Buscar

Controle e Gestão Ambiental Semana 2

Prévia do material em texto

Controle e Gestão Ambiental
Questionario 3
1) De acordo com o inciso III do art. 3º da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. A poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, exceto: 
b. protejam as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
2) Os principais tipos de poluição são: 
b. Todas as alternativas
3) A poluição do ar só existe quando ele contém uma ou mais substâncias químicas em concentrações suficientes para prejudicar ou causar danos aos seres vivos em geral. As concentrações de substâncias químicas dependem:
d. Do clima, da topografia, da densidade populacional, do nível e dos tipos de atividade industriais locais.
4) Assinale a alternativa que apresenta os principais poluentes atmosféricos: 
d. Óxidos de enxofre (SO2 e SO3); Óxidos de nitrogênio (NOX); Monóxido de carbono (CO); Compostos orgânicos voláteis (COV); Material particulado (MP); Gás fluorídrico (HF) e Amônia (NH3).
5) Sobre o material particulado (MP) podemos afirmar: 
a. Todas estão corretas.
6) A respeito dos principais poluentes atmosféricos é incorreto afirmar: 
c. Os compostos nitrogenados em sua maior parte não procede da combustão de gasolina e diesel em transporte e queima estacionária de combustíveis em geradores de vapor e eletricidade.
7) Corresponde aos efeitos da poluição atmosféricos as seguintes afirmações: 
c. Diminuição da camada de ozônio, Chuva ácida, Efeito estufa e Smog.
8) As tecnologias utilizadas para o controle das emissões industriais podem ser divididas em:
d. Tecnologias integradas e tecnologias de final de linha.
9) Existem diferentes equipamentos empregados no controle de particulados para purificação do ar, exceto: 
c. Caixa d’água
10) Os padrões de qualidade do ar são definidos em: 
c. Legislação
Controle e Gestão Ambiental
Redação - Semana 2
Aluno: Anne Katherine Pinheiro Resende
Elaborar uma redação a partir dos seguintes materiais: 
- Material 01: Aula 05;
- Material 05 : Aula 05 (páginas 71 a 73) 
- Artigo: "O universo das emissões atmosféricas e a atuação do setor industrial" 
Obs.: a redação deverá constar a ideia central da nossa semana: Poluição Atmosférica. Aproveito para informar que elaborando a redação vocês já estarão se preparando para a nossa prova. Vamos estipular portanto uma folha de redação. Aproveitem o máximo para estudar. 
O valor da redação: 2,0 pontos. 
A poluição atmosférica pode ser definida como o resultado de ações humanas, diretas ou indiretas, que introduzem substâncias ou energias no ar. A poluição atmosférica pode provocar danos a todos os seres vivos, inclusive os homens, aos ecossistemas e a natureza em geral. Seus efeitos prejudiciais podem alterar os valores estéticos do meio ambiente e até modificar o uso de um lugar. 
A composição química das substâncias poluentes irá determinar o grau de poluição que afetará o ar. A concentração da massa de ar e as condições climáticas influenciam a dissipação destes componentes contaminantes. Além disso, existem mecanismos que provocam reações com estas substâncias e dão origem a novos agentes de poluição.
Entre os efeitos visíveis da poluição estão a redução da visibilidade, diminuição da intensidade da luz e a presença de cheiros desagradáveis. A poluição causa alterações atmosféricas que podem provocar impactos ambientais e na saúde humana. As partículas sólidas, gases, líquidos suspensos, energia ou conteúdo biológico que contaminam o ar são responsáveis por estes impactos. O aquecimento global, por exemplo, é resultado da poluição atmosférica e tem como consequência a degradação da natureza e a potencialização das chuvas ácidas. 
Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

Continue navegando