Buscar

Resumo cap.1 Mckinsey Mind

Prévia do material em texto

UnB – Universidade de Brasília
Aluna: Jaiane Assunção 
Disciplina: TCA 1 – turma “B”
Professor: Euller Barros
Resumo do capítulo 1 de McKinsey Mind
Fundada em 1923, a McKinsey & Company tornou-se a empresa de consultoria e estratégicas de maior sucesso no mundo todo. Com uma estrutura organizacional bastante admirada, ela presta consultoria para mais de mil clientes, incluindo 100 das 150 maiores empresas do mundo. Tem ênfase no processo de resolução de problemas, tendo como referência os métodos de McKinsey, e mostra como você pode usá-los para enfrentar os problemas que surge na sua própria organização. 
O modelo teórico de resolução de problemas é um processo dividido em seis partes, porém vamos focar apenas em três, caracterizadas como o triângulo central. São as seguintes: Análise – Identificar o problema, procurar uma solução, definir os limites e dividi-los entre a equipe e com isso chegar a uma solução; Administração – O sucesso do processo de resolução do problema requer uma boa gestão em vários níveis (O cliente, a equipe de trabalho e o colaborador); Apresentação – Após achar uma solução você deve apresenta-la ao cliente, sua apresentação deve ser bem estruturada e clara.
A base para o processo de resolução de problemas McKinsey é a Estrutura, que segundo ele é menos uma ferramenta e mais um modo de vida. A partir disso um ex-aluno á denominou como MECE (Mutually Exclusive, Collectively Exhaustive), um princípio básico do processo de pensamento do mesmo que consiste em separar um problema em partes equivalentes ou seja em que nenhuma delas seja melhor que outra, ambas têm que ser iguais. Uma forma mais simples de compreender é relacionando a ideia de MECE com a divisão de poder no nosso sistema político (Legislativo, Executivo e Judiciário), onde o Legislativo cria as leis, o Executivo executa a lei e por fim o Judiciário que verifica a legalidade das leis em relação a nossa constituição, nenhum deles pode se sobressair ao outro, eles dependem entre si, mantendo assim a ordem social. 
McKinsey usa a expressão “Não reinvente a roda” para expor que não é preciso fazer algo novo ou inovar durante o processo de resolução do problema, pode ser usado, e de preferência deve-se, a própria experiência, porém no fim tem que ter um toque especial pois segundo ele cada cliente é único, as situações são diferentes e tem-se a necessidade de tomar decisões sobre sob medida.
A ferramenta de McKinsey para solucionar problemas mais complexos é a ‘’Arvore Lógica’’, que consiste em separar o problema em partes individuais, facilitando a visão da equipe. Como qualquer armação ela visa uma representação simplificada do real problema, que são obtidas através de diversas perguntas, com esse esquema consegue-se chegar a uma hipótese. Para McKinsey, a tomada de decisão baseada na hipótese proporciona resultados positivos e não necessita de grandes quantidades de recursos.
Por fim, uma hipótese inicial poupa tempo, forçando você e sua equipe a se concentrar apenas sobre os problemas que podem provar ou refuta-los. Muito útil para pessoas que tem dificuldade para estabelecer prioridades. Selecionando as hipóteses no início e em seguida determinar o alcance da sua análise com a arvore de questões vai lhe poupar tempo e melhorar seus resultados.
Como vimos, o pensamento estruturado é um elemento importante no arsenal de resolução de problemas de qualquer empresário. Através da sua hipótese testada e comprovada você consegue uma resolução do problema, de acordo com a necessidade da firma, em menor tempo possível.

Continue navegando