Buscar

Atividade contextualizada comunicação e expressão

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS
ROSENAIDE HELENA DA MATA
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Segundo os autores Koch & Travaglia (2011), um texto com os elementos coesivos contribui para facilitar a compreensão, mas o seu uso não é obrigatório para que ocorra a coerência. Seguindo esta linha de pensamento, leia o trecho da música abaixo e responda:
Você acha que este texto tem coerência e/ou coesão?  Justifique a sua resposta com base nas informações do conteúdo estudado.
Bye, Bye, Brasil
Oi, Coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor...
(Compositores: Roberto Menescal e Chico Buarque)
Com base no conteúdo estudado, compreendemos que um texto para ser considerado verdadeiramente bom, precisa apresentar duas características: coesão e coerência. 
A definição desses dois elementos essenciais são tão aproximadas que alguns autores chegam a tratá-las como um só caso, porém para os que as tratam como casos distintos são definidas, basicamente, como a seguir:
 Coesão – ligação harmoniosa entre as palavras e os parágrafos, através de mecanismos coesivos, para facilitar o seu entendimento pelo leitor (encontra-se no texto propriamente dito, na própria escrita apresentada);
Coerência – lógica do texto, sem distorções, facilitando o entendimento por parte do leitor com base nas informações contidas no próprio texto (encontra-se na cabeça de quem lê, no seu entendimento, em sua compreensão).
O texto analisado possui as funções emotiva e poética, retrata um diálogo através de um telefone público, entre duas pessoas com certa intimidade e separados por uma distância consideravelmente grande. Aparentemente tratam-se de palavras jogadas ao vento, sem conexão, portanto, sem coesão.
Mas um texto para ser compreendido não é obrigatório ter coesão? Não necessariamente, embora a presença de conectivos (por exemplo: conjunções, pronomes, advérbios, locuções adverbiais e palavras denotativas) facilitem o seu entendimento por parte do leitor, a coesão textual pode não ocorrer, diferentemente da coerência que se trata de fator indispensável para compreensão do que está sendo lido.
No caso, da letra da música Bye, Bye, Brasil, identificamos que a conversa por telefone está sendo apresentada apenas com as respostas de um dos interlocutores, referente as indagações da pessoa do outro lado da linha, esta compreensão só é possível devido a ocorrência da coerência textual presente no poema. Através dos elementos da coerência, conseguimos interpretá-lo, mesmo com a ausência da coesão textual, e entender facilmente a mensagem que os autores querem transmitir.
Concluímos assim, que a referida produção textual não possui coesão, porém, pôde ser compreendida sem grandes dificuldades através da análise das suas características de coerência textual que lhe atribuíram sentido e lógica, classificando-o como um bom e compreensível texto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BYE, BYE, BRASIL – ANÁLISE - Conversa de Português. Disponível em: <http://conversadeportugues.com.br/2013/08/bye-bye-brasil/> Acesso em: 17 mar. 2018.
COESÃO E COERÊNCIA – Mundo Educação. Disponível em: <https://www.significados.com.br/coerencia/> Acesso em: 17 de março de 2018.
TEXTOS SEM COESÃO: Entenda como isso pode acontecer! – Escola Kids. Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/textos-sem-coesao-entenda-como-isso-pode-acontecer.htm> Acesso em: 17 de março de 2018.

Continue navegando