Buscar

Avaliação de Verificação questão dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabe-se que não há fronteiras nítidas entre movimentos literários. Quando um movimento começa a entrar em decadência, ou se esvaziar, já outro medra e se desenvolve, e, muitas vezes, as duas correntes estéticas convivem por um bom tempo, não raro num mesmo autor, tanto na prosa quanto na poesia. Refletindo sobre isto, elabore um texto no qual você comente sobre os movimentos Realista e Naturalista.
Ao final do século XIX surgia um movimento literário, que se contrapunha à subjetividade romântica, antes então em voga, conhecido como Realismo, possuía uma preocupação estética com a escrita e focava-se em apontar a realidade. Discutia temas como o “existencialismo” e não idealizava mais as personagens, o amor e o cenário. Descrevia-o como, de fato, era. 
A narrativa realista possui um ritmo lento, utilizava-se do determinismo social, (o ser humano como fruto do meio), uma linguagem objetiva e direta e principalmente, criticava a sociedade burguesa da época. As personagens possuíam complexidade de personalidade, eram profundas. Como pode ser visto em romances do seu autor mais importante no Brasil, Machado de Assis. 
Do Realismo, surgiu então uma vertente, que herdara traços do primeiro, mas sua crítica era mais intensa, portanto preocupava-se menos com o estilo da escrita. Com foco no proletariado, o Naturalismo buscava apontar as mazelas sociais. Outra característica importante era a zoomorfização, a comparação e a transformação de seres humanos em animais, com comportamentos quase bestiais. Encontrou seu principal representante em Aluísio de Azevedo.
Sendo assim, vemos que o Realismo não precisou se extinguir para que surgisse o Naturalismo. Fato foi que o segundo derivou-se do primeiro e coexistiu por um período, em um mesmo autor e autores distintos.

Outros materiais