Buscar

PTG - A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Prévia do material em texto

�PAGE �7900�
�
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz a observação que tem como objetivo compreender a importância de se concretizar uma educação transformadora que promova a construção de um sujeito crítico e emancipada. 
Com base nos fragmentos, e relacionando artigos da LDB, relatamos sobre o papel da escola na formação do sujeito, em uma perspectiva emancipada, considerando a função social da escola nos dias atuais, e apresentamos a postura de um professor, que tem como objetivo a ação de ensinar, que acaba interferindo no perfil do sujeito a ser formado.
2.1 a importância de uma educação transformadora
Hoje, a busca incessante pelo conhecimento passou a ser mais que um diferencial na formação dos sujeitos. Estar em constante aprendizado passou a ser requisito básico para qualquer pessoa que queira manter um alto nível de empregabilidade e intelectualidade na sociedade, em um mercado que exige atualização a todo instante. A escola deve fazer questão de contribuir nessa evolução, não preparando apenas os cidadãos para a vida, pois ela é a própria vida, um local de vivência da cidadania.
A filosofia unificadora da escola deve ser a de estabelecer políticas coerentes a serem aplicadas no estudo de situações reais e específicas, capazes de colaborar para a melhoria das condições de vida das comunidades abrangidas pela sua ação. Atuar de forma isolada é parte do passado: hoje suas ações se tornam realmente efetivas se atuar de forma coletiva junto à sua comunidade.
A realidade mudou bastante nos últimos anos, exigindo cada vez mais que a escola acompanhe essas mudanças. Hoje não podemos ter em seu meio um ensino fragmentado, dissociado da realidade, mas sim um comprometimento que prepare seus atores para enfrentarem o processo de globalização:
Atualmente, encontramos nos discursos veiculados pela mídia e pelas políticas governamentais um forte apelo à escolarização como saída para os graves problemas enfrentados no país. Embora não seja correto imaginar que a escolarização possa resolver todos os problemas, temos que concordar que seu papel vai muito além e apenas instruir as novas gerações. 
Desta forma, a escola deve preocupar-se, possibilitando condições para que a sociedade que a abriga ingresse em seu meio, assumindo assim seu compromisso como local de transmissão de saber e construção do conhecimento.
São muitas as demandas da sociedade, levando em consideração os diferentes aspectos referentes à mobilidade social, desenvolvimento econômico e renda per capta, e se percebe que o percentual de famílias carentes é muito significativo. A população de baixos recursos socioeconômicos, para superação de suas carências sociais, busca na educação uma força aliada que permita realizar uma real integração e reconhecimento social, porém não podemos esquecer que esse objetivo será atingi- do se a escola proporcionar momentos de reflexões sobre a realidade dos sujeitos.
O papel da escola neste mundo que se transforma, deve estar equilibrado entre uma função sistêmica de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade. Ao mesmo tempo, deve exercitar sua função crítica ao estudar os principais problemas que interferem em sua localidade, devendo apontar soluções. �
2.2 A POSTURA DE UM PROFESSOR
O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva.
A Educação deve não apenas formar trabalhadores para as exigências do mercado de trabalho, mas cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração em um mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o conhecimento. Dentro deste contexto, é imprescindível proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um posicionamento de vida isento de preconceitos ou superstições e a uma postura mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do ambiente que ocupa. 
O desafio de contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de mudanças e incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes condizentes com a sociedade contemporânea leva o professor a entender que deverá exercer um novo papel, de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem adotados, como saber lidar com os erros, estimular a aprendizagem, ajudar os alunos a se organizarem, educar através do ensino, entre outros.
Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de cidadão do mundo.
O professor precisa estar consciente de que, através da sua prática docente, estará servindo de modelo, e, muitas vezes, o aluno o tem como modelo sem refletir sobre a sua prática.
É importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo ensino-aprendizagem. A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que o professor proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar idéias.
Dentro das competências: científica, técnica, humana e política desenvolvidas pelo professor, é essencial propiciar aos alunos condições para o desenvolvimento da capacidade de pensar crítica e logicamente, fornecendo-lhes meios para a resolução dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados interligados ao seu cotidiano, fazendo com que ele compreenda que o estudo é mais do que mera memorização de conceitos e termos científicos transmitidos pelo professor ou encontrados em livros. 
É um trabalho em que raciocínio e criatividade são recompensados.
Para que ocorram essas transformações, tão necessárias, é preciso que o professor demonstre profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos os que estão envolvidos em Educação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho traz a importância que está se dando a escolarização atualmente, a realidade mudou bastante nos últimos tempos, busca-se na educação do individuo a solução para enfrentarem a globalização, resolvendo assim os graves problemas enfrentados no País.
A escola deve preparar o indivíduo desenvolvendo qualidades e habilidades para a vida em sociedade.
O professor tem um papel importantíssimo, estando consciente que é ele quem vai valorizar e estimular o aluno.
REFERÊNCIAS
http://www.udemo.org.br/RevistaPP_02_05Professor.htm
http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n2/v24n2a11.pdf�
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
bruna DOS SANTOS RIBEIRO ZANCHETTA
creusa APARECIDA BRAGANTI
isabella PADILHA ANDRIOTTI
sandrielli MARA DE QUEIROZ 
silmara DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Votorantim
2016
bruna DOS SANTOS RIBEIRO ZANCHETTA
creusa APARECIDA BRAGANTI
isabella PADILHA ANDRIOTTI
sandrielli MARA DE QUEIROZ 
silmara DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral das disciplinas de Educação, Sociedade e Práxis Educativo, Políticas Públicas na Educação Básica, Prática Pedagógica Interdisciplinar:Escola e Sociedade, Psicologia da Educação:Desenvolvimento e Aprendizagem e Teorias e Práticas do Currículo.
Professores: Edwylson de Lima Marinheiro, Elias Barreiros, Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro, Mari Clair Moro Nascimento e Mayra Campos Frâncisca dos Santos.
Orientador: Prof°.Murilo Henrique.
Votorantim
2016

Continue navegando