A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
53 pág.
Teste de Conhecimento - ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL

Pré-visualização | Página 1 de 9

Teste de Conhecimento - ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL
1a aula
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As sementes permitem às espécies o povoamento de áreas distantes de onde elas foram produzidas, através de diferentes mecanismos de dispersão. Uma das formas de dispersão das sementes é a autocoria, que ocorre
		
	 
	Quando são lançadas distante pela abertura explosiva dos frutos.
	
	Quando são carregadas pelos animais em seu trato digestivo ou no corpo.
	
	Quando são levadas pelo homem.
	
	Quando são levadas pelo vento.
	
	Quando são carregadas pela água.
	Respondido em 05/05/2020 22:46:05
	
Explicação:
A resposta correta é Quando são lançadas distante pela abertura explosiva dos frutos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção que corretamente completa a afirmativa abaixo:
Sementes fotoblásticas neutras são aquelas que
		
	
	germinam em presença ou ausência de oxigênio.
	 
	germinam em presença ou ausência de luz.
	
	germinam em presença de luz.
	
	germinam em ausência de luz.
	
	germinam em ausência ou presença de água.
	Respondido em 05/05/2020 22:52:29
	
Explicação:
A fotoblastia é a influência da luz sobre a germinação. Uma semente neutra é aquela que germina tanto na presença, quanto na ausência de luz. Logo, a resposta correta é germinam em presença ou ausência de luz.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O desenvolvimento da semente compreende 3 estágios: diferenciação histológica, maturação e dessecação, regulados por hormônios. Marque a opção que descreve corretamente a atuação do ABA (ácido abscísico) no desenvolvimento da semente:
		
	
	Promoção da germinação das sementes.
	
	Atua na produção de enzimas que hidrolisam o endosperma.
	
	Atua na formação da raiz embrionária.
	
	Regula a formação dos cotilédones.
	 
	É responsável pela tolerância à dessecação.
	Respondido em 05/05/2020 22:53:41
	
Explicação:
 A resposta correta é É responsável pela tolerância à dessecação. As demais opções são relativas à giberelina e auxina.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um produtor de mudas recebeu sementes de 4 árvores diferentes: mangueira, abacateiro, flamboyant e guapuruvu. Todas estavam saudáveis e ficaram guardadas secas em frascos fechados, à temperatura ambiente, ao abrigo de umidade e de luz. Assim que as recebeu, o produtor as colocou em sementeira para germinar, com terra e água. Regou a cada 2 dias. Após 2 meses, as sementes de mangueira e de abacateiro já tinham se transformado em plantinhas, enquanto as de flamboyant e guapuruvu continuavam como sementes, sem sinais de germinação.
Com base no texto acima, é correto afirmar que:
		
	
	Todas as sementes são dormentes e nenhuma delas é quiescente.
	
	As sementes de mangueira e abacateiro necessitam de escarificação.
	 
	As sementes de mangueira e abacateiro são quiescentes e as de flamboyant e guapuruvu são dormentes.
	
	As sementes de mangueira e abacateiro são dormentes e as de flamboyant e guapuruvu são quiescentes.
	
	Todas as sementes são quiescentes e nenhuma delas é dormente.
	Respondido em 05/05/2020 22:54:27
	
Explicação:
A resposta correta é As sementes de mangueira e abacateiro são quiescentes e as de flamboyant e guapuruvu são dormentes. A quiescência caracteriza-se por haver germinação, desde que todos os fatores do ambiente estejam presentes. A dormência caracteriza-se por não haver germinação, mesmo que todos os fatores do ambiente estejam presentes.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Do ponto de vista agronômico, a identificação de sementes recalcitrantes e ortodoxas é fundamental para o tratamento adequado na estocagem, no que diz respeito às condições de temperatura, desidratação e tempo de armazenamento.
Um produtor recebeu sementes de 3 espécies (A, B, C) para testar as condições ideais de armazenamento. Todas foram submetidas às mesmas condições de secagem e temperatura de armazenamento por 60 dias, antes de serem colocadas a germinar. Os resultados obtidos estão no quadro a seguir, como % de germinação.
Com base nos resultados obtidos, é correto afirmar que:
		
	 
	A e C são recalcitrantes e B é ortodoxa.
	
