Buscar

Relatório Lab. D

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Laboratório C – Princípio da superposição
Por
Filipe Chaves
INTRODUÇÃO
	Na aula realizada no dia 28 de agosto, em laboratório, as atividades foram resumidas em 6 etapas; alimentar o circuito com duas fontes de tensão (V1 e V2), medir a diferença de potencial (ddp) em quatro pontos distintos do circuito, remover umas das fontes (V2) e medir novamente a ddp nos pontos anteriores, remover a outra fonte (V1) e refazer o processo, somar os valores obtidos nos passos três e quatro, calcular a diferença entre os valores obtidos no passo dois com os valores obtidos no passo cinco.
	Esta aula prática tem por objetivo, comprovar o princípio da superposição, que nos diz: se um circuito linear (V=R.i) tem duas ou mais fontes ligadas a ele, a tensão gerada numa determinada porção dum circuito é a soma algébrica das tensões provocadas por cada uma das fontes do circuito consideradas isoladamente. Em outras palavras, a tensão em um determinado elemento dum circuito pode ser calculada somando a tensão provocada nesse elemento por cada uma das fontes do circuito isoladamente desligando todas as outras (V = V1+ V2).
DESENVOLVIMENTO
Alimentar o circuito abaixo com duas fontes de tensão (V1 e V2)
	Para alimentar o circuito com as tensões corretas, primeiramente, regulamos o gerador de tensões com uma saída de 15V para a fonte 1 e com uma saída de 20V para a fonte dois. Após isso, utilizamos o multiteste para verificar se os valores estão corretos.
Figura 1 – Circuito I.
	
Medir tensões em quatro pontos distintos do circuito
	 
	 
	 
	
Medir tensões nos mesmos quatro pontos, somente com V1 alimentando o circuito
 
	 
	 
	 
	
Medir tensões nos mesmos quatro pontos, somente com V2 alimentando o circuito
	 
	 
	 
	
Somar os valores obtidos em 2.3 e 2.4
		
		
		
	
Calcular diferença/erro (
	 
	 
	 
	
Demonstração do princípio da superposição para correntes
Iz
mA
Figura 2 – Circuito I, com amperímetro 
	Utilizamos agora, um amperímetro em série para verificar a corrente denominada Iz. Repetiremos basicamente o mesmo processo anterior, ou seja, iremos medir essa corrente com o circuito sendo alimentado pelas duas fontes inicialmente, depois mediremos a corrente tendo o circuito alimentado apenas por V1 e posteriormente, alimentado somente por V2.
Circuito alimentado por V1 e V2:
	
Circuito alimentado somente por V1:
	
Circuito alimentado somente por V1:
	
CONCLUSÃO
	Através do experimento descrito, foi possível comprovar a validade do Princípio da Superposição, tanto para tensões, quanto para corretes. Ao somar, mantendo a coerência de sinais, as tensões provocadas pelas fontes 1 e 2 separadamente, obtivemos o mesmo valor medido com as duas fontes ligadas ao mesmo tempo. Lembrando que, o principio da superposição é valido apenas para circuitos lineares, como é o caso de um circuito utilizado, composto apenas por resistores. Este princípio não se aplica a um circuito composto por capacitores e indutores, por exemplo, pois não são elementos lineares. 
Porto Alegre, setembro de 2014

Continue navegando