmações são falsas. 
D) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
E) as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Justificativa: A resposta correta é a letra “B”. Na discussão dos resultados do trabalho serão discutidos em relação aos objetivos da pesquisa. Aqui também são relatados eventuais problemas ocorridos e sugestões para próximos experimentos. As seguintes discussões deverão estar contempladas no relatório: Nível operante e Reforçamento contínuo: o valor das consequências para controle do comportamento e os efeitos sobre outros comportamentos. Extinção: o valor do reforço para manutenção do comportamento. Discriminação: Se houve discriminação: a comparação com o reforçamento contínuo (curva de respostas em SD) e comparação com a extinção (curva de respostas em S delta). Se não houve discriminação: levantar hipóteses para explicar o problema. (não houve tempo suficiente, falha no procedimento, etc.) Razão Fixa: os esquemas intermitentes e as altas taxas de resposta em comparação ao reforçamento contínuo.
5-No item "Resultados" de um relatório científico devem estar contemplados os seguintes requisitos:
I - Os dados coletados, já analisados e descritos em forma de gráficos ou tabelas.
II - Descrição textual do que é apresentado nos gráficos ou tabelas, ressaltando os dados mais importantes.
III - Articulação entre os objetivos do trabalho e os dados colhidos, por exemplo, se os objetivos do estudo foram atingidos.
São corretas as afirmações:
A) I
B) II
C) III
D) II e III
E) I e II
Justificativa: A resposta correta é a letra “E”. Nos resultados do trabalho deve se apresentar todos os dados coletados e processados a partir dos procedimentos realizados. Deve se apresentar os dados preferencialmente na forma de gráficos. Os gráficos devem conter: Título: o tipo de análise feita e o procedimento realizado, rótulo dos eixos vertical e horizontal: em geral no eixo vertical a frequência ou taxa de respostas e no eixo horizontal a passagem do tempo ou as diferentes respostas. Abaixo do gráfico deve se descrever o que se oberva nele, em termos da frequência ou taxa, das diferenças entre os momentos, do formato da curva, do total de respostas, e outros aspectos que possam chamar a atenção e serem relevantes para alguma discussão.
6-Sobre a possibilidade de uma ciência do comportamento humano, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Para que pensemos em uma ciência do comportamento humano precisamos abandonar a ideia de que este é imprevisível, indeterminado e livre.
B) A ciência do comportamento, pelas características singulares de seu objeto de estudo, deve ser fundamentalmente distinta das ciências naturais.
C) O comportamento é provavelmente o objeto mais complexo sobre o qual a ciência já ousou debruçar-se. De tal complexidade (nº praticamente infinito de variáveis controladoras) não se segue necessariamente a autodeterminação.
D) O comportamento humano é previsível e controlável desde que se tenha acesso às variáveis ambientais que o determinam.
E) O nível de predição e controle queuma ciência do comportamento pode alcançar é limitado, pela dificuldade de acesso às variáveis controladoras, mas isso não faz com que o fenômeno deixe de ser determinado.
 
Justificativa: A resposta correta é a alternativa “B”. De acordo com a obra de Skinner Ciência e Comportamento Humano, delineia-se uma concepção mais completa de ciência, que apresenta diversas continuidades com as noções do período inicial. A adesão a definições operacionais e a uma concepção de explicação que a iguala à de descrição de relações funcionais entre variáveis permanece como uma herança já daquele período. Skinner também parece manter uma concepção da ciência como um modo de produção de conhecimento que não se restringiria a alguns objetos de estudo, que abarcaria tanto a Física quanto a Biologia e a Psicologia, por exemplo. O que aparece de novo em 1953 é a afirmação mais clara da ciência como meio privilegiado de intervenção na realidade, de resolução de problemas sociais. Uma ciência do comportamento seria uma necessidade para a solução dos problemas sociais - e tiraria daí uma de suas principais justificativas.
