Buscar

Apol 3 de contabilidade Ambiental e empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Contabilidade Ambiental
Empreendedorismo
	Data de início:
	02/09/2018 09:24
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	02/09/2018 09:45
Questão 1/5 - Empreendedorismo
O empreendedor, antes de mais nada, precisa ter em mente que o seu empreendimento trará consequências para a sociedade em geral, bem como para o meio ambiente. Nesse sentido, pensar o futuro é estar consciente de seu papel na sociedade, de maneira ética, com respeito aos valores como solidariedade, cooperação, comprometimento, inclusão e retorno econômico e social.
O texto acima apresenta algumas características do empreendedor sustentável, com base nisso, a melhor definição para o conceito é:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquele que planeja e desenvolve o seu empreendimento com base em matérias primas recicláveis, que reutiliza água, recicla materiais e que vende produtos com selo de qualidade.
	
	B
	Aquele que adquire matérias primas de fornecedores devidamente certificados ambientalmente e com selos de garantia sobre seus produtos conforme legislação vigente.
	
	C
	Aquele que pensa sempre de forma holística, ou seja, empreendem com foco na conservação ambiental, na eficiência econômica e na equidade social, elementos que estão interrelacionados.
Você acertou!
A alternativa I está incorreta porque afirma categoricamente que o empreendedor planeja e desenvolve  ações voltadas a preservação do meio ambiente. A afirmativa gera uma obrigação.
A alternativa II está incorreta porque afirma que o fornecedor deve ser certificado ambientalmente, porém, isso não é uma obrigatoriedade conforme o conteúdo do livro.
A alternativa III está correta porque direciona para o conjunto de elementos que compõe o DSL (desenvolvimento sustentável local). p. 103
A alternativa IV está incorreta porque afirma haver uma exigência do empreendedor em relação aos seus parceiros e isso não é verdade.
A alternativa V está incorreta porque menciona o paradigma de consumo e desenvolvimento, porém de forma equivocada. O desenvolvimento e o consumo não andam juntos como prevê a alternativa.
De acordo com o livro base- A caminhada empreendedora, capítulo 4, p. 103
	
	D
	O empreendedor sustentável é aquele que exige dos seus parceiros a certificação verde de produtos independentemente da sustentabilidade dos seus negócios.
	
	E
	É aquele que produz para o consumo da sociedade pois sabe que o desenvolvimento e o consumismo andam juntos, e a demanda de produção necessita ser atingida.
Questão 2/5 - Empreendedorismo
Criar um novo negócio é um grande desafio, que aumenta com a preocupação por reduzir as discrepâncias sociais e ambientais deixadas pelo progresso. Assim, o empreendedor também tem um desafio bioético. Nesse sentido assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que é a bioética.
Nota: 20.0
	
	A
	A bioética diz respeito à humanidade de cada ser humano.
Você acertou!
Na bioética, a preocupação diz respeito à humanidade de cada ser humano. Salles (2010) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procura estabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e solidariedade. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 99).
	
	B
	A bioética é um manual de conduta para as organizações.
	
	C
	A bioética diz respeito ao planejamento do negócio.
	
	D
	A bioética está ligada ao estudo filosófico.
Questão 3/5 - Empreendedorismo
Diante da escassez de matérias primas e a preocupação com a preservação ambiental, as empresas passaram a incorporar os conceitos de sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Logo, o desenvolvimento local sustentável é visto como um projeto de longo prazo e para que uma empresa possa sobreviver no mercado deverá compreender conceitos de sustentabilidade.
Considerando o texto acima, conclui-se, com base no conceito de desenvolvimento local sustentável, que
Nota: 20.0
	
	A
	Para ser um empreendimento sustentável, é preciso que a consciência venha primeiro da sociedade para depois do papel do empreendedor, que acaba sendo vitima do consumismo.
	
	B
	Um empreendimento sustentável tem preocupações com o impacto que suas ações geram ao meio ambiente, a sociedade e a utilização de recursos renováveis e não renováveis.
Você acertou!
A alternativa I está incorreta porque inverte os papéis, e o correto é que o empreendedor deve ser capaz de agir para mudar a consciência da sociedade por meio do seu negócio e não o contrário.
A alternativa II está correta de acordo com o livro base p. 107 que apresenta argumentos sobre a razão do desenvolvimento local ser sustentado.
A alternativa III está incorreta porque afirma que a estratégia de negocio deve ser distinta da responsabilidade social e do cuidado com o meio ambiente.
A alternativa IV está incorreta porque afirma que não é necessário incorporar o DSL no plano de negócios.
	
	C
	Para ser sustentável, a estratégia do negócio precisa ser distinta da responsabilidade social e do cuidado com o meio ambiente, são coisas completamente diferentes.
	
	D
	Um empreendimento sustentável deve ter a consciência de que precisa atingir seus objetivos sem incorporar o DSL em seu plano de negócios, apenas quando o apelo vier da sociedade.
	
	E
	Um empreendimento pra ser considerado sustentável deve ser algo opcional nos mercados globalizados, desobrigando o empreendedor a mudar de paradigma.
Questão 4/5 - Empreendedorismo
Em termos de conceito, o Desenvolvimento Local Sustentado é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade. A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser classificada em três esferas. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta essas três esferas.
Nota: 20.0
	
	A
	Geração de valor econômico, responsabilidade social, responsabilidade ambiental
Você acertou!
A sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural e pode ser assim classificada: economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 104-105).
	
	B
	Funcionários, consumidores, sociedade
	
	C
	Acionistas, fornecedores, governo
	
	D
	Stakeholders, meio ambiente, parceiros
Questão 5/5 - Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo sustentável define os negócios que combinam a geração de riquezas, emprego e renda, com o desenvolvimento social e ambiental. Em poucas palavras, significa realizar suas atividades e não prejudicar o meio ambiente. O empreendedor deve ser aquele que pensa e age em prol do desenvolvimento local sustentável (DSL).
Considerando as idéias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
 I. O empreendedor define como vai gerar valor para o cliente ou mercado que pretende atuar, bem como os valores e praticas que serão incorporadas ao conceito de negocio.
II. O conceito do DSL é considerado uma estratégia de apoio aos negócios, baseada nos conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade, que respeite a diversidade cultural e que possa ser economicamente viável.
III. O DSL esclarece que o desenvolvimento é igual ao crescimento econômico, e o empreendedor pode buscar o seu lucro a qualquer custo.
IV. A sustentabilidade corporativa de um negócio está atrelada ao fato de que as ações do presente acabam por impactar no futuro das gerações, portanto é inevitável e fora do alcance tentar controlá-las.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
Você acertou!
A alternativa I está correta porque menciona exatamente o conceito proposto pelo livro base p. 104, de como o empreendedor deve agir.
A alternativa II está correta porque é um breve resumo do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento local sustentado.
A alternativa III está incorreta porque o crescimento e desenvolvimento não são iguais e que o empreendedor não deve buscar seu lucro a qualquer custo.
A alternativa IV está incorreta porque afirma ser inevitávele fora do alcance controlar os impactos ao meio ambiente. Podem até ser inevitáveis, mas é dever do empreendedor buscar mecanismos de controlá-los ou minimizá-las. De acordo com o livro base da disciplina- A caminhada empreendedora, capítulo 4, p. 102-104.
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas

Outros materiais