Buscar

Questionário Unidade III Geopolitica

Prévia do material em texto

Questionário Unidade III
Curso Geopolítica, Regionalização e Integração
Pergunta 1 0,4 em 0,4 pontos A globalização capitalista percebida nas últimas décadas do século XX trouxe, provavelmente, mais riqueza material e progressos sociais do que jamais ocorreu em fases precedentes da economia mundial. Contudo, há teóricos que questionam a riqueza material e o progresso social. Por quê?
selecionada: a. Porque, como consequência da globalização capitalista, há o “aumento das diferenças entre nações desenvolvidas e países em desenvolvimento, assim como das desigualdades no acesso a bens e a distância acumulada entre os rendimentos dos grupos sociais.” (ALMEIDA, 2002, p. 57) Respostas: 
a. Porque, como consequência da globalização capitalista, há o “aumento das diferenças entre nações desenvolvidas e países em desenvolvimento, assim como das desigualdades no acesso a bens e a distância acumulada entre os rendimentos dos grupos sociais.” (ALMEIDA, 2002, p. 57) 
b. Porque todos os países do mundo estão absolutamente integrados na “aldeia global”. 
c. Porque os países em desenvolvimento são competitivos internacionalmente e têm se beneficiado pelas relações do comércio internacional. 
d. Porque é evidente o crescimento na administração das políticas econômicas nacionais e setoriais (políticas agrícola, industrial, de ciência e tecnologia etc.), que coloca as nações em desenvolvimento em alinhamento com a competitividade do capitalismo global. 
e. Porque a globalização capitalista gera problemas importantes para a economia real e para o próprio desenvolvimento do país, aumentando os riscos e reduzindo a produtividade econômica em geral e dos investimentos, em particular
Pergunta 2 0,4 em 0,4 pontos Ao final da Segunda Guerra Mundial, acentuaram‑se as características de interdependência no sistema econômico internacional e, ao mesmo tempo, houve a necessidade de reduzir o alto nível de protecionismo ao comércio internacional. Estava evidenciada, “de forma inequívoca, a necessidade de regras e instituições que permitissem, aos países, desenhar suas políticas de empregos e investimentos sem desestabilizar a economia mundial” (DIAS, 1996, p. 63‑64). D e acordo com o que podemos constatar, a maior preocupação dos países da ordem capitalista no imediato pós‑guerra residia “na construção simultânea de um ambiente pacífico, favorável ao crescimento econômico das nações, e de uma nova ordem capitalista capaz de trazer estabilidade política e econômica”, além de cercear a expansão do “socialismo, que saiu fortalecido no período posterior ao conflito” (RAMOS, 2004, p. 148). Com o objetivo de atender as necessidades do favorecimento ao crescimento econômico das nações, foi criado o GATT (Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio - General Agreement on Tariffs and Trade). Em relação ao GATT, é verdadeiro afirmar que: 
I. Foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. 
II. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. 
 III. Foi um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas. 
IV. Regulou as relações comerciais internacionais. 
V. O GATT tem o poder de julgar e punir países infratores dos acordos multilaterais. Resposta Selecionada: 
Todas são verdadeiras, excetuando-se a V. Respostas: e. 
a. Unicamente a afirmação I é verdadeira. 
 b. Unicamente a afirmação II é verdadeira. 
c. As afirmações I, II e III são verdadeiras
d. As afirmações I, III e IV são verdadeiras. 