7-Em “Ciência e Comportamento Humano” de 1953, B. F. Skinner afirma: “Muitos comportamentos, entretanto, adquirem conexões importantes com o mundo ao redor. Podemos demonstrar como isso acontece no nosso experimento com o pombo, através de reforço do movimento de pescoço quando surge um sinal luminoso e do não reforço, para a extinção quando a luz se apaga. Com a repetição alternada dessas condições o movimento ocorre apenas quando a luz está acessa. Assim podemos demonstrar uma conexão de estímulo e resposta que é grosseiramente comparável a um reflexo condicionado ou incondicionado: o aparecimento da luz será imediatamente seguido por um movimento de cabeça para cima. Mas, a relação é, fundamentalmente, muito diferente. Tem uma outra história e diferentes propriedades”. Considere as seguintes afirmações:
I – A partir do trecho supracitado podemos afirmar que o comportamento do pombo pode ser descrito a partir de um paradigma operante (SD – R ? SR), no qual o estímulo discriminativo é a luz acessa e a resposta é o movimento da cabeça do pombo para cima.
II – A partir do trecho supracitado podemos afirmar que o efeito sobre o pombo pode ser descrito como uma resposta (movimentar a cabeça pra cima) eliciada por um determinado estímulo (luz acessa), seguindo o paradigma respondente (S ? R).
III – Este trecho também se refere ao processo de reforçamento diferencial no treino discriminativo. Assim, podemos afirmar que o efeito sobre o pombo será de que finalmente a resposta (movimentar a cabeça pra cima) terá maior probabilidade de ocorrência quando a luz estiver acessa.
É verdadeiro o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e III, apenas.
Justificativa: A resposta correta é a letra “D”. Não há relação entre condicionamento reflexo e controle de estímulos, ocorre emissão de respostas através do controle de estímulos.
8-Leia a afirmação e justificativa e assinale a alternativa correta: 
Os esquemas intermitentes são mais resistentes à extinção em relação ao esquema de reforçamento contínuo
Porque 
Nos esquemas intermitentes nem todas respostas são reforçadas, existindo uma relação maior entre a quantidade de respostas para cada reforço.
A) a afirmação é falsa e a justificativa é verdadeira 
B) a afirmação e a justificativa são verdadeiras 
C) a afirmação e a justificativa são verdadeiras, mas a justificativa não é correta para esta afirmação 
D) a afirmação é verdadeira e a justificativa é falsa 
E) a afirmação e a justificativas são falsas 
Justificativa: A resposta correta é a letra “B”. Nos esquemas intermitentes ocorrem diversas respostas para o reforço, já no caso do comportamento de extinção há um número elevado respondente no caso da extinção de um reforçamento contínuo. 
9-Skinner abordou os temas clássicos da psicologia como fizeram outros grandes nomes da psicologia
A diferença principal é:
Enquanto Skinner abortou tais temas de forma científica, os outros psicólogos e autores mais famosos da psicologia clássica o fizeram de forma não científica
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que
A) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmações são falsas.
D) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
E) as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Justificativa: A resposta correta é a alternativa “B”. Skinner usou recursos das ciências naturais, ou seja, ele sempre utilizou os seus métodos cientificamente e com base em diversas ciências.
10-Skinner fez diversas contribuições à psicologia, sendo que sua trajetória profissional teve como principais características:
I – A preocupação com o rigor e critérios do método científico
II – A produção contínua de conhecimento científico desde o início de sua carreira até a morte
III – O foco permanente nos temas e assuntos da psicologia experimental
São corretas as seguintes afirmações:
A) I
B) II
C) III
D) I e II
E) I e III
Justificativa: A resposta correta é a letra “D”. Skinner focou-se em aspectos sociais e cognitivos no decorrer do término de sua trajetória como psicólogo. Os seus trabalhos sempre eram com base em técnicas e normas científicas.
Referencias bibliográficas:
MOREIRA, M. B; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap. 6,7 e 11.
SKINNER, B. Skinner: sobre ciência e comportamento humano. Revista psicologia: ciência e profissão. Prof, v.25, n.3, Brasília, set, 2005.

Continue navegando