Buscar

Avaliação Discursiva 1 arbitragem e pericia contabil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Avaliação Discursiva 1
1
Na visão de Ril (2017, p. 143) a perícia judicial é tida como “o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio [...]”. Por se tratar de perícia judicial, entende-se que o litígio seja solucionado no âmbito do judiciário.
A partir dessa afirmação e contextualização discorra sobre o desenvolvimento da perícia judicial. Sugere-se que o texto apresentado tenha fundamentos em conceitos trazidos pelo autor indicado, pois para a leitura completa do tema pode ser acessada na biblioteca virtual da Pearson, no livro Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial de  Ril Moura (2017).
 
Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 15 linhas. Não copie os trechos do livro indicado. Releia o texto e escreva com as suas palavras. Indique a página do livro que consta a sua fonte e pesquisa.
 Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.
 
Peso: 3.0
	A perícia judicial e´ executada pelo poder judiciário, como diz o Novo Código Civil, cabe ao juiz no processo requerer, dispensar, provas necessárias de acordo para elucidação da ação tomando as medidas cabíveis, nomeando perito especializado, regulamentado e assistente técnico, caso necessário for para questão, com prazo de entrega de laudo em 15 dias. Se o perito não puder em tempo hábil com explicação justa entregar laudo ao juiz, este acorda nova data. O perito apresentara honorários, título e posteriormente laudo com antecedência de pelo menos 20 dias antes da instrução e julgamento, tendo solicitado dados, documentos, livros indispensáveis ao trabalho pericial por escrito, tendo algum problema na aquisição do material, comunicar e justificar ao Juiz.
	 
	Comentário do professor : 
Resposta pertinente discorre parcialmente sobre o desenvolvimento da perícia judicial, não apresenta o que é perícia judicial e apresenta parcialmente dentro do desenvolvimento da perícia as atribuições do juiz e do perito, elementos fundamentais no processo.. Para o desenvolvimento da resposta foi solicitada a leitura completa do tema que deveria ser acessado pela biblioteca virtual da Pearson, no livro Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial de Ril Moura e respondido conforme solicitado no enunciado contendo citação da página 143 do referido livro. Ratificam-se parte e complementam-se outras. A perícia judicial é o conjunto de procedimentos técnicos científicos cuja finalidade é levar ao juízo elementos necessários para subsidiar a solução de litígios ou constatação de fatos. Emite-se o laudo pericial ou parecer técnico. São atribuições do juiz, conforme o NCC: - dirigir o processo de maneira imparcial, observando cumprimento dos prazos; - atentar-se às provas necessárias ao julgamento do mérito, podendo dispensar provas periciais quando houver documentos elucidativos; - poderá ser assistido por perito ou nomear perito especializado, além de indicar assistência técnica e apresentar quesitos, podendo prazo ser prorrogado. São atribuições do Perito, conforme o NCC: - cumprir o que lhe foi cometido; - apresentar num prazo de 5 dias as demandas das informações necessárias para serem analisadas identificando onde serão dirigidas as intimações; - protocolar o laudo em juízo no prazo de 20 dias antes da audiência, atentando-se para o objeto do trabalho a ser realizado; - nas diligências relacionar toda a documentação que necessite para realizar a perícia, caso contrário, deverá comunicar o juízo. Obs. Resposta completa nas páginas 143 e 144
	Pontuação : 1,3
1,3
Parte inferior do formulário

Outros materiais