Buscar

analise economica e adm estrategica apol 2

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Análise Econômica
Administração Estratégica
Questão 1/5 - Administração Estratégica
Uma rede paulistana de hotéis acaba de arrecadar 435 milhões de reais para seu primeiro fundo de investimentos em hotéis, criado no fim de 2011, em parceria com uma gestora de investimentos. É o primeiro fundo criado para comprar hotéis inteiros no Brasil. Nas próximas semanas, esse recurso financeiro vai ser usado para comprar seis empreendimentos e integrá-los à rede de 25 hotéis, que hoje fatura 255 milhões de reais. Outros 20 empreendimentos estão no radar do fundo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Norte do país.
Fonte: LETHBRIDGE, T. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1017, p. 19, 30 mai. 2012 (adaptado).
Que estratégia de crescimento foi utilizada pela rede de hotéis?
Nota: 20.0
	
	A
	Integração vertical
	
	B
	Integração horizontal
Você acertou!
Opção a – Falsa: a integração vertical prevê integração para frente ou para trás na cadeia de suprimentos; Opção B – Verdadeira: o objetivo da captação de capital da rede de hotéis é o de adquirir novas unidades em seu próprio ramo de negócio, por isso integração horizontal; Opção C – Falsa: a empresa não está abrindo novas unidades de negócios diferentes das atuais; Opção D – Falsa: a empresa está captando dinheiro de investidores para ampliar seu negócio e deverá remunerá-los, não se trata de compra de ações ou fusão; Opção E – Falsa: em uma joint venture as empresas parceiras trocariam ações, estabeleceriam uma nova empresa independente, não é o caso proposto.
(Aula 03, tema 8).
	
	C
	Diversificação
	
	D
	Fusão
	
	E
	Joint venture
Questão 2/5 - Análise Econômica
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
Nota: 20.0
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
Você acertou!
Apenas a afirmativa d está correta porque é a definição de concorrência monopolística.
As demais alternativas são incorretas. Em “a”, não existe apenas uma empresa no texto base e, portanto, não se caracteriza um monopólio. Em “b” a definição de concorrência perfeita é justamente o contrário do escrito nesta alternativa, pois há muitas empresas e produtos homogêneos.
Em “c”, a caracterização de um oligopólio é justamente o contrário do que foi escrito nesta alternativa, não é apenas uma empresa, esta definição é de um monopólio. E, por fim, a letra “e” está toda equivocada uma vez que no monopsônio há poucos compradores e, no caso do texto base, as empresas x, y, z e t são todas ofertantes de pasta de dente.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. cap. 4
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.
Questão 3/5 - Análise Econômica
Com relação às Estruturas de Mercado, analise as afirmativas das frases a seguir e assinale (V) para questões verdadeiras e (F) para questões falsas:
(      )  O mercado de um bem x que possui produtos de baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso é o oligopólio.
(      )  Monopólio natural significa que as firmas são monopolistas devido a baixas economias de escala.
(      )  A existência de muitos vendedores e um só comprador é uma situação de monopólio. 
(      )  A estrutura de mercado onde as empresas são monopolistas é caracterizado com altos lucros, produtos inelásticos e domínio de mercado.
(      )  Fusão é uma prática ilícita que caracteriza o conluio entre vendedores.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, V, F
Você acertou!
Produtos com baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso, são oligopólios; os monopólios naturais acontecem em regiões de baixa economia de escala; a existência de muitos vendedores e um só comprador, caracteriza-se uma situação de monopsônio; os monopólios puros, são caracterizados pelos altos lucros e domínio de mercado; fusão é a união de duas ou mais empresas, cartel é o conluio entre elas.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. p 74
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	F, V, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V, F.
	
	E
	V, V, V, V, V.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Raul Fragoso, presidente de uma grande empresa de varejo alimentício, cujo mercado cresce a passos largos, optou por uma estratégia empresarial de concentração, mas foi duramente criticado.
Justificou a escolha alegando que, a estratégia de concentração se pauta em:
Nota: 20.0
	
	A
	Um único negócio, podendo penetrar melhor em um mercado de alto crescimento
Você acertou!
a estratégia de concentração trabalha com uma ideia oposta a diversificação, se justifica quando os mercados apresentam grande potencial de consumo e crescimento, caso da Empresa de Raul Fragoso. A alternativa B – é falsa por supor dados como: única no setor, produtos de qualidade e distribuição diferenciada; A alternativa C – é falsa pois em estratégias de concentração a empresa se desfaz de negócios; A alternativa D – também é falsa o Sr Raul não está falando em aquisição de fornecedores; A alternativa E – é falsa pois ao concentrar o senhor Raul não pretende ampliar a carteira de produtos. (Aula 03, tema 6).
	
	B
	O fato de a empresa ser única em seu setor em dimensões que os consumidores valorizam, buscando a alta qualidade dos produtos e sua distribuição diferenciada
	
	C
	A entrada em novos negócios relacionados ao negócio central original, visando à transferência de tecnologias
	
	D
	A expansão do domínio da organização na cadeia de fornecimento ou de distribuidores, reduzindo custos
	
	E
	A expansão para negócios não relacionados entre si, minimizando os riscos devidos a flutuações de mercado em um único setor
Questão 5/5 - Análise Econômica
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifiqueo nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
Nota: 20.0
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel
Você acertou!
A letra “b” está correta porque o acordo entre as empresas é o conluio, o acordo que fazem, na maioria das vezes é sobre o preço, e o grupo de empresas que fazem esse acordo é chamado de cartel.
Nas opções “a”, “c”, “d” e “e” citam estruturas de mercados como concorrência perfeita, monopólio e oligopólio que não é o que está perguntando na questão, embora, são as nomenclaturas corretas desses tipos de estrutura de mercado. E, na letra “c” o poder de mercado é justamente o que beneficia as empresas do cartel por possuírem o poder de definir os preços, evitando a concorrência no mercado. Porém, não é o que está sendo solicitado na questão.
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de Economia: micro e macro. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 75
	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.
	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.
	
	E
	cartel, conluio e monopólio.

Continue navegando