E. Todas são verdadeiras, excetuando-se a V
Feedback da resposta: e. Comentário: Após a Segunda Guerra Mundial, vários países decidiram regular as relações econômicas internacionais, não só com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, mas também por entenderem que os problemas econômicos influíam seriamente nas relações entre os governos. Para regular aspectos financeiros e monetários, foram criados o BIRD (Banco Mundial) e o FMI, e no âmbito comercial, foi discutida a criação da Organização Internacional do
Pergunta 3 0,4 em 0,4 pontos Após o protecionismo dos anos 1930, o comércio internacional cresceu em um ritmo sustentado no pós‑guerra, atuando como indutor de modernização tecnológica e de ganhos de competitividade. Esse contexto de evolução histórica motivou um importante advento, que gerou um a produção de bens em maiores quantidades a custos continuamente mais baixos. Seu fator preponderante é a internacionalização da economia, ininterrupta desde a Segunda Guerra Mundial. O texto refere-se à: Resposta Selecionada: Globalização econômica. e. Respostas: 
a. Comunidade global. 
b. Sociedade global. 
c. M-commerce (comércio mundial).
d. E-commerce (comércio eletrônico). e .Globalização econômica. 
Pergunta 4 0,4 em 0,4 pontos Concentradas na exportação de manufaturados intensivos em mão de obra, as Barreiras Não Tarifárias (BNTs) cresceram ininterruptamente nas décadas de 1980 e 1990, sendo que, “em 1990, 17,5% do comércio mundial de todas as origens eram cobertos por medidas não tarifárias” (PRADO, 1996, p. 51). O que são as Barreiras Não Tarifárias? Resposta c. Selecionada: 
São mecanismos que influenciam o comércio internacional sem o uso de tarifas. Respostas: c. 
a São tarifas tradicionais. 
b. São quotas ilimitadas de importação. 
c. São mecanismos que influenciam o comércio internacional sem o uso de tarifas. 
d. São tarifas intraquotas. 
e. São tarifas extraquotas
Pergunta 5 0,4 em 0,4 pontos Diante do paradoxo criado pela globalização econômica (riqueza versus desigualdades sociais), há que se questionar quais são os desafios a serem superados pelos países em desenvolvimento, a fim de que alcancem maiores benefícios nas relações do comércio internacional. Dois fatores centrais são percebidos nesta realidade. O primeiro está relacionado com a deficiência de crescimento e com a administração das políticas econômicas nacionais e setoriais (políticas agrícola, industrial, de ciência e tecnologia etc). O segundo fator central está relacionado ao chamado intercâmbio desigual. O que significa este conceito? Resposta Selecionada: b. O intercâmbio desigual foi estabelecido por meio das assimetrias das relações internacionais de comércio. Respostas: 
a. O intercâmbio desigual são as trocas comerciais que causam demandas internacionais. 
b. O intercâmbio desigual foi estabelecido por meio das assimetrias das relações internacionais de comércio. 
c. O intercâmbio desigual é a diferença cultural de cada país. 
d. O intercâmbio desigual é a diferença entre os idiomas de cada país.
e. O intercâmbio desigual é a diferença da paridade do poder de compra de cada economia..
Pergunta 6 0,4 em 0,4 pontos Diferentemente de seu precursor, a Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização permanente, com personalidade jurídica própria e com o mesmo status do Banco Mundial e do FMI. Os compromissos assumidos no âmbito da OMC são absolutos e permanentes. Prevista na Ata Final da Rodada Uruguai (1986‑1994), a OMC em 1995 não logrou êxito em findar as mazelas do comércio internacional. Que instituição provisória é precursora da OMC? Resposta Selecionada: O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. c. Respostas: 
A Organização Internacional do Comércio.
b. Organizacional Internacional do Trabalho. 
 c. O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. 
d. O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento. 
E. A Organização das Nações Unidas
Pergunta 7 0,4 em 0,4 pontos Em relação ao atual Órgão de Solução de Controvérsias (OSC), é verdadeiro afirmar que: 
I. O OSC é mais efetivo, menos sujeito a bloqueios; implementado pela Rodada Uruguai e previsto no Anexo II do Tratado de Marrakech, alterou significativamente o processo de solução de controvérsias.II. Esse órgão é responsável pela efetividade que pode ser atribuída à organização, pois ele assegura maior previsibilidade e segurança nas relações jurídicas entre os Estados partes. 
