Buscar

Atividade 2 Desenvolvimento Humano e Social

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Sobre o chamado Estado de bem-estar social, considere o texto abaixo: 
Quanto à pobreza e a miséria, na década de 1980, muitos dos países mais ricos e desenvolvidos se viram outra vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e mesmo com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. Em qualquer noite de 1993 em Nova York, 23 mil homens e mulheres dormiam na rua ou em abrigos públicos, uma pequena parte dos 3% da população da cidade que não tinha tido, num ou noutro momento dos últimos cinco anos, um teto sobre a cabeça. No Reino Unido (1989), 400 mil pessoas foram oficialmente classificadas como ‘sem teto’. Quem, na década de 1950 ou mesmo no início da de 1970, teria esperado isso? O reaparecimento de miseráveis sem teto era parte do impressionante aumento da desigualdade social e econômica da nova era. Pelos padrões mundiais, as ricas ‘economias de mercado desenvolvidas’ não eram – ou ainda não eram – particularmente injustas na distribuição de sua renda (p. 396).    
Fonte: HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.    
 Considerando o que estudou na disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
  
I. Os indivíduos em situação de risco, no chamado Estado de bem-estar social, são atendidos pelas políticas públicas assistenciais. 
II. O Estado precisa direcionar os recursos necessários para a assistência social, dando também condições de mercado para o fortalecimento de empresas nacionais que gerem emprego. 
III. O Estado de bem-estar social opõe-se à ideia de Estado Liberal, que beneficia a minoria e quer o máximo de independência. 
 Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III. 
	Resposta Correta:
	e. 
I, II e III. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Sobre o neoliberalismo, teoria derivada do liberalismo clássico, leia o texto abaixo: 
 A implantação da hegemonia neoliberal no Brasil, ao longo dos anos [19]90, exigiu não só a ascensão ao governo de uma orientação política afinada com os princípios doutrinários do livre-mercado e do antiestatismo, princípios ligados aos interesses do grande capital estrangeiro e nacional, particularmente o de caráter financeiro, mas a realização de uma série de reformas institucionais, muitas delas de caráter constitucional, que redefiniram a ossatura do aparelho de Estado, reforçando seu caráter autocrático-burguês. Tais reformas foram criadas com a finalidade de conter “qualquer componente democrática de controle do movimento do capital” (NETTO, 1993: 81). Ou seja, favorecer a mobilidade do capital diante do Estado e de toda e qualquer forma de controle mediada pela esfera de representação política e não pelo mercado (p. 1).    
Fonte: MACIEL, D. Neoliberalismo e autocracia burguesa no Brasil. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt3/sessao4/David_Maciel.pdf. Acesso em: 25.06.2018 
 Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
 I. No século XX, o neoliberalismo político-econômico tornou-se hegemônico dentro do moderno cenário globalizado. 
II. O neoliberalismo é uma ideologia político-econômica que nega a luta de classes e as desigualdades sociais, enquanto problemas do Estado, e privilegia a ação do grande capital. 
III. A visão neoliberal de comércio prega a doutrina do chamado “Estado máximo”.   
 Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
	e. 
I e II. 
	Resposta Correta:
	e. 
I e II. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Um dos aspectos inerentes ao processo de globalização é a massificação do consumo e produtos. Sobre a globalização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
  
I. A globalização é um fenômeno político-econômico, uma vez que interfere não somente no quadro financeiro dos grandes centros urbanos, mas também na organização social. 
II. A globalização é um processo ideológico-cultural que dá substrato à formação de mercados consumidores. 
III. A globalização gera demandas de consumo que são direcionadas pelas necessidades induzidas pelas grandes indústrias ao inserirem seus produtos em um novo mercado. 
 Está correto o que se afirma apenas em: 
	
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III. 
	Resposta Correta:
	d. 
I, II e III. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo: 
 Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais no final do século XVIII e início do século XIX, surgiram doutrinas e teorias que buscavam, de um lado, justificar e regular a ordem capitalista burguesa que se estabelecia e, de outro, condená-la ou reformá-la. Estruturaram-se, então, respectivamente, as doutrinas liberais e as teorias socialistas, todas pertencentes a um novo ramo da ciência – a economia política (p. 290).    
Fonte: VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997.    
 Considerando o que estudou na disciplina, analise as asserções abaixo sobre o Liberalismo econômico e assinale a alternativa correta: 
 I. A teoria do liberalismo econômico se tornou a base do capitalismo industrial, alinhado à compreensão do que seria uma organização política ideal para o desenvolvimento do comércio e da riqueza nas nações. 
II. O sistema capitalista prioriza, ao adotar uma organização política liberal, a livre atuação, independentemente de questões sociais. 
III. O principal representante do liberalismo econômico é Adam Smith, que defende que o Estado, enquanto ente político, não deve interferir nas relações econômicas. 
 
	
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III. 
	Resposta Correta:
	e. 
I, II e III. 
	Feedback da resposta:
	Você acertou!

Continue navegando