Buscar

4a Avaliação Teórica

Prévia do material em texto

QUESTÕES:
1. A maior parte das respostas fotomorfogênicas das plantas superiores parece estar sob o controle de quatro classes de fotorreceptores. Quais são eles e quais são as diferenças nas suas funções?
FITOCROMO (pigmento azul-esverdeado) está no citoplasma das células (cromoproteína) em folhas, pecíolo, gema, raiz... fotorreceptor para florescimento ABSORVE LUZ V – Ve – AZUL
CRIPTOCROMO (pigmento amarelo-alaranjado) está nas folhas (flavina + carotenóides) fotorreceptor para movimentos ABSORVE LUZ AZUL - UV-A (320 – 400 nm)
FOTORRECEPTOR UV-B não é pigmento; é um conjunto de compostos ABSORVE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA (280 – 320 nm)
PROTOCLOROFILIDA a: ABSORVE LUZ VERMELHA E AZUL (se reduz a clorofila a)
2. Defina estiolamento, como é induzido e quais as principais características apresentadas pelas plantas estioladas.
	É o mecanismo adaptativo que faz com que as sementes enterradas profundamente alonguem-se em direção à superfície. Como consequência a planta atinge alturas favoráveis à obtenção de luz. O estiolamento ocorre pela síntese de hormônios que faz com que o caule cresça excessivamente. Os caules ficam longos enquanto as folhas ficam pequenas.
	 A planta estiolada apresenta uma cor branca-amarelada pois não possui clorofila (clorose). A planta não assimila clorofila, pois os pigmentos não são estimulados na ausência de luz solar. Possui pequenas folhas e ápice culinar em forma de gancho que protege os primórdios e o meristema apical contra o atrito com o solo. As células do caule se tornam vacuoladas.
3. Descreva a estrutura molecular de um fitocromo, explicando sua propriedade de fotorreversibilidade.
Uma proteína insolúvel (um dímero) composto por duas subunidades cromóforo e apoproteína.
4. Explique porque a fotoconversão do fitocromo de uma forma para a outra nunca atinge 100%.
5. Descreva e discuta as repostas do fitocromo com base na quantidade de luz exigida.
Fitocromo tem de duas formas, fitocromo vermelho que quando absorve luz vermelha passa pra fitocromo vermelho distante e fitocromo vermelho distante absorve luz vermelha distante passa para fitocromo vermlho.
Fitocromo vermelho é a forma inativa e é sintetizada no escuro
Fitocromo vermelho distante é a forma ativa que gera respostas fisiológicas
Fitocromo vermelho distante pode se converter no escuro para a forma inativa.
6. Explique como as folhas de um dossel alteram a razão de luz vermelha (V) para vermelho distante (VD) e qual o efeito desta alteração sobre “plantas de sombra” e “plantas de sol” crescendo no sub bosque sombreado de uma floresta.
7. Defina fotoperiodismo e descreva como as plantas podem ser classificadas de acordo com suas respostas fotoperiódicas.
	Fotoperiodismo: é a capacidade que a planta tem de perceber ou de responder a variação do comprimento do dia. As plantas são classificadas em: 
Plantas de dias curtos (PDC): São aquelas que florescem somente, ou mais rapidamente, quando recebem luz por um período inferior a um certo fotoperíodo crítico; 
 Plantas de dias longos (PDL): São aquelas que florescem somente, ou mais rapidamente, quando recebem luz por um período superior a um certo fotoperíodo crítico;
8. Explique como uma quebra da noite por um flash de luz altera a fotoconversão do fitocromo e, por consequência, controla o florescimento em plantas de dias curtos (PDC) e plantas de dias longos (PDL).
 
9. Defina vernalização e descreva seu modo de ação na expressão gênica. 
É o tratamento dado a semente embebidas ou plântulas jovens a baixas temperaturas que vão induzir na planta adulta o processo de florescimento.
10. Descreva e discuta sobre a sinalização bioquímica envolvida no florescimento.
A floração pode ocorrer por: 
• Regulação autônoma – a floração se dá em resposta a fatores de desenvolvimento internos e não depende de nenhum fator ambiental particular;
• Regulação obrigatória ou qualitativa – certas plantas exibem uma exigência absoluta de um sinal ambiental correto para florescer;
• Regulação facultativa ou quantitativa – em outras espécies, a floração é promovida por certos sinais ambientais, mas pode ocorrer na ausência destes sinais.

Continue navegando