	A e C são ortodoxas e B é recalcitrante.
	
	Todas são sensíveis à baixa temperatura.
	
	Todas são recalcitrantes.
	
	Todas são ortodoxas.
	Respondido em 05/05/2020 23:07:06
	
Explicação:
Os resultados mostram que B manteve a taxa de germinação, mesmo submetida a baixas temperaturas e à dessecação. Isto indica que ela é uma semente ortodoxa, enquanto A e C são recalcitrantes, já que são sensíveis à dessecação e baixas temperaturas. A opção correta é A e C são recalcitrantes e B é ortodoxa.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A figura abaixo mostra duas sementes, com todas as suas estruturas identificadas. O tecido de reserva e as primeiras folhas do embrião são, respectivamente:
		
	 
	Cotilédone e endosperma
	 
	Endosperma e cotilédone
	
	Epicótilo e hipocótilo
	
	Endosperma e epicótilo
	
	Hipocótilo e epicótilo
	Respondido em 06/05/2020 00:40:40
	
Explicação:
O tecido de reserva e as primeiras folhas do embrião são, respectivamente, endosperma, formado a partir da dupla fecundação, e o(s) cotilédone(s) é a primeira folha do embrião, para nutri-lo nos estágios iniciais do desenvolvimento.
2 aula
		1.
		A etapa de coloração dos cortes histológicos vegetais é importante para permitir a visualização das características das paredes celulares, mostrando a natureza química e a espessura da parede, a forma e o tamanho das células e organização dos tecidos. Desta forma, técnicas sucessivas de coloração foram sendo propostas e aprimoradas ao longo do tempo para se obter melhor visualização, menor risco de intoxicação com os reagentes, menor custo e tempo de processo. Sobre a técnica de coloração de lâminas histológicas vegetais são apresentadas as seguintes afirmativas:
I- A imersão dos cortes em corante deve ser por tempo bastante longo, para permitir uma coloração bem forte.
II- Os cortes histológicos mantidos por muito tempo em corante ficam com os tecidos impregnados de corante, perdendo a visualização dos limites precisos de células e tecidos.
III- Os corantes simples coram uniformemente os tecidos com a mesma cor, não permitindo a distinção entre os diferentes tecidos.
IV- Os corantes duplos permitem a distinção entre paredes celulares de natureza celulósica e lignificada.
V- Corantes simples, como o azul de toluidina permitem a distinção entre os diferentes tecidos, de acordo com a tonalidade de azul observada em cada tecido.
Estão corretas apenas as seguintes afirmativas:
	
	
	
	I e IV
	
	
	III, IV e V
	
	
	II, III e V
	
	
	II, IV e V
	
	
	I, III e IV
	
Explicação:
A opção correta é: II, IV e V, pois tanto os corantes simples, quanto os corantes duplos são capazes de distinguir os tecidos de natureza química diferente, e devem ser mantidos na amostra por pouco tempo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Microtécnica vegetal é um conjunto de técnicas que permitem preparar amostras e montar lâminas histológicas para serem observadas ao microscópio. Quando dizemos que estamos realizando cortes tangenciais e radiasi em um caule ou raiz, significa que estamos fazendo cortes do tipo:
	
	
	
	paradérmico
	
	
	dissociação
	
	
	horizontal
	
	
	longitudinal
	
	
	transversal
	
Explicação:
Cortes tangenciais e radiais são subtipos de cortes longitudinais realizados em órgãos cilíndricos, como os caules e as raízes. Portnto, a resposta correta é longitudinal.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para que se possa obter o máximo desempenho de um microscópio óptico, cuidados especiais devem ser tomados no seu manuseio e manutenção, para que a luz, ao percorrer o eixo óptico ou caminho ótico, tenha o mínimo possível de alteração em suas características, proporcionando uma imagem o mais fiel possível. Marque a opção que descreve a forma adequada de mudança de aumento durante a observação de amostras:
	
	
	
	Deve-se segurar firmemente na base para fazer