Buscar

ADM II AULA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 03
 
 CASO CONCRETO
 
 
 O Município de Rio Fundo, informando de que o prédio em que se localizava a escola pública estadual local, prédio antigo, e de importante significado histórico para aquela comunidade, seria objeto de demolição para que ali se construísse um depósito de mercadorias do Estado, deflagra o procedimento destinado ao tombamento do bem. Concluídas as providências atinentes ao tombamento, o Governo do Estado ingressa com mandado de segurança objetivando a declaração da ilegalidade do tombamento, invocando em seu favor: 
 
 1ª) ausência de competência legislativa do Município para dispor sobre a matéria de tombamento; e 
 
 2º) a impossibilidade jurídica de Município empreender a tombamento de bem estadual, por aplicação analógica do art. 2º, & 2º, do DL 3365/1941. 
 Analise os argumentos da impetração, manifestando-se pela concessão ou denegação da segurança.
 
 
 R: Inicialmente, o primeiro argumento apresentado pelo Estado está equivocado, eis que o Município possui competência para legislar sobre tombamento no que concerne a interesse local, bem como para declarar e desapropriar bens.
 
 Já em seu segundo argumento, assiste razão ao Estado, haja vista o princípio da hierarquia proibir que bens estaduais sofram intervenção do Município. 
 
 
 QUESTÃO OBJETIVA
 
 
 (OAB/FGV) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que
 
 
 (B) as limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento. no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem estar social.

Outros materiais