Buscar

Modelo de Pesquia ou de Relatório de Aula Prática Thiago Fontes 2018 (2)

Prévia do material em texto

Relatório de Pré-Laboratório sobre ensaio de tração e dureza de Brinell.
DANIEL CAMPOS DE MENESES 
Palavras Chave: Inserir aqui as palavras chave (letra: Calibri, itálico, 9) separadas por vírgula (máximo de 6 palavras até 30 caracteres).
	MATERIAIS DE ENGENHARIA
Professor: Thiago Fontes
Introdução
É bastente impostante saber sobre a resistencias dos materias, a sua ductibilidade, até que ponto um material resiste a uma deformação antes mesmo de submeter esses materiais aos processos de fabricação.
Para conhecer as caracteriticas dos materiais ultilizamos testes, tais como ensaio de tração e dureza, que são regidas por normas tercnicas. Para os ensaios de tração dos materiais metalicos ultiliza as normas NBR 150 6892-1 de 2013, e para os ensaios de duzera de materiais metalicos ultiliza as normas NBR NM 187 de maio de 1999 e NBR 150 6506 também de 1999.
Discussão 
O Ensaio de Tração (Brinell) consiste em uma aplicação de força unicial sobre o material tendendo alongar até o momento de sua fratura. O corpo de prova é submetido a um esforço aplicando uma carga gradativa e registrando o valor da força correspondente, o ensaio termina quando o corpo de prova se rompe, para efeito de reproduzir a dimesões das diferenças do corpo de prova ultiliza a formula (tensão é igual a força sobre a area inicial).
Já a deformação sofrida pelo corpo de prova pode ser calculada em função do alongamento que é representada pela formula(alongamento é igual a delta S sobre comprimeto inicial).
O grafico tenão deformação explica de forma explicita o comportamento dos mateias durante a realização do teste.
No ponto A descreve a reta de propocionalidade, onde as tenções são diretamente propocionais, no ponto B é onde existe o limite de propocionalidade ou ponto de ruptura, o ponto C é o limite de escoamento onde a deformação é permanente e o ponto D é o momento da fratura.
 
Figura 1: Formula da tensão.
Figura 2: Formula da deformação.
Figura 3: Grafico Tenção Transformação.
	
	
	
	
	
	
	
	
Considerações Finais
Inserir aqui conclusões (letra: Calibri, 10).
Referências
Elemento obrigatório. As referências constituem uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2003)
Exemplo:
Curtis, M. D.; Shiu, K.; Butler, W. M. e Huffmann, J. C. J. Am. Chem. Soc. 1986, 108, 3335.

Continue navegando