Buscar

Tratamento de minérios 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metalurgia
Tratamento de minérios
Aluno(a): Anne Katherine Pinheiro Resende 
Polo: Jeceaba, turma 04
Atividades da Semana: 1
1. Conceitue Minério, Mineral e Ganga. (1 ponto)
Minério: é toda rocha constituída de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, possíveis de serem aproveitados economicamente. Esses minerais valiosos, aproveitáveis como bens úteis, são chamados de minerais-minério.
Mineral: é toda matéria inorgânica, que possua uma composição química e propriedades físicas definidas, tenha uma estrutura cristalina ordenada e seja de origem natural.
Ganga: o mineral ou conjunto de minerais não aproveitados de um minério.
2. Dê três exemplos de minerais de grande importância para a metalurgia. (1 ponto)
Ferro, aluminio e cobre.
3. Quais são as etapas genéricas de um tratamento de minérios. (1 ponto)
cominuição: britagem e moagem;
peneiramento (separação por tamanhos) e classificação (ciclonagem,classificação em espiral);
concentração: gravítica, magnética, eletrostática, flotação etc.
desaguamento: espessamento e filtragem;
secagem: secador rotativo, spray dryer, secador de leito fluidizado;
disposição de rejeito.
4. Diferencie Eletrometalurgia, Pirometalurgia e Hidrometalurgia. (1 ponto)
Eletrometalurgia (uso de energia elétrica para obter o metal de interesse); engloba os processos de redução de minerais metálicos por meio da eletrolise, esses processos eletrometalurgicos são usados para tratar soluções que contém uma alta concentração do metal ou para refino final de ânodos com alto teor metalico, através deste processo normalmente são obtidos produtos de alta pureza.
Pirometalurgia (uso de calor para extração do metal); é o campo da metalurgia extrativa que estuda os processos de extração dos metais a partir das materias-primas dos minerais, usando metodos termicos, ela é a divisão mais importante da metalurgia extrativa uma vez que está envolvida na reuperação da maior parte dos metais.
Hidrometalurgia (uso de soluções e reagentes para separar o metal de interesse); ou é quando o metal pode ser extraído de seus minérios por meio de reações aquosas, normalmente são usadas soluções aquosas de ácidos, base ou sal, este processo tem como etapa mais importante a lixiviação, na qual o composto desejado contendo o metal é dissolvido seletivamente.
5. Por que realizar tratamento de minérios? (1 ponto)
É o processo de aquecimento e resfriamento, em condições controladas de ligas metálicas, ferrosas e não ferrosas, onde se objetiva modificar as suas microestruturas. Aplicadas aos bens minerais , visando modificar a granulometria, a concentração relativa das espécies minerais presentes ou a forma, sem contudo modificar a identidade química ou física dos minerais.
6. Pesquise aspectos ambientais importantes em uma estação de tratamento de minérios. (1 ponto)
Esta é uma área por si só extremamente multidisciplinar. No caso da mineração ela envolve desde o controle da poluição até a recuperação de áreas degradadas. Quaisquer que sejam os profissionais envolvidos na equipe ambiental de uma mineração, o profissional específico da área deverá ter um papel importante. Por exemplo, o planejamento da recuperação de áreas degradadas deverá acompanhar o próprio desenvolvimento da mina e nenhum outro profissional estará tão habilitado para fazê-lo quanto aquele da mineração. Há, ainda, questões ambientais, também com interface no campo de segurança do trabalho, afeitas à estabilidade de taludes e de escavações subterrâneas, cuja competência técnica está vinculada aos profissionais da área de mineração, com grande interface com a área da Construção Civil e de obras rodoviárias.
Nos últimos anos tem se fortalecido um novo campo de trabalho para os profissionais da mineração, no que se refere à área ambiental, que é o da reciclagem de resíduos sólidos industriais e de recuperação de metais em efluentes de mineração. Em ambos os casos, os conhecimentos adquiridos por estes profissionais na área de tratamento de minérios os habilita a atuar com grande competência nessas atividades. Recuperação de metais em efluentes de mineração por flotação, separação e recuperação de diferentes componentes de sucatas de automóveis (ferro, plástico, vidro, etc), através de separações magnéticas e densitárias e flotação, são exemplos do uso de técnicas de tratamento de minérios para a recuperação de metais em efluentes de mineração e reciclagem de resíduos sólidos industriais, respectivamente.

Continue navegando