III. Igualmente ao seu antecessor, o GATT, as decisões do Órgão de Solução de Controvérsias, no âmbito da OMC, são tomadas com base no consenso negativo, ou seja, uma vez evidenciada uma infração das regras estabelecidas pelos acordos da organização, o membro infrator ficará impune somente se todos os membros votarem contra a decisão do conselho. 
Resposta Selecionada: Todas são verdadeiras, excetuando-se a III. e. Respostas: 
a.Unicamente a afirmação I é verdadeira. 
B.Unicamente a afirmação II é verdadeira. 
C.Unicamente a afirmação III é verdadeira. 
D. As afirmações I, II e III são verdadeiras. 
e. Todas são verdadeiras, excetuando-se a III. 
Pergunta 8 0,4 em 0,4 pontos Esse neologismo é um termo genérico que abrange diferentes tipos de regulamentação internacional ou transnacional, ou até mesmo tipos referentes à institucionalização. Por exemplo, os regimes e as instituições internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e as Nações Unidas (ONU), são vistos como uma forma tradicional de controle global. Assinale a alternativa correspondente ao termo descrito: Resposta Selecionada: Governança global. d. Respostas: 
a. Sociedade global. 
b. Mercado global. 
c. Comércio global. 
d. Governança global. 
e. Globalização econômica. 
Pergunta 9 0,4 em 0,4 pontos Leia as alternativas abaixo e selecione a que define o conceito de dumping: Resposta Selecionada: a. Dumping é uma prática comercial que consiste na venda, por parte de uma ou mais empresas de um país, de mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que, geralmente, se considera menor do que o cobrado pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando, então, a dominar o mercado e impor preços altos. Respostas: 
a. Dumping é uma prática comercial que consiste na venda, por parte de uma ou mais empresas de um país, de mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que, geralmente, se considera menor do que o cobrado pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando, então, a dominar o mercado e impor preços altos. 
b. É um termo utilizado em comércio internacional, que não é reprimido pelos governos nacionais quando comprovado, pois essa técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado. 
c. O dumping é uma prática comercial que consiste na venda, por parte de uma ou mais empresas de um país, de mercadorias ou serviços por preços promocionais para outro país, por um tempo, visando fomentar e aumentar o número de fabricantes de produtos similares, a fim de cotemplara demanda do mercado que estará aquecido pela concorrência extrapreço. 
d. O dumping é uma prática de concorrência leal, a fim de promover a expansão comercial e econômica internacional. 
e. Especificamente no campo do comércio exterior, a globalização produziu efeitos positivos e negativos; são exemplos positivos as práticas comerciais leais, como o dumping
Pergunta 10 0,4 em 0,4 pontos No que se refere ao desenvolvimento econômico e ao comércio internacional, é falso afirmar que: 
I. Numa perspectiva histórica, a expansão do comércio internacional foi sustentada pelos contínuos aumentos da produtividade e das produções agrícolas e industriais, pela especialização e divisão de trabalho e pelas vantagens comparativas de troca.
II. O comércio assume um papel fundamental na expansão da economia internacional a partir da revolução comercial industrial, sendo que sua importância é plenamente admitida nos princípios da teoria clássica do comércio. 
III. Na medida em que os meios de intermediação da riqueza mundial – baseada nas normas reguladoras dos padrões metálicos – tornavam‑se inadequados, o comércio internacional se constituía como um eficiente mecanismo de acúmulo de reservas internacionais, de meios internacionais de pagamento e de orientação dos fluxos de capitais. 
IV. A balança comercial perdeu significativa importância na medida em que impactou o equilíbrio dos balanços de pagamentos nacionais, equilíbrio, este, independente do acúmulo de recursos financeiros gerado pelas transações de bens e serviços. 
V. Conduzidas pelas motivações do lucro em função do próprio processo histórico, as crescentes relações de comércio entre os países naturalmente provocaram a ampliação de mercados consumidores
. Resposta Selecionada: Respostas: IV. d. 
a. I. 
b. II. 
c. III. 
d. IV. 
e.V

Continue navegando