Buscar

APOL estudo das transformações da paisagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL: ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM 
Questão 1/5 - Estudo das Transformações da Paisagem
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Uma rocha – na literatura especializada nunca se utiliza o termo ‘pedra’ – corresponde a um agregado de minerais. Portanto, os minerais são apenas composições que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo. Diferença entre rochas e minerais. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-rochas-minerais.htm>. Acesso em 07 de jun. de 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre os tipos de rochas, marque a opção que define corretamente as rochas magmáticas extrusivas.
	
	A
	São rochas de origem magmática que se formam na superfície terrestre.
	
	B
	São rochas de origem magmática que se formam no interior do Planeta Terra.
	
	C
	São rochas que se formam prioritariamente a partir do intemperismo de rochas primárias.
	
	D
	São rochas que se originam exclusivamente a partir de rochas sedimentárias.
	
	E
	São rochas destituídas de matéria orgânica.
Questão 2/5 - Estudo das Transformações da Paisagem
Leia o trecho de texto a seguir: 
“As fronteiras divergentes ocorrem nos riftes onde nova crusta está a ser criada a partir de magma proveniente do manto, o que força as placas a afastarem-se uma da outra. A fronteira divergente de placas mais conhecida é, provavelmente, a crista média atlântica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNIVERSIDADE do Algarve. Tectónica de placas. <http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/21_FrontDiverg.html>. Acesso em 13 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre limites divergentes, marque a alternativa que apresenta o conceito de rifte.
	
	A
	É o limite entre duas cordilheiras.
	
	B
	É a divisão entre dois morros.
	
	C
	É o limite construído em um local onde há a separação de duas placas tectónicas.
	
	D
	É uma área de depressão, sendo sempre absoluta.
	
	E
	É uma região composta por no mínimo três ilhas.
Questão 3/5 - Estudo das Transformações da Paisagem
Atente para a citação a seguir: 
“Os estudos envolvendo a relação sociedade e natureza e os problemas ambientais vêm se destacando nas discussões mundiais. Pesquisadores, políticos, ambientalistas entre outros, tentam encontrar explicações e soluções para resolver ou minimizar problemas ambientais causados por uma sociedade predominantemente consumista. Estes problemas são mais evidentes nas cidades, onde a dinâmica sociedade e natureza expressa na paisage18 formas degradadas. A exemplo, cita-se o processo de apropriação desordenada dos compartimentos geomorfológicos, que geram processos erosivos, enchentes, deslizamentos etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRO, Leda Correia. Ambiente e apropriação dos compartimentos geomorfológicos do Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador e do Condomínio Fechado Damha – Presidente Prudente/SP. Dissertação de Mestrado elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Univesidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, Unesp, 2008. p.17,18. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre os estudos do relevo, é correto afirmar que o compartimento geomorfológico é considerado um sistema:
 
	
	A
	Que desconsidera fatores atmosféricos e abióticos.
	
	B
	Indefinido.
	
	C
	Fechado.
	
	D
	Aberto.
	
	E
	Acíclico.
Questão 4/5 - Estudo das Transformações da Paisagem
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O planeta Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, o que pode ser considerado muito tempo, a depender do referencial. Para nós, seres humanos, esse tempo é quase que inimaginável, uma vez que nossa existência no mundo data de algumas centenas de milhares de anos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, F. Rodrigo. Escala de tempo geológico. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/escala-tempo-geologico.htm>. Acesso em 07 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre o tempo geológico do planeta Terra, convencionou-se dividir a idade da Terra em:
	
	A
	Séculos e milénios.
	
	B
	Centenários, séculos e dezenas de anos.
	
	C
	Períodos e séculos.
	
	D
	Quinquênios e milênios.
	
	E
	Eras, períodos e épocas.
Questão 5/5 - Estudo das Transformações da Paisagem
Atente para as seguintes informações: 
“De forma simplificada, as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul, são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos [...], as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas [...]. Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, [...] representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. O relevo brasileiro no contexto da América do Sul. <https://docs.ufpr.br/~foliveira/GB005/Ross%20JLS%202016%20-%20Relevo%20Bras%20no%20contexto%20da%20Am%20Sul%20-%20Rev%20Bras%20Geogr.pdf>. Acesso em 13 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre os macrocompartimentos, é correto afirmar que os cinturões orogênicos também são conhecidos como:
	
	A
	Planícies.
	
	B
	Depressões.
	
	C
	Dobramentos antigos.
	
	D
	Cordilheiras.
	
	E
	Planaltos recentes.

Outros materiais