Buscar

trabalho hoje

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DOS GUARARAPES
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO: O LOTE
GUSTAVO GOMES DE ALMEIDA
Jaboatão dos Guararapes/ PE
Agosto de 2018
A forma de construção da imagem é um processo bilateral entre a pessoa e o ambiente. O observador faz adaptações às especificidades do ambiente à luz de seus próprios objetivos, em outras palavras, se faz um filtro de sua leitura, o que permite infinitas imagens da cidade. A imagem varia de individuo para individuo e sua coerência se dá em formas diversas. Para que cada indivíduo tenha a possibilidade de fazer uma agradável leitura da cidade, ex: Cidade de londrina, foi fundada a partir da busca de terras férteis para o plantio. Por meio da propaganda por parte da Companhia de Terras Norte do Paraná e do ideal da terra da promissão construído por eles, onde era apresentado que haveria rápida prosperidade devido às terras férteis da região, estas propagandas atraiam pessoas de diversas partes do país e do mundo.
Este planejamento urbano que atraia compradores de terras compreendia as diversas acessibilidades que Londrina apresentava já nos primeiros anos de sua existência, como luz, água encanada, entre outros. Mas também representava seu desenho urbano, suas ruas e avenidas, inspirados nas grandes metrópoles. 
A cidade foi projetada pelo engenheiro da CTNP Dr. Alexandre Rasgulaeff, sob uma proposta de ruas que formavam um tabuleiro de xadrez, sendo as ruas dispostas no sentido Leste-Oeste e Norte-Sul. A região central foi projetada no alto de espigão, neste caso a Avenida Paraná, que virá a se tornar o Calçadão de Londrina. 
A rua de pedestre possui certos objetivos em seu planejamento, que vão além de restringir a circulação de veículos, mas também de se tornar um local agradável, que possua atrativos diversos para os usuários. As facilidades na hora das compras é um destes atrativos. Neste sentido, muitos dos calçadões são projetados inspirados em shopping centers, recebem tratamento paisagístico, piso padronizado, fontes, bancos, entre outros equipamentos comuns de se perceber em shopping centers, cuja transposição de uso foram para a rua. Esta pratica trouxe revitalização para o comércio central. Para este modelo de rua de pedestre usa-se a nomenclatura pedestrian malls. Neste sentido, compreende-se que há uma forte relação entre o espaço do calçadão e o setor terciário.Diante do exposto e dos estudos realizados até o momento, algumas considerações podem ser feitas. Referente à conexão que há entre o desenho urbano e a construção de uma identidade local, os conceitos apresentados são importantes para identificar como o design, a representação e o representado se relaciona com o observado; também se o usuário urbano o utiliza em seu cotidiano e de qual maneira, seja para sua orientação ou para a contemplação da paisagem urbana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando