Buscar

direito emoresarial

Prévia do material em texto

FACULDADE DOM BOSCO
POLO/MARUMBY-CURITIBA/PR
BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
DIREITO EMPRESARIAL
CURITIBA
Agosto/18
O Direito Empresarial busca regular as atividades empresariais, nos seus mais diversos aspectos, como o empresário individual, sociedades empresariais, os títulos de credito, marcas e patentes, processos de falências e de recuperação de empresa. Na unidade “1”, estudamos a origem histórica do Direito Empresarial, bem como a teoria adotada pelo Direito Brasileiro. Considerando o exposto, discorra acerca da teoria objetivista (francesa) e sobre a teoria subjetivista (italiana), apontando, ao final, qual é a teoria adotada pelo Direito Brasileiro. Fundamente sua resposta.
Teoria objetivista (francesa)
A teoria objetiva está atrelada ao famoso Código Napoleônico de 1807, onde acreditava-se que agir de acordo com a teoria dos Atos de Comércio, estariam a serviço da revolução francesa, com suas ideias de igualdade, confrontando com a teoria subjetiva que tinha como característica a restrição ao privilégio do direito Comercial e aos inscritos nas corporações.
Esse código tinha o objetivo de romper com o sistema aristocrático feudal e consolidar o poder da burguesia emergente.
Teoria subjetivista Italiana
Em relação a teoria das empresas elaborada pelos italianos, ou seja a teoria subjetivista não preocupa-se com o com o gênero da atividade econômica. A importância está no desenvolvimento da atividade econômica mediante a organizacional de capital, trabalho, tecnologia, matéria prima, e que tenha como premissa resultar na circulação de riquezas. Sendo assim o Direito Comercial passa a ser baseado e delimitado na atividade econômica organizada pela produção e no giro de bens e consumo, libertando-se da arbitrária divisão das atividades econômicas segundo o seu gênero, como previa a teoria dos atos de comércio.
Teoria adotada pelo Brasil
No Brasil a teoria teve início pelo Código Comercial de 1850, onde houve a percepção de limitação da atividade profissional do comerciante, sem mencionar ou definir atos de comércio, então ocorreu a regulamentação:
Então em 25 de novembro de 1850, através do Regulamento 737 artigo 19, houve as seguintes considerações sobre mercancia.
 “Artigo 19. Considera-se mercancia:
§1º - A compra e venda ou troca de efeitos móveis ou para os vender por grosso ou a retalho, na mesma espécie ou manufaturados, ou para alugar o seu uso;
§2º - As operações de câmbio, banco e corretagem;
§3º - As empresas de fábricas, de comissões, de depósitos, de expedição, consignação e transporte de mercadorias, de espetáculos públicos;
§4º - Os seguros, fretamentos, risco e quaisquer contratos relativos ao comércio marítimo;
§5º - A armação e expedição de navios” 
           
Então deu-se a teoria da empresa no Brasil e propagou-se pela legislação pátria. Sendo encontrada atualmente atualmente em diversos dispositivos normativos, chamado de Código do consumidor e o Código Civil de 2002, tornado a teoria utilizada na atualidade “Direito Empresarial Brasileiro” 
 
Leituras de apoio
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/atos-comerciais.htm
https://cucacursos.com/direito/evolucao-historica-do-direito-empresarial/

Continue